Família > Fazer com os miúdos > Brincar

Jogos ao ar livre: Um prazer que os ajuda a crescerem saudáveis – Imaginarium

Jogos ar livre: prazer ajuda crescerem saudáveis - Imaginarium

O som dos risos das crianças no parque, no campo e pelas ruas é o principal sinal de alegria e vida em qualquer lugar. Brincar ao ar livre é a forma mais divertida das crianças crescerem saudáveis e fortes.

Os médicos recomendam levar as crianças à rua praticamente desde o nascimento. A exposição ao sol ajuda a processar a vitamina D reforçando o sistema imunitário e fazendo que os ossos cresçam mais fortes. Para além disso, o contacto diário com o exterior é muito importante para viver várias sensações que contribuem para desenvolver os sentidos, como o olfacto, o ouvido, a vista e o tacto.

É importante não esquecer que o contacto com um ambiente diferente daquele a que estão habituados ajuda as crianças a conhecer e a assimilar melhor o mundo que os rodeia e a despertar a sua curiosidade e imaginação.

 

A melhor receita contra o sedentarismo e a obesidade

Não há nada melhor para combater a obesidade infantil do que levá-los a brincar ao ar livre diariamente. Correr, saltar, subir às árvores, faz que queimem calorias e fortalece os seus músculos e ossos, de maneira a que cresçam mais saudáveis, em vez de passar todo o dia em frente à televisão ou a jogar computador. 

Há imensas formas de brincar ao ar livre que fizeram parte da nossa infância e que recordamos com saudade: um passeio de bicicleta, construir uma cabana com amigos, brincar aos jogos populares na rua, passar o fim-de-semana no campo com os pais, ir à praia ou à piscina nos dias de verão ou baloiçar-se no jardim! São todas actividades físicas muito saudáveis e divertidas que as crianças adoram!

 

Um papel importante na socialização das crianças 

Brincar ao ar livre não só tem benefícios físicos. É igualmente importante a nível social. Ir até ao jardim, ao parque, ou brincar na rua com os amigos ajuda as crianças no seu processo de socialização, já que aprenderão a desenvolver as capacidades sociais que necessitam para construir amizades e relacionar-se com os outros e o mundo.

Ainda que muitas vezes a falta de espaços verdes nas cidades ou a falta de tempo dos pais impeçam que as crianças passem mais tempo ao ar livre, é importante lembrar que uma hora por dia é suficiente para que ganhem com esta experiência que sem dúvida vale a pena.

 

www.imaginarium.pt