A Clarinha gosta muito de desenhar e pintar com a sua mãe e, por isso, pede-lhe quase todos os dias para desenhar com ela.
O projecto Conta Outra Vez reúne várias histórias para crianças, que lhes pode ler antes de dormir.
A Clarinha gosta muito de desenhar e pintar com a sua mãe e, por isso, pede-lhe quase todos os dias para desenhar com ela.
O problema é que a Clarinha acaba por não desenhar nada. Ela diz que não sabe ou que não consegue fazer desenhos tão bonitos como os da mãe e é sempre a mãe que acaba a fazer os desenhos sozinha.
Por causa disso a mãe da Clarinha decide deixar de desenhar com ela.
– Só volto a desenhar contigo quando desenhares também. Não quero desenhar sozinha. – diz a mãe à Clarinha.
A Clarinha fica muito triste e todos os amigos se apercebem de que há algum problema.
E quando há um problema, o que fazer? Juntam-se os amigos na clareira e tentam juntos resolver.
O gato Matias sugere que a Clarinha ofereça ajuda à mãe, em troca dos desenhos dela. O cão Pedro propõe que a Clarinha peça ao pai para desenhar com ela. E a pata Joana acrescenta logo um “ou aos teus irmãos”. Mas nenhuma das soluções parece ser a certa. Até que o pássaro João, que tem sempre a solução, diz:
– Amigos, isto só se resolve se ajudarmos a Clarinha a desenhar. Ela tem de perder o medo de desenhar mal.
E acrescenta:
– Clarinha, em vez de pedires simplesmente à tua mãe para desenhar, pede-lhe para que te explique passo a passo o que está a fazer, para poderes aprender a desenhar como ela.
A Clarinha vai para casa ainda um pouco triste. Não acredita na solução do pássaro João. Quando chega a casa explica à mãe o que se passou e esta decide tentar a solução do João.
Sentam-se as duas com papel e lápis à frente e a mãe diz:
– Vamos começar por desenhar um ursinho. Um círculo para o corpo, outro para a cara. Mais dois pequenos nas orelhas…
E assim, passo a passo, a Clarinha vai seguindo as instruções da mãe. Quando chega ao fim, a Clarinha está muito contente. Não só voltou a poder desenhar com a mãe, como se sente feliz por conseguir desenhar como ela.
Viva o pássaro João, que mais uma vez, encontrou a solução!
Este artigo foi útil para si?