Jogos cheios de diversão! Fiquem com as sugestões de jogos e atividades para fazerem em casa com toda a família.
O jogo das cadeiras musicais
Todos conhecem o jogo das cadeiras musicais, sobretudo as crianças, que são grandes apreciadoras deste jogo. Este é um jogo muito fácil de organizar numa festa de aniversário.
É necessário prever uma fonte de áudio (leitor de CD, smartphone, tablet, etc.) para reproduzir música e cadeiras que são colocadas em círculo, viradas para fora. Comece o jogo com um número de cadeiras igual ao número total de crianças menos uma. Ligue a música e peça para as crianças andarem à volta das cadeiras, sempre no mesmo sentido.
Quando colocar a música em pausa, as crianças devem encontrar rapidamente uma cadeira para se sentarem. Quem não encontrar a sua cadeira é eliminado e uma outra cadeira é retirada do jogo. O jogo termina quando já só restar uma única criança.
Pinhata:
Uma Pinhata é um recipiente suspenso, com qualquer forma (figuras, animais, etc.). O objeto é enchido de presentes, como rebuçados ou lembranças. Com a ajuda de um pau, as crianças tentam rebentar a Pinhata com os olhos vendados.
A Pinhata deve ser fixada em altura com uma corda no ramo de uma árvore ou numa trave, por exemplo. De pé sob a Pinhata, a criança tenta bater com o pau para rebentar a Pinhata.
Depois de rebentada, as crianças podem recolher no chão tudo aquilo que ela contém.Vejam, aqui, passo a passo, como fazer uma Pinhata em casa.
Caça ao tesouro
Este é um jogo clássico, mas que é muito estimulante para as crianças a partir dos cinco anos. Formam-se equipas para encontrar um tesouro escondido na festa. Os vencedores têm um prémio, mas não se esqueça de dar uma lembrança a todos.
C.S.I: Jogo dos detetives
Separe um papel para cada jogador e escreva: “detetive”, “assassino” e, nos restantes, “vítima”. Dobre e misture. Cada pessoa pega um. Formem uma roda. O assassino mata a vítima piscando para ela. Quando o jogador recebe a piscadela tem que dizer: “Morri”. O papel do detetive é flagrar o assassino bem na hora em que ele pisca. Quando descobre, ele grita: “Estás preso”. O jogo acaba quando o assassino é revelado e depois é só recomeçar.
Ovos a rolar
Coza alguns ovos e utilize-os numa corrida divertida – cada criança tem de empurrar, com o seu nariz, um ovo cozido desde o ponto de partida até à meta.
Este jogo pode ser disputado no chão da sala ou no jardim e a primeira criança a atravessar a meta com o seu ovo é a vencedora.
Jogo da mímica
Um jogador deve fazer mímicas (apenas gestos, sem falar) do título de filmes, novelas ou músicas. Quem acertar, marca ponto e o vencedor é o que conseguir mais pontos e ganha brinde.
Jogo da estátua
Ponham uma música bem agitada para as crianças dançarem. Em determinado momento alguém deve desligar a música e as crianças precisam ficar imóveis, como estátuas, do mesmo jeito que ficaram quando a música parou. Quem se mexer primeiro sai do jogo e ganha a criança que ficar por último.
Caras desenhadas
Afixe duas cartolinas grandes a uma parede, desenhando um círculo ou oval em cada uma das folhas. Divida as crianças em duas equipas, peça-lhes para formarem duas filas e dê à primeira criança um lápis de cera ou marcador.
Quando der o sinal de partida, a criança corre para a sua cartolina e tem de desenhar uma das características do rosto (olhos, sobrancelhas, nariz, boca, orelhas, cabelo…), correr de volta à sua equipa e passar o marcador à criança seguinte. A primeira equipa a completar o desenho do rosto ganha!
Prenda surpresa
Reúna uma pequena surpresa para cada criança que estiver na festa – um peluche, um chocolate, uma bola ou um chupa-chupa, por exemplo – e embrulhe-a.
Depois embrulhe esse presente e a segunda surpresa juntas e assim sucessivamente até ter todas as surpresas embrulhadas num grande presente.
Peça às crianças para se sentarem e formar um círculo, coloque música a tocar e passem o presente de criança para criança; quando a música parar de tocar quem tiver o presente na mão pode desembrulhar uma das camadas e ficar com essa surpresa. Repita até todas as crianças tiverem desembrulhado um presente.
