Geocaching: juntem-se a uma caça ao tesouro a nível mundial - Pumpkin.pt

Geocaching: juntem-se a uma caça ao tesouro a nível mundial

Há uma aventura a acontecer à nossa volta sem nos darmos conta. Existem mais de 3 milhões de geocaches à espera de ser descobertas por todo o mundo!

E se vos dissermos que se levantarem do sofá e visitarem o site geocaching.com podem descobrir que há uma data de pequenos tesouros perto de vocês, a um passeio de distância?

É verdade! Há uma caça ao tesouro ao ar livre jogada por pessoas de todo o mundo e em quase todos os países, e podem juntar-se a ela de forma fácil e gratuita. Venham aprender como jogar 😉

O que é o Geocaching?

É uma caça ao tesouro física e a nível mundial! Distribuídas por quase todos os países do mundo, milhões de caixinhas chamadas Geocaches estão escondidas em locais por que passamos todos os dias, à espera de ser encontradas. Aliás, provavelmente existem algumas muito perto de vocês neste preciso momento!

A ideia do geocaching é usar uma app para procurar e encontrar geocaches, deixar lá a nossa marca e divertirmo-nos no processo. As caches são colocadas por membros da comunidade e existem em todas as formas e tamanhos, desde caixinhas do tamanho do nosso mindinho a tupperwares e a instalações artísticas com enigmas super fixes.

Para além de ser muito divertido e estimulante quer a nível físico como mental, o Geocaching é uma ótima forma de descobrirmos locais em que nunca reparámos na nossa cidade, ou mesmo recantos maravilhosos em cidades novas. Funciona também como uma ótima forma de conexão com o planeta, pode ensinar-nos imensas coisas e tem aquela magia muito própria das atividades ao ar livre!

O código ético do Geocaching

Este é um jogo em que participam milhões de pessoas por todo o mundo, e só pode funcionar se todos se respeitarem a si e às regras. Para que os jogadores possam ter uma boa experiência, é importante que todos tenham alguns comportamentos em conta:

  • As geocaches devem estar escondidas: depois de assinarem o logbook, voltem a esconder a cache no local onde a encontraram.
  • Não retirem objetos pertencentes à geocache a menos que a descrição na app vos diga que o podem fazer.
  • Não estraguem as geocaches – respeitem-nas como produto do esforço de alguém para entreter os outros jogadores, como vocês.
  • Caso encontrem uma geocache vandalizada, notifiquem o seu dono através da app, para que possa resolver o problema o mais depressa possível.

Como posso fazer Geocaching?

Geocaching: juntem-se a uma caça ao tesouro mundial
Fonte: geocaching.com

É muito fácil! O Geocaching tem uma app oficial onde todo o jogo acontece, com um mapa, caches assinaladas, dicas e pistas e muito mais. Sigam o passo a passo e comecem já a vossa caça ao tesouro:

1. Descarreguem a app

Abram vossa loja de aplicações e instalem a app mobile oficial Geocaching num dispositivo que tenha localização GPS.

2. Criem uma conta

Se vão jogar em família, porque não criar uma conta familiar, como por exemplo familia_pumpkin? Este é o nome com que vão assinar todas as caches que conseguirem encontrar!

3. Localização

Garantam que a localização do vosso telemóvel ou outro dispositivo está ligada – só assim poderão saber se há caches por perto. Caso pretendam viver a vossa aventura em modo offline, com a versão Premium da app podem fazer download do mapa.

4. Consultem o mapa

É no mapa que podem encontrar geocaches nas redondezas. Ao selecionar cada uma, poderão ver várias informações: de que tamanho é, fotos do local onde está escondida, nível de dificuldade, pistas e outras coisas úteis e giras!

5. Rumo à aventura!

Não se esqueçam de levar uma caneta para assinarem o caderninho nas geocaches encontradas e, claro, uma garrafa de água, para se manterem hidratados!

Tipos de Caches:

geocaching

Existem vários tipos diferentes de geocaches, e algumas só estão acessíveis a jogadores Premium. Mas muitas delas podem ser encontradas com a versão gratuita da app! Contamo-vos um pouco sobre as que mais nos despertaram curiosidade:

Geocache Tradicional

A geocache tradicional é acessível a todos os jogadores e está assinalada no mapa com uma pequena caixa. Caso tenham instalado agora mesmo a app e não sejam premium, são provavelmente as únicas caixas que vêem a verde no mapa.

Multi-Cache

São geocaches em que temos de encontrar primeiro umas para depois encontrar outras. Estão assinaladas com várias caches.

Mistério

Este é um tipo especial de cache em que podemos ter de resolver um desafio para descobrir as coordenadas do “tesouro”. As caches deste tipo estão assinaladas com um ponto de interrogação.

Letterbox

São caches que usam pistas em vez de coordenadas. Leiam os detalhes e sigam as instruções! Estão assinaladas com um pequeno envelope.

Virtual

Quando chegarem ao local desta cache, não vão encontrar um objeto físico! Elas estão assinaladas com um fantasma, e são caches que podem pedir-vos para responder a uma pergunta, tirar uma foto ou completar um desafio para provar que a encontraram. Não é o máximo?

Nota: como todas as atividades ao ar livre, o Geocaching pode ser perigoso. Tenham em atenção o espaço à vossa volta enquanto jogam e acompanhem sempre as abobrinhas na caça aos tesouros.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *