Família > Fazer com os miúdos > Livros

Amigos: Conta-me uma história, por Sofia Baltazar Knapič

Amigos: Conta-me uma história, por Sofia Baltazar Knapič

A Pumpkin tem o enorme prazer de contar com as sugestões de leitura em família recomendadas por Sofia Baltazar Knapič. 

Desta vez, Sofia sugere-nos o livro Amigos de Eric Carle da editora Kalandraka. E um livro actual, porque hoje em dia, quantos dos nossos filhos não vêm os seus amigos a partirem com a família para países longínquos, muitas vezes do outro lado do oceano?

Saiba mais sobre Sofia e conheça todas as atividades que ela propõe. 

 

 

 

O livro de Amigos chegou à livraria com a Primavera e é um livro cheio de cor e de luz, como desejamos que seja a Primavera e como Eric Carle nos habituou ao longo dos seus livros. Vamos sair à rua e celebrar a amizade, a partilha, as brincadeiras e encher-nos de memórias para mais tarde recordar.

Amigos, um livro que celebra a amizade, fazendo um tributo às amizades de infância. É sobre a amizade de um rapaz e de uma rapariga, sobre as coisas que fazem juntos e partilham enquanto estão juntos: correr, contar segredos, dançar, jogar… Mas é também sobre o desconforto e o desamparo que sentimos quando, habituados à amizade e à companhia, ficamos sem ela. São os sentimentos de ausência, saudade e perda de algo que nos era muito querido. Não é perder para sempre, mas perder para longe. O livro tem o seu fundo autobiográfico, porque o próprio autor, Eric Carle, após alguns anos da sua infância em Nova Iorque, os seus pais regressam à Alemanha.

O livro realça o poder da imaginação do mundo infantil. Marca a perseverança, as ideias fixas e o empenho no reencontro, através da imaginação, que nos deixa escalar montanhas, atravessar rios, para estar com aqueles de quem mais gostamos.

O texto curto e simples possibilita uma leitura e uma compreensão até para os leitores muito pequenos (3 anos). O trabalho artístico é magnífico, com recurso a colagens e papel pintado à mão, de que Eric Carle já dera mostras em obras como A Lagartinha Muito Comilona, O Artista que Pintou um Cavalo Azul, O Senhor Cavalo-Marinho ou o Sonho de Neve.

E um livro actual, porque hoje em dia, quantos dos nossos filhos não vêm os seus amigos a partirem com a família para países longínquos, muitas vezes do outro lado do oceano? Quantos de nós não temos amigos nessa situação e não somos nós os que ficamos do lado de cá? E o que sentimos? Amizade e saudade! Este livro celebra-as, para qualquer idade.

 

Para complementar esta leitura sugerimos a Atividade criativa – Vamos plantar em ovosUma atividade gira de Primavera e Páscoa para fazer com as crianças.

Editora: Kalandraka

Preço médio: 13,50