Família > Fazer com os miúdos > Brincar

Jogos para fazer com os miúdos em casa

Jogos fazer miúdos casa

Jogos cheios de diversão! Fiquem com as sugestões de jogos e atividades para fazerem em casa com toda a família. 

 

 

Pescaria O jogo das cadeiras musicais

Todos conhecem o jogo das cadeiras musicais, sobretudo as crianças, que são grandes apreciadoras deste jogo. Este é um jogo muito fácil de organizar numa festa de aniversário.

É necessário prever uma fonte de áudio (leitor de CD, smartphone, tablet, etc.) para reproduzir música e cadeiras que são colocadas em círculo, viradas para fora. Comece o jogo com um número de cadeiras igual ao número total de crianças menos uma. Ligue a música e peça para as crianças andarem à volta das cadeiras, sempre no mesmo sentido.

Quando colocar a música em pausa, as crianças devem encontrar rapidamente uma cadeira para se sentarem. Quem não encontrar a sua cadeira é eliminado e uma outra cadeira é retirada do jogo. O jogo termina quando já só restar uma única criança.

 

PinhataPinhata:

Uma Pinhata é um recipiente suspenso, com qualquer forma (figuras, animais, etc.). O objeto é enchido de presentes, como rebuçados ou lembranças. Com a ajuda de um pau, as crianças tentam rebentar a Pinhata com os olhos vendados.

A Pinhata deve ser fixada em altura com uma corda no ramo de uma árvore ou numa trave, por exemplo. De pé sob a Pinhata, a criança tenta bater com o pau para rebentar a Pinhata.

Depois de rebentada, as crianças podem recolher no chão tudo aquilo que ela contém.Vejam, aqui, passo a passo, como fazer uma Pinhata em casa

 

 

Caça ao tesouro Caça ao tesouro

Este é um jogo clássico, mas que é muito estimulante para as crianças a partir dos cinco anos. Formam-se equipas para encontrar um tesouro escondido na festa. Os vencedores têm um prémio, mas não se esqueça de dar uma lembrança a todos.

 

C.S.I: Jogo dos detetives

Separe um papel para cada jogador e escreva: “detetive”, “assassino” e, nos restantes, “vítima”. Dobre e misture. Cada pessoa pega um. Formem uma roda. O assassino mata a vítima piscando para ela. Quando o jogador recebe a piscadela tem que dizer: “Morri”. O papel do detetive é flagrar o assassino bem na hora em que ele pisca. Quando descobre, ele grita: “Estás preso”. O jogo acaba quando o assassino é revelado e depois é só recomeçar.

 

Ovos a rolarOvos a rolar

Coza alguns ovos e utilize-os numa corrida divertida – cada criança tem de empurrar, com o seu nariz, um ovo cozido desde o ponto de partida até à meta.

Este jogo pode ser disputado no chão da sala ou no jardim e a primeira criança a atravessar a meta com o seu ovo é a vencedora.

 

Jogo da mímica

Um jogador deve fazer mímicas (apenas gestos, sem falar) do título de filmes, novelas ou músicas. Quem acertar, marca ponto e o vencedor é o que conseguir mais pontos e ganha brinde. 

 

Jogo da estátua Jogo da estátua

Ponham uma música bem agitada para as crianças dançarem. Em determinado momento alguém deve desligar a música e as crianças precisam ficar imóveis, como estátuas, do mesmo jeito que ficaram quando a música parou. Quem se mexer primeiro sai do jogo e ganha a criança que ficar por último. 

 

Caras desenhadas Caras desenhadas

Afixe duas cartolinas grandes a uma parede, desenhando um círculo ou oval em cada uma das folhas. Divida as crianças em duas equipas, peça-lhes para formarem duas filas e dê à primeira criança um lápis de cera ou marcador.

Quando der o sinal de partida, a criança corre para a sua cartolina e tem de desenhar uma das características do rosto (olhos, sobrancelhas, nariz, boca, orelhas, cabelo…), correr de volta à sua equipa e passar o marcador à criança seguinte. A primeira equipa a completar o desenho do rosto ganha!

 

Prenda surpresa

Reúna uma pequena surpresa para cada criança que estiver na festa – um peluche, um chocolate, uma bola ou um chupa-chupa, por exemplo – e embrulhe-a.

