Família > Fazer com os miúdos > Livros

Conta-me uma história, por Sofia Baltazar Knapič: Boneco de Neve de Raymond Briggs

Boneco Neve Raymond Briggs

A Pumpkin tem o enorme prazer de contar com as sugestões de leitura em família recomendadas por Sofia Baltazar Knapič. Saiba mais sobre ela e conheça todas as atividades que ela propõe.

O Boneco de Neve de Raymond Briggs

Não é um livro novo, não tem palavras, mas é dos livros mais bonitos que conheço, dos que não me canso de revisitar a cada inverno e a cada Natal. É um livro magnífico que há anos encanta crianças e adultos, apenas através das suas ilustrações, leva-nos de volta à infância e ao mundo do sonho.

Uma história simples e pequena que, aos adultos, devolve os desejos de infância e aos mais novos, dá a sensação de que os sonhos se podem tornar realidade!

O livro foi originalmente publicado em 1978 e mais tarde, em 1982, adaptado para desenhos animados por Dianne Jackson, tendo sido nomeado para o óscar de melhor curta-metragem de animação. Junta-se às já conhecidas imagens o tema do filme – Walking in the air, com música e letra de Howard Blake e cantado, no filme, por Peter Auty.

Num dia de Inverno um menino sai de casa e constrói o seu boneco de neve. Um boneco igual a tantos outros que estamos habituados a ver construir nos filmes, nos desenhos animados, nos livros.

Nessa noite, contudo, o boneco ganha vida e torna-se amigo do menino e cada um mostra ao outro o seu mundo.

Juntos voam pelo mundo em aventuras, vêm muitas coisas, muitas pessoas, até o Pai Natal.

Mas, no dia seguinte, quando o menino acorda, o boneco está derretido. O menino perde assim o seu novo amigo, que lhe mostrara tantas coisas novas e diferentes.

Uma história bonita, com um final menos feliz, porque as coisas boas também acabam e aqueles de quem mais gostamos podem desaparecer.

O tema da morte é aqui abordado de uma forma tão subtil, quanto frontal! E o que nos fica desta história são as aventuras dos amigos e que o que devemos recordar sempre que alguém parte, os momentos felizes que viveram juntos.

E o amigo boneco de neve deixa-lhe o cachecol da viagem, há coisas que ficam para sempre.

Um livro para descobrir e contar nestes dias de frio, de quase Natal e quem sabe como pretexto para um passeio à Serra da Estrela, para e família fazerem um boneco de neve!

Editor: Editorial Caminho

Valor aproximado: 10 €

Podem também fazer a Atividade criativa – faça o seu Boneco de Neve no seguimento da história.

 

Como curiosidade, aqui fica o vídeo: