Família > Fazer com os miúdos > Brincar

Três vezes mais crianças preferem ser youtubers do que astronautas

O que queres ser quando cresceres? A resposta surpreende!

 No ano em que se celebram o 50º aniversário da chegada à Lua, um estudo revela que o Espaço e os astronautas já não estão no topo dos interesses das crianças.

Meio século depois  da missão Apollo XI, que viu Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisar pela primeira vez na Lua, o Grupo LEGO e a Harris Poll (a mais antiga empresa de estudos de mercado dos Estados Unidos) fizeram um inquérito para perceber o quanto o tema ainda interessa às crianças de hoje em dia e os resultados foram surpreendentes.

Preenchido por pais e crianças entre os 8 e os 12 anos, dos Estados Unidos, China e Reino Unido, o estudo concluiu que, atualmente, o apelo por ser youtuber (29%) é quase três vezes maior do que o de ser astronauta (11%), mostrando o papel cada vez mais preponderante das novas vedetas das redes sociais. Será que á assim na vossa casa também?

A importância das missões espaciais: será que as crianças percebem este valor?

Astronaut

É quase unânime para as crianças que o futuro passa pelo Espaço.

China (97%), EUA (86%) e Reino Unido (87%) acreditam que num futuro próximo, o Homem chegará a Marte, com 24% das crianças chinesas a prever que possa acontecer até 2020.

As crianças chinesas mostram-se, regra geral, mais otimistas, com 96% a acreditar que um dia a humanidade viverá noutro planeta, ao passo que as ocidentais tendem a acreditar menos, 68% nos EUA e 62% no Reino Unido.

Apesar do interesse, as crianças não percebem a relevância das viagens espaciais para o seu dia-a-dia.

Apenas 25% das crianças sabem já ter utilizado alguma coisa que é possível ou foi inventada graças aos programas espaciais, apesar de 97% admitirem usar objetos como telemóveis com câmaras, termómetros de ouvidos, ratos de computador ou ténis de desporto, todos eles criados com tecnologias desenvolvidas para viagens espaciais.

Quando questionadas sobre as profissões relacionadas com a exploração espacial, as crianças não tiveram dificuldade em apontar os astronautas (90%), mas pouco mais de metade referiu os engenheiros (58%) e os programadores (52%).

Apenas 7% das crianças entende que um agricultor pode ter um papel a desempenhar num programa espacial, indicando que as crianças não sabem o quão abrangente é a exploração espacial e toda a estrutura de apoio necessária.

Um alerta para os pais

83% dos pais acha que os filhos têm o Espaço e a exploração espacial como um interesse, porém apenas 53% das crianças dizem que esse interesse é motivado pela sua família, apontando os professores e a internet como um fator muito mais decisivo.

Quase todas as crianças (90%) indicaram que gostavam de saber mais sobre o assunto, ou seja, talvez esteja na hora de menos tablet e mais histórias e brincadeiras sobre o espaço, que tal? Coloquem a imaginação para funcionar! Vale fazer um foguetão em casa com aquelas caixas de papelão que iam pro lixo, ler livros sobre o espaço (conhecem a Valente Valentina/Mighty Valentina?), criarem um jogo sobre missões espaciais, ou ainda criarem juntos um canal do YouTube sobre os mistérios do Espaço – o 2 em 1 perfeito!

40 anos a construir

LEGO

2019 celebra também os 55 anos do primeiro foguetão LEGO e o 40º aniversário de “Space” como um tema para a marca. Ocasião que a LEGO não deixou passar ao lado, lançando uma série de novos sets LEGO City com a exploração espacial como tema e o LEGO Ideas NASA Apollo 11 Lunar Landing, uma réplica da capsula que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin até à Lua.

“Estamos muito felizes por saber que o Espaço continua a ser um dos interesses das crianças e mal podemos esperar para assistir aos “pequenos” e “grandes passos” nas próximas décadas.” Disse Michael McNally, Senior Director de Brand Relations, LEGO Systems, Inc, “são 40 anos a oferecer possibilidades de brincadeira, criadas especialmente para desenvolver o interesse das crianças na exploração espacial. Acreditamos que brincar tem um papel fundamental em desenvolver capacidades essenciais, como a confiança, a criatividade e a comunicação que são muito importantes para a próxima geração de exploradores espaciais.”

O Grupo LEGO celebra assim este marco histórico para a Humanidade, com a esperança de inspirar as crianças a atingirem o próximo.

Também lhe pode interessar:

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *