Família > Fazer com os miúdos > Brincar

Adeus, televisão, adeus, computador! Olá, ar livre!

Brincar ar livre

Para nós, pais de agora, o normal na nossa infância era brincar ao livre. Nos dias de hoje é muito mais raro que os nossos filhos tenham esta oportunidade. E é importante que eles brinquem fora das 4 paredes.

Brincar ao ar livre ajuda as crianças a descobrir o mundo que as rodeia, a explorar as suas capacidades físicas, a estimular as defesas naturais do organismo e a estabelecer vínculos com a natureza e os outros.

Apesar das dificuldades dos dias de hoje, principalmente nos meios urbanos, de deixarmos os nossos filhos andarem livremente na rua, devemos contrariar o facto. Nos fins-de-semana, há que tentar arranjar disponibilidade para actividades com as crianças ao ar livre. Estar em espaços abertos compensa o tempo em que os miúdos passam fechados, em casa e na escola.

Vejamos o caso dos nórdicos. Apesar do frio que faz no Inverno nos países nórdicos, os pais levam os seus filhos aos jardins e parques infantis durante todo o ano, muito mais vezes do que os portugueses com o seu tempo ameno. Enfiam-lhes bons casacos, roupa prática e “toca a andar”, possibilitando-lhes um esti­lo de vida mais saudável e activo.

Desfrutar do ar livre é benéfico em qual­quer idade. Em lugares fechados, as competências individuais das crianças acabam por não se desenvolver da mesma forma porque não põem à prova caracte­rísticas como resistência, destreza e velocidade.

E ainda há outra vantagem: enquanto se brinca lá fora, a casa não se desarruma!

Estas são mais do que razões para sair porta fora. Bons passeios!

 

Aqui fica uma checklist de ideias para brincadeiras para fazer ao ar livre. Também pode utilizá-las para animar festas de aniversário:

 

Saltar à corda

Jogar à macaca

Jogar ao elástico

Andar de skate, bicicleta, trotinete, patins

Jogar ao macaquinho do chinês

Jogar à apanhada

Jogar futebol

Jogar ao mata

Nadar

 

De certeza que tem mais ideias do que estas. Dê-nos mais sugestões para info@pumpkin.pt