Sebastião Presta Atenção: jogos para estimular a concentração - Pumpkin.pt

Sebastião Presta Atenção: jogos para estimular a concentração

Sebastião Presta Atenção: jogos para estimular a concentração

A psicóloga Ana Manta, autora do livro “Motivar os filhos para o estudo” fala-nos dos desafios das crianças de hoje em dia.

“Eles não se concentram”; “Já nascem a mil à hora”; “As pilhas nunca acabam”; frases como estas fazem parte do dia a dia de muitas famílias. Na minha entraram há quatro anos com a chegada do nosso pequeno polegar. Mas afinal o que acontece com esta geração? O que acontece com estas crianças que nascem na era dos “Touch screen”?

Serão todos hiperativos? Ou estamos a enlouquecer estas crianças com tanto estímulo? Temos uma geração de meninos e meninas que falam inglês, que sabem o abecedário de cor aos 3 anos, que sabem o nome de todos os dinossauros e mais alguns, que conhecem o mundo na ponta dos dedos, mas que em termos motores, não sabem correr, não sabem saltar ao pé coxinho, não conseguem desfrutar de tempo sem fazer nada….mesmo nada!

Estas crianças são invadidas com tanta informação visual que a nossa sociedade lhes dá desde que nascem que o seu cérebro não está preparado para a gestão de tanto estímulo, por isso dizemos que estamos a deixá-los loucos, o mais natural é que a sua capacidade de concentração se disperse, para dar atenção a muita coisa, acabando por não se conseguir concentrar no mais básico.

Em termos neurológicos, todos os processos percetivos influenciam diretamente os processos cognitivos, ou seja, se não conseguirmos captar corretamente as informações do meio, não conseguiremos compreender a informação e armazená-la de forma correta. Daí ser tão importante trabalhar a capacidade de concentração.

Outro grande entrave nestas crianças da nova era, é a socialização. Os tablets não têm rosto, não interagem, não expressam emoções, não frustram.

Como ajudá-los a parar e a ficarem mais concentrados nas pequenas coisas?

Após vários anos a lidar com crianças com dificuldades de concentração, e com professores cansados da forma como estas dificuldades limitam a aprendizagem dos alunos, criei aquele a que chamei o método «Sebastião Presta atenção». Trata-se de um método em que através de estimulação sensorial se treina a atenção e a concentração. O mais importante, podemos começar de pequeninos, desde bebés.

Jogo para estimulação da concentração visual

Sopa de Letras.

Material: uma caixa, 2 pacotes de sopa de letras, cartões com palavras.

BONITO  CAIXAS  AMIGO  JANEIRO  LEITE
FLOR  CADERNO  MALA  MOEDAS  FRUTA
MARIANA  ENERGIA  LARANJA  TAMPA  MORANGO
PEDRA  AMOR  AMARELO  VASO  ROXO
SIMPATIA  CANETA  AZUL  BOMBEIRO  VIDA
BEIJO  ELEFANTE  BANCO  PUZZLE  OLHOS
XILOFONE  GIRAFA  FOLHA  BAUNILHA  NAVE
CHOCOLATE  BANANA  ANIMAL  CANELA  AVIONETA

Procedimento: entrega-se à criança uma caixa com dois pacotes de sopa de letras, depois dá-se-lhe cartões com palavras,e ela tem de encontrar as letras que correspondem às diferentes palavras e formá-las. Para as crianças mais pequenas, pode começar-se com palavras com duas sílabas.

Jogo para estimulação da concentração através do paladar

Provas cegas.

Material: maçã, pera, cenoura, pimento, uvas, passas, banana, morangos e vendas.

Procedimento: A criança, de olhos vendados, deve provar cada um dos alimentos e tentar adivinhar o que é. Se não acertar imediatamente, podemos dar-lhe algumas pistas.

Jogo para estimulação da concentração táctil

Surpresas na areia,

Material: uma caixa, letras e números de madeira ou plástico, areia e venda.

Procedimento: Encha uma caixa de plástico com areia, esconda letra e números na areia. Venda a criança e ela tem de retirar o que está metido na areia, apenas através do tacto. Vai dizendo que letra ou número pensa que é, e o adulto anota e no final verifica-se  que acertou.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *