Família > Fazer com os miúdos > Brincar

Saiba tudo sobre Ricardo Silva, o designer português da LEGO®

Ricardo Silva, designer português LEGO®

Tenho 36 anos e nasci e cresci em Estarreja, cidade onde estudei até ao 12º ano. Formei-me em professor do Ensino Básico com variante de Português / Inglês na Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria). Lecionei entre 2002 e 2012 mas durante este período, casei-me.

E tudo começou aqui. Quando me casei em 2006, a minha esposa apoiou-me quando eu lhe disse que gostava de LEGO e consentiu que eu trouxesse para a nossa casa nova todo o LEGO da minha infância que eu tinha em casa dos meus pais. E assim foi, após cerca de 14 anos sem tocar em peças LEGO, eu voltei a criar uma ligação muito especial com as pecinhas de plástico muito rapidamente. A minha esposa ao aperceber-se disto, ajudou-me a comprar novos conjuntos e a inscrever-me numa comunidade portuguesa de fãs adultos de LEGO – a 0937.

Através desta comunidade comecei a fazer a minhas próprias construções (intituladas de MOCs – My Own Constructions) e começámos a participar em exposições de LEGO por várias localidades em Portugal. Durante seis anos fui construindo dentro dos mais variados temas (piratas, cidade, espaço, western, etc) e melhorando o meu portfolio de criações LEGO.

Como a minha situação profissional durante todo este período foi-se demonstrando cada vez mais instável enquanto professor contratado, eu candidatei-me a oportunidades de emprego como designer de modelos LEGO e consegui. Passei por várias fases de recrutamento ao longo de um mês e meio e finalmente fui o escolhido. Desde setembro de 2012 que estou a trabalhar como Designer em LEGO Friends e estou a adorar a experiência. Penso que posso afirmar que estou a viver o meu sonho e que consegui transformar o meu hobby na minha profissão. Adoro trabalhar aqui na Dinamarca pois as condições são fantásticas.

O horário de trabalho é muitas vezes flexível e a regra dos “três oitos” é para se cumprir. Ou seja, 8 horas para dormir, 8 horas para trabalhar e 8 horas para relaxar. É claro que nem tudo é perfeito pois tenho muitas saudades da família, dos amigos, da comida portuguesa e de mais dias com sol e céu azul. Mas a verdade é que é aqui que me sinto realizado e completo. Não existe melhor sensação do que saber que existem milhões de crianças em todo o mundo a brincar com os produtos LEGO que criámos com tanto amor e dedicação.

Como curiosidade, o primeiro set que criou foi o Bar de Sumos de Heartlake e desde então já trabalhou em 22 sets LEGO, sendo a Montanha-Russa do Parque de Diversões e a Piscina de Verão de Heartlake dois dos mais recentes.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.