Família > Fazer com os miúdos > Livros

2ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

2ª edicão Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Pingo Doce anuncia vencedor na categoria de ilustração da 2ª edição do Prémio de Literatura Infantil.

Com o pseudónimo Miau, Elias Gato, 26 anos, é o vencedor da 2ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, na categoria de ilustração.

O Júri – presidido pela Alêtheia Editores na pessoa de Zita Seabra e composto por Inês Moura Paes, Pedro Silva Pereira, Susana Oliveira e Sara Miranda – escolheu este candidato como o que melhor respondeu ao desafio de ilustrar a história “Orlando, o caracol apaixonado”, da autoria de Sérgio Mendes, vencedor na categoria de texto.

Orlando o caracol apaixonado

Esta tarde, na Feira do Livro do Porto, o Director-Geral do Pingo Doce, Luís Araújo, entregou o troféu ao autor, que receberá o prémio monetário, no valor de 25 mil euros, ainda este ano, aquando do lançamento do livro.

Uma vez mais, a resposta dos portugueses ao desafio lançado pelo Pingo Doce superou as expectativas, não só pelo número de candidaturas mas também pela imaginação e diversidade de técnicas de ilustração utilizadas em muitas das obras a concurso.

Com mais de 300 candidaturas oriundas de todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas foram, no entanto, as regiões Centro, da Grande Lisboa e do Grande Porto que reuniram maior número de candidaturas.

As mulheres representaram cerca de 70% do universo total de candidatos e a faixa etária que mais obras submeteu à avaliação do Júri situou-se entre os 16 e os 35 anos.

Zita Seabra, presidente do Júri, refere que «A escolha do vencedor foi difícil, mas unânime. Ganhou, na opinião do júri o ilustrador que melhor entendeu a história e a soube transmitir em ilustrações.

Não são ilustrações infantilizadas, nem pretendíamos isso, mas sim ilustrações que irão certamente agradar às crianças que vão ler o livro e se vão deliciar com o “Orlando, o Caracol Apaixonado.”»

Elias Gato tem raízes em Castro Marim e reside actualmente em Lisboa. Com um Mestrado em Ensino de Artes Visuais, trabalha como animador, no Museu da Electricidade, e viu agora premiado um talento que vem de longe: «desde pequeno que tenho gosto pelo desenho e a pintura. O tempo passou mas o gosto pelo desenho e pela pintura continuou. Fui para a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Não pensei muito no assunto, não pensei no futuro, pensei apenas naquilo que me dava prazer. Tirei Pintura. Queria ser pintor e viver das coisas que fazia!» Para Elias Gato, receber este troféu «significa, finalmente, uma confirmação boa de que poderei estar no bom caminho.»

Lançado em 2014, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce pretende reforçar a aposta desta Companhia nos livros infantis e o trabalho de promoção da leitura entre os mais jovens que começou em 2006 com a colecção de livros infanto-juvenis da marca Pingo Doce, que conta já com mais de duzentos títulos.

Pingo Doce

Luís Araújo, Director-Geral do Pingo Doce, sublinhou esta tarde que «A ilustração tem um lugar nobre no mundo dos livros e desempenha um papel fundamental nos livros infantis. É muito gratificante poder dar a conhecer e premiar pessoas talentosas como os vencedores quer da 1ª quer agora da 2ª edição do nosso prémio de literatura infantil. A quantidade e qualidade das obras a concurso, provam que Portugal precisava de uma iniciativa desta natureza.»

O Presidente do Conselho de Administração do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, que encerrou a sessão, congratulou-se com o resultado desta segunda edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce e também com a boa receptividade que esta iniciativa colheu na Polónia: «Este ano lançámos também este Prémio na Polónia, onde a nossa cadeia Biedronka já ultrapassou as 2.600 lojas. Recebemos lá mais de cinco mil candidaturas, entre texto e ilustração. O que prova que as boas ideias não têm fronteiras e são válidas em qualquer lugar».

Apurados os vencedores de texto e de ilustração da 2ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, terá início o processo de paginação e produção do livro. A obra original, que compilará o texto e o trabalho de ilustração vencedores, será lançada no próximo mês de Novembro e estará depois disponível em cerca de 300 lojas Pingo Doce.

 

www.pingo-doce.org/premio-de-literatura-infantil