Depois embrulhe esse presente e a segunda surpresa juntas e assim sucessivamente até ter todas as surpresas embrulhadas num grande presente.

Peça às crianças para se sentarem e formar um círculo, coloque música a tocar e passem o presente de criança para criança; quando a música parar de tocar quem tiver o presente na mão pode desembrulhar uma das camadas e ficar com essa surpresa. Repita até todas as crianças tiverem desembrulhado um presente.

 

PintarPintar (uma t-shirt, cartolina, tela, papel)

Os miúdos adoram pintar! Pode ser com pincéis, lápis de cor ou de cera, canetas de feltro, purpurinas e outras coisas mais…

Com pinturas especiais para crianças faça com que cada miúdo pinte a sua camisola, cartolina, tela. Após terminarem a obra prima, pendure na parede, vai ver que os mini artistas ficarão orgulhosos. Poderá guardar os trabalhos e ficará uma bela recordação para o aniversariante na festa. 

 

Telefone EstragadoTelefone sem fio

O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase.

Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante.

O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou. 

 

Brincar nas casinhas | Piquenique com bonecas

Os miúdos adoram brincar nas casinhas. Peguem em lençóis prendam ao pontas a moveis, janelas e afins… e pronto a casinha está pronta!!

Juntem almofadas, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos, livros e claro, as lanternas! Vão ver que eles vão adorar.

E para as meninas sugerimos juntar às casinhas, um piquenique de bonecas! Toalha xadrez, pratinhos, copinhos de brinquedo e comida de verdade! As convidadas? A aniversariante, as amigas da aniversariante e as bonequinhas preferidas delas. Podem estender a toalha no quarto, ou vir até ao jardim passear com as bonequinhas. Sucesso garantido!

 

De Havana veio um barco

Um jogador diz em voz alta: “De Havana veio um barco carregado de…” e acrescenta o nome de um produto que pode ser transportado por barco. Exemplo: laranja. 

O jogador seguinte deve dizer o nome de outra mercadoria que comece com a mesma letra que a primeira, por exemplo: “De Havana veio um barco carregado de lápis”. 

Quando um jogador não conseguir lembrar de algum produto que não foi falado será eliminado.  Depois que alguém for eliminado o jogador que ficou por ultimo começa o jogo com outra letra. 

 

Decorar Cupcakes

Decorar Cupcakes

Cupcakes sempre são grandes aliados em festas infantis. E que tal deixar a decoração a cargo dos mais pequenos?!

Preparem os sacos de pasteleiro, os cortadores, arranjem cremes de varias cores, pepitas de chocolate, fruta, gomas… e entreguem a fornada de cupcakes aos miúdos que eles farão o resto. O resultado final só poderá ser delicioso! Afinal, não é preciso muito para deixar estes bolinhos lindos e fofos!

 

Cola Estórias

Jogos em família - Cola Estórias

Este jogo sugerido pela Pim Pum Play vai pôr toda a família a puxar pela imaginação.

A criatividade tem, antes de tudo mais, que ver com a capacidade de olhar para o que já existe e transformá-lo… ligar conhecimentos, ideias e produzir novas coisas.

Este jogo é facilmente adaptável a diferentes idades, a partir dos 3 anos!

“Colar” ideias é o que cada jogador tem que fazer. Não há vencedores, mas há gente divertida, de certeza absoluta. Aprendam a jogar Cola Estórias.

 

Jogo Toca TocaJogo TOca Toca

Neste jogo sugerido pela Pim Pum Play o seu telemóvel vai ser o actor principal – é um jogo das escondidas em que o telemóvel será escondido e toda a família o vai procurar. 

Aprenda a jogar o Toca a Toca, que pode ser jogado por inumeros jogadores e por crianças a partir dos 2 anos.

 

Caixa dos segredosJogo da Caixa dos Segredos

O nosso parceiro Pim Pum Play sugere este jogo divertido que junta facilmente jogadores de várias idades, criando diferentes possibilidades de atividades que convidam à descoberta, à lógica e à exploração dos sentidos!

É um jogo muito simples cuja atividade central é conduzir os jogadores à descoberta dos objetos que são colocados numa caixa, sem nunca os ver!

Pode ser jogado com qualquer numero de jogadores e adapta-se para crianças acima dos 3 anos.