Família > Fazer com os miúdos > Livros

Carlota, a bolota que sonhava ir até à Lua

carlota a bolota

Já se encontra disponível a segunda edição da obra "Carlota, a Bolota que sonhava ir até à Lua", um livro infantil sobre sustentabilidade.

Era uma vez uma jovem e alegre Bolota, de seu nome Carlota, nascida e criada nos extensos montados do Alentejo. Filha de um sobreiro imponente, experiente e de idade respeitável, viveu sempre protegida pela sua densa folhagem, acompanhada das suas muitas irmãs bolotas.

Ao contrário de todas as outras bolotas, Carlota tem pavor de largar os galhos resistentes do pai, saltar para o chão e tornar-se comida para porcos. Ela sonha viajar até ao céu, às estrelas e até à lua!

Mas, o seu destino é inevitável e é escondida num buraquinho no chão que acaba por conhecer o seu amigo Lince, com a ajuda do qual irá perceber a importância do seu papel e da floresta de montado onde vive, para o equilíbrio do ecossistema. Irá também compreender que a cortiça é um produto com diversos usos e fins e que, como tal, o seu sonho de viajar até à lua, afinal, poderá não ser assim tão impossível.

Uma história de Susana Machado, ilustrada por uma turma de artes visuais do Colégio Novo da Maia, este livro está integrado no projeto Escrever um Mundo Melhor – projeto de educação para a sustentabilidade, este livro que tem como objetivo educar e sensibilizar para a importância da Floresta de Sobro, o Ciclo de Vida da Cortiça e suas diversas aplicações práticas, de uma forma lúdica e divertida, contando a história de uma jovem bolota sonhadora e dos seus amigos Lince e Rolhinhas.


Com esta segunda edição está também disponível a bolsa de histórias da Carlota, um trabalho 100% artesanal, inspirado nos tapetes de histórias que permite explorar o livro de uma forma mais interativa. Para além de um bonito acessório e brinquedo, constitui uma poderosa ferramenta para trabalhar diferentes competências com as crianças.

carlota a bolota kit

  • Estimular a criatividade e a imaginação
  • Captar a atenção das crianças para a história, aumentando o seu interesse pela leitura e livros em geral;
  • Abordar os conteúdos de forma mais lúdica, com maior percepção visual;
  • Estimular sensações e motricidade;
  • Trabalhar a criação oral e escrita, desenvolvendo o vocabulário;
  • Desenvolver a concentração, atenção e memória;
  • Reforçar as competências de socialização e o envolvimento de grupo;

Pode ser usada em grupo ou individualmente em diferentes contextos.

Graças ao seu tamanho e peso pode ser transportado para qualquer lado, proporcionando momentos de entretenimento e aprendizagem à criança, sendo uma alternativa ideal para os momentos em que queremos fugir às tecnologias.

Tal como o livro, permite a interação com o universo imaginativo, mas permite também a manipulação e a expressão de ideias. Uma interação ao mesmo tempo contemplativa e motora.

Um trabalho 100% artesanal resultante de uma parceria com a Wheelhouse!

Para mais informações ou reservas contactar a autora por mensagem ou através do formulário online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *