Dream Gap Project: as meninas podem ser o que quiserem - Pumpkin.pt

Dream Gap Project: as meninas podem ser o que quiserem

close the dream gap

A propósito do Dia Internacional da Rapariga, a Mattel desenvolveu o Dream Gap Project, que tem como missão ajudar a diminuir o fosso de oportunidades e confiança entre meninos e meninas.

Todas as pessoas conhecem a Barbie e muitas de nós, enquanto crianças, brincámos com a boneca. Agora é altura de vermos as nossas crianças a brincar também. Mas, no decorrer deste últimos anos, também a Barbie cresceu e se transformou, tendo agora uma nova missão: ajudar as crianças a acreditar que podem ser o que quiserem.

Close the Dream Gap: o que é?

Como refere a diretora de Marketing da Mattel Portugal, Sara Marçal, o Dream Gap Project tem como objetivo fechar o Dream Gap, que é a diferença da confiança que se verifica entre meninas e meninos.

Entre os 8 e os 14 anos as raparigas têm menos 30% de confiança em si próprias do que os meninos no mesmo intervalo de idades. Esta é uma altura da sua vida em que sentem que não conseguem atingir os seus sonhos e se sentem diminuídas numa sociedade que ainda privilegia mais os rapazes.

Este é o ponto de partida para o projeto que, em 2022, contempla várias ações:

Investigação

A Mattel e a Barbie vão patrocinar novos estudos em variados países para compreender a razão desta menor de confiança das meninas e determinar ações para a combater.

Conteúdo

Outra intervenção passa pelo conteúdo:

A animação é a maneira mais fácil e poderosa para nós chegarmos às meninas, porque quando se trata de crianças pequenas é muito mais fácil explicar esta questão da necessidade de se sentirem autónomas e confiantes com exemplos como vemos no programa “Dreamhouse Aventures” (transmitido no Canal Panda) ou no vlog da barbie“, explica Sara Marçal.

Novas linhas de produtos

Numa terceira vertente, a Barbie pretende quebrar preconceitos e criar novas linhas de produtos.

“Uma rapariga tem 3 vezes menos probabilidades de receber um brinquedo tecnológico ou científico do que os rapazes. As pessoas dão esses brinquedos aos rapazes, mas não às raparigas. E esse é outro ponto no qual nos queremos focar – queremos fabricar barbies e outros produtos com uma maior vertente tecnológica, englobando diferentes profissões (engenheiras robóticas, judocas, atletas, artistas plásticas, etc.).”

Role Models

Apostar nas “Role Models”, mulheres que servem de inspiração para as meninas que crescem a ouvir dizer que “Tu, engenheira aeroáutica? Isso não é coisa de rapazes?” vejam que as mulheres começam a ser e a mostrar o melhor de todas as áreas, demonstrando que não existem profissões diferenciadas para cada género.

Em 2022, Barbie atribui o merecido destaque a doze mulheres de diferentes nacionalidades que lideram as suas respetivas indústrias, como a da tecnologia, bem-estar, STEM, educação, entre outras, com bonecas Barbie one-of-a-kind tão únicas como elas:

  • Shonda Rhimes, fundadora da Companhia de Produção Televisiva Americana Shondaland;
  • Ari Horie, fundadora e CEO da Women’s Startup Lab e da fundação Women’s Startup Lab Impact
  • Pat McGrath, makeup artist e fundadora dos laboratóros Path Mcgrath;
  • Melissa Sariffodeen, CEO e co-fundadora do Canada Learning Code e da Ladies Learning Code;
  • Adriana Azuara, fundadora do All4spas;
  • Doani Emanuela Bertain, professora e fundadora da Sala 8;
  • Jane Martino, presidente e co-fundadora do Smilling Minds;
  • Lan Yu, fashion designer;
  • Butet Manurung, fundadora e diretora do SOKOLA;
  • Sonia Peronaci, fundadora do site de comida italiana “GialloZafferano”;
  • Tijen Onaran, CEO e fundadora do Global Digital Women e co-fundadora do ACI Diversity Consulting;
  • Lena Mahfouf, criadora digital, videografa e autora do “Always More”.

Sabiam que há uma portuguesa dentre as Barbies Role Models? A surfista portuguesa Teresa Bonvalot faz parte da lista e já tem uma boneca desenhada à sua imagem!

É nesta fase que se demonstra que “mais importante do que dizer ‘Tu podes ser o que quiseres!’, é mostrar que houve e continua a haver mulheres que conseguiram alcançar o seu objetivo e se distinguir nas suas carreiras”.

Há ainda a linha Inspiring Women, que também mostra às meninas de todo o mundo que os seus sonhos são, sim, possíveis! Contando às meninas histórias de sucesso sobre mulheres de todas as idades e em todas as fases da vida estamos a incentivá-las a acreditar num mundo com mais oportunidades.

Apoios e Parcerias

A Barbie concretiza em 2022 a sua primeira parceria global no âmbito do projeto Dream Gap: a Inspiring Girls International é uma organização solidária dedicada a elevar as aspirações das meninas por todo o mundo ao conectá-las com mulheres pioneiras.

De braço dado, a Barbie e a Inspiring Girls International vão trabalhar em parceria com escolas locais em vários países como Espanha, Itália, França, Reino Unido, Polónia, Brasil, Austrália e Estados Unidos, a fim de realizar workshops da iniciativa Dream Gap, com vários modelos pioneiros da Barbie, estimando alcançar 3500 raparigas no próximo ano.

Também com o intuito de apoiar mulheres empreendedoras, a Barbie vai lançar a sua primeira plataforma de compras colaborativa online, a Barbie Style, que terá disponível diversas marcas fundadas por mulheres, de que são exemplo a NETTE com as velas Dream Land, a Tenoverten com os vernizes Barbie Trio e a Live Tinted com o batom Huestick in Origin, entre muitas outras.

Mais dicas!

O The Barbie Dream Gap Project deixa ainda algumas dicas para ajudarmos as meninas de hoje a serem as mulheres confiantes de amanhã:

  • limitem a sua exposição a conteúdos que reforcem estereótipos de género negativos, optando por filmes, livros e outros meios que as incentivem a desafiar o óbvio;
  • conversem sobre ultrapassar desafios, trabalhar em equipa, lidar com emoções negativas e sobre ferramentas para acreditar no auto-potencial;
  • promovam atividades que reforcem a auto-confiança tanto quanto a competência;
  • estimulem a sua imaginação através da brincadeira não estruturada e sem regras;
  • e apoiem, sempre, os seus sonhos! 

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