Família > Fazer com os miúdos > Brincar

Uma antiga tradição… e uma sempre moderna diversão!

Uma antiga tradicão… uma sempre moderna diversão

Nestas Férias da Páscoa o B de Brincar relembra uma antiga tradição que é sempre um sucesso cheio de diversão para os mais novos…a Caça ao Ovo!

A propósito da Páscoa e de um dos seus símbolos: sabiam que o ovo tem uma simbologia pagã pré-cristã de representação da fertilidade e do renascimento?

Em culturas nórdicas, trocavam-se ovos no Equinócio da Primavera, celebrando o fim do Inverno e o “reinício da vida” natural. Em alguns locais, os agricultores enterravam ovos nas suas terras.

Porque não aproveitar a simbologia e as festividades da Páscoa (e o seu fim-de-semana prolongado) para uma brincadeira em família? A nossa sugestão: fazer uma caça aos ovos!

A diversão pode começar na preparação da “caçada”. Preparem em família cartões personalizados para enviar aos amigos, convidando-os para a brincadeira.

Também podem aumentar a emoção com a escolha de um prémio para quem encontrar o maior número de ovos. Depois, cozam ovos verdadeiros (ao evitarem os de plástico, estão a contribuir para proteger a natureza) e decorem-nos. Utilizem tintas, canetas de feltro, papeis de diferentes cores e fitas para colar.

Também podem decorar (ou fazer) os cestos ou caixas onde cada participante irá colocar os ovos que encontra.

A fase seguinte passa por esconder os ovos no local escolhido. Façam-no ao ar livre! É mais divertido, saudável e podem sempre aproveitar para fazer um piquenique.

Seja onde for, não se esqueçam de uma regra básica de segurança: não os coloquem junto de locais e/ou objectos que possam oferecer perigo. Sugerimos que apontem os sítios onde os ovos foram escondidos. No caso de alguns não serem encontrados, sempre os poderão recolher no fim.

Estando tudo pronto, é só começar a caça: a diversão está garantida! E se o fizerem ao ar livre, não se esqueçam de aproveitar a ocasião para ensinar os mais pequenos uma importante lição de ecologia: recolham todo o lixo possam ter feito.

Boas Brincadeiras!

 

B de Brincar