Pintar (uma t-shirt, cartolina, tela, papel)
Os miúdos adoram pintar! Pode ser com pincéis, lápis de cor ou de cera, canetas de feltro, purpurinas e outras coisas mais…
Com pinturas especiais para crianças faça com que cada miúdo pinte a sua camisola, cartolina, tela. Após terminarem a obra prima, pendure na parede, vai ver que os mini artistas ficarão orgulhosos. Poderá guardar os trabalhos e ficará uma bela recordação para o aniversariante na festa.
Telefone sem fio
O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase.
Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante.
O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou.
Brincar às casinhas | Piquenique com bonecas
Os miúdos adoram brincar às casinhas. Peguem em lençóis prendam as pontas aos móveis, janelas e afins… e pronto a casinha está pronta!!
Juntem almofadas, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos, livros e claro, as lanternas! Vão ver que eles vão adorar.
E para as meninas sugerimos juntar às casinhas, um piquenique de bonecas! Toalha xadrez, pratinhos, copinhos de brinquedo e comida de verdade! As convidadas? A aniversariante, as amigas da aniversariante e as bonequinhas preferidas delas. Podem estender a toalha no quarto, ou vir até ao jardim passear com as bonequinhas. Sucesso garantido!
De Havana veio um barco
Um jogador diz em voz alta: “De Havana veio um barco carregado de…” e acrescenta o nome de um produto que pode ser transportado por barco. Exemplo: laranja.
O jogador seguinte deve dizer o nome de outra mercadoria que comece com a mesma letra que a primeira, por exemplo: “De Havana veio um barco carregado de lápis”.
Quando um jogador não conseguir lembrar de algum produto que não foi falado será eliminado. Depois que alguém for eliminado o jogador que ficou por ultimo começa o jogo com outra letra.
Decorar Cupcakes
Cupcakes sempre são grandes aliados em festas infantis. E que tal deixar a decoração a cargo dos mais pequenos?!
Preparem os sacos de pasteleiro, os cortadores, arranjem cremes de varias cores, pepitas de chocolate, fruta, gomas… e entreguem a fornada de cupcakes aos miúdos que eles farão o resto. O resultado final só poderá ser delicioso! Afinal, não é preciso muito para deixar estes bolinhos lindos e fofos!
Cola Estórias
Este jogo sugerido pela Pim Pum Play vai pôr toda a família a puxar pela imaginação.
A criatividade tem, antes de tudo mais, que ver com a capacidade de olhar para o que jaÌ existe e transformaÌ-lo… ligar conhecimentos, ideias e produzir novas coisas.
Este jogo é facilmente adaptaÌvel a diferentes idades, a partir dos 3 anos!
“Colar” ideias eÌ o que cada jogador tem que fazer. NaÌo haÌ vencedores, mas haÌ gente divertida, de certeza absoluta. Aprendam a jogar Cola Estórias.
Jogo Toca Toca
Neste jogo sugerido pela Pim Pum Play o seu telemóvel vai ser o actor principal – é um jogo das escondidas em que o telemóvel será escondido e toda a família o vai procurar.
Aprenda a jogar o Toca a Toca, que pode ser jogado por inumeros jogadores e por crianças a partir dos 2 anos.
Jogo da Caixa dos Segredos
O nosso parceiro Pim Pum Play sugere este jogo divertido que junta facilmente jogadores de vaÌrias idades, criando diferentes possibilidades de atividades que convidam aÌ descoberta, aÌ loÌgica e aÌ exploraçaÌo dos sentidos!
É um jogo muito simples cuja atividade central eÌ conduzir os jogadores aÌ descoberta dos objetos que saÌo colocados numa caixa, sem nunca os ver!
Pode ser jogado com qualquer numero de jogadores e adapta-se para crianças acima dos 3 anos.
Adorei estás ideias!!!??
Fascinantes??
Obrigada!!??
Agradecemos o feedback, Renata!
Saudações abobrinhas 🙂
Gostei das ideias e umas foram bem giras para ajudar na preparação da festa de carnaval cá em casa, com crianças e adultos! 🙂 obg!
Olá, Carlota.
Obrigada pela partilha, ficamos muito contentes!
Beijinhos abobrinhas 🙂