Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Sugestões para o fim-de-semana

Sugestões fim-de-semana 29 Out 2011

Vem aí um fim-de-semana completamente horripilante pois, apesar do Halloween ser só no dia 31, é neste fim-de-semana que se comemora. Buuuuuuuuu!

Começamos pelas sugestões de Halloween:

  • Pela primeira vez, os mais novos vão ter a oportunidade de comemorar o Halloween na KidZania. De 29 de Outubro a 1 de Novembro, as ruas e alguns dos estabelecimentos da “Cidade das Crianças” vão ter atividades alusivas à efeméride. Vejam mais pormenores aqui.
  • Na Fnac de Viseu, a Ciência Divertida vai fazer das suas. A ciência ao serviço da bruxaria ou a bruxaria ao serviço da ciência? No seu caldeirão, a bruxa Daniela Panela vai preparar poções dos pântanos para enfeitiçar os meninos e meninas, que vão ver desaparecer água, sentir o sopro da feiticeira, fazer sangue de dragão, mexer numa areia que nunca se molha e até ver uma bola de cristal muito especial. Vejam mais pormenores aqui.
  • Na Just4teens há uma forma diferente de comemorar o Halloween. Que tal a fazer queques decorados com chapéus de bruxa, aranhas e abóboras? Horripilantes e maravilhosos ao mesmo tempo. Vejam mais pormenores aqui.
  • No Domingo, no Museu da Marioneta em Lisboa, há uma proposta especial. Este ano convidamos-te a descer até ao submundo das marionetas e descobrir as criaturas mais arrepiantes! Lá irás encontrar fantasmas, bruxas, zombies, caveiras, gatos pretos e esqueletos assustadores! Doçura ou travessura? Mais pormenores aqui.
  • Mesmo na Segunda-feira a Livraria Cabeçudos, em Lisboa, propõe fazer uma coisa diferente nesta noite de Halloween: partilhar canções de embalar. Vejam mais pormenores aqui.

 

Complemente gratuitos:

  • Na Bebeteca de Arouca, pais e bebés são convidados a deixar que as histórias os envolvam, desenvolvendo assim o gosto pelos livros e pela leitura. As sessões são gratuitas, com participação limitada a um máximo de 15 bebés, acompanhados pelos pais. O tema deste Sábado é o Outono, na Sala polivalente da Biblioteca Municipal de Arouca.

  • A Quinta Pedagógica recria a festa de Todos-os-Santos, conhecida também pelo dia do “Pão por Deus”, fazendo “pãezinhos por Deus”.

  • É com melodias de encantar que os Solistas da Metropolitana iniciam mais um ciclo de concertos comentados no Museu do Oriente, em Lisboa. Em formação de quinteto de sopros, tocarão três músicas de que todos já ouvimos alguma vez falar, mas muitos nunca tiveram a oportunidade de escutar com atenção.

  • As Amigas da Pequenada trazem ao Fórum Fnac na Madeira mais uma manhã divertida e cheia de surpresas. Estórias de encantar, balões mágicos e pinturas faciais fazem a delícia dos mais pequenos.

 

Vejam estes e muitas, mas mesmo muitas, outras actividades com mais pormenor aqui.

Bebeteca – leitura, encenação, musicalidade e magia que surgem das estórias/histórias contadas ou interpretadas.

As sessões de animação à leitura, no âmbito da Bebeteca decorrem uma vez por mês, aos sábados. Pais e bebés são convidados a deixar que as histórias os envolvam, desenvolvendo assim o gosto pelos livros e pela leitura. As sessões são gratuitas, com participação limitada a um máximo de 15 bebés, acompanhados pelos pais.

A Bebeteca é um serviço de promoção do livro e da leitura para bebés até aos 36 meses, da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Arouca. Caracteriza-se como sendo um de espaço de informação e de recreação, eminentemente lúdico, no qual, acompanhados pelos pais, os mais pequeninos são convidados a desenvolver as suas primeiras actividades e brincadeiras, orientadas por pessoal técnico especializado.

Os objectivos da Bebeteca são:

– Promoção de hábitos de leitura precoce;

– Descoberta e familiarização com o livro;

– Participação activa e interacção com outros bebés;

– Desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, sensoriais, emocionais e sociais dos bebés.

Onde:

Sala polivalente da Biblioteca Municipal de Arouca

Largo de Santa Mafalda

4540-108 Arouca

 

Quando:

29 de Outubro, às 16.00  

 

Outono – cores e texturas

Para:

Bebés dos 6 aos 36 meses

Preço:

Gratuito

Inscrições

Inscrição prévia obrigatória, no mínimo com 1 semana de antecedência, sujeita a confirmação pelos serviços da Biblioteca Municipal

biblioteca@cm-arouca.pt

 

Mais Informações:

Tel: 256940400

Fax: 256940409

E-mail: biblioteca@cm-arouca.pt

 

Pão por Deus

A Quinta Pedagógica recria a festa de Todos-os-Santos, conhecida também pelo dia do “Pão por Deus”, fazendo “pãezinhos por Deus”. Ainda hoje, embora em menor número, no dia de Todos-os-Santos, grupos de crianças saem à rua para pedir o Pão-por-Deus, de porta em porta. Quando pedem Pão-por-Deus, as crianças recitam versos e recebem como oferenda pão, broas, bolos, romãs, nozes, amêndoas, tremoços, pipocas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano.

Onde:

Quinta Pedagógica dos Olivais

Quando:

29 de Outubro, às 11.00 ou às 15 Duração: 2 horas

Para:

crianças a partir dos 3

Preço:

Gratuito

Inscrições

Inscrições: 21 855 09 30 ou quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt  A partir das 09h00 da 2a feira anterior às actividades

Mais Informações aqui

Mais Informações: http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt/

 

Músicas com histórias

É com melodias de encantar que os Solistas da Metropolitana iniciam mais um ciclo de concertos comentados no Museu do Oriente. Em formação de quinteto de sopros, tocarão três músicas de que todos já ouvimos alguma vez falar, mas muitos nunca tiveram a oportunidade de escutar com atenção.

Primeiro, os Quadros de uma Exposição, de Mussorgski, visita imaginária a uma exposição de quadros e aguarelas que faz a música dialogar com desenhos e cores, acrescentando sentimentos que nenhuma tela pode fixar. Depois, um outro passeio, também esse imaginário, por um Jardim Zoológico que só existiu na cabeça de Saint-Sãens. Retratam-se galinhas, cangurus, tartarugas, dançando o cancan, e elefantes, o minueto. Um divertimento de carnaval cheio de boa disposição, que esconde todavia algumas troças que valerá a pena conhecer. Por último, a célebre composição de Prokofiev, que ajuda a contar a história de um menino destemido chamado Pedro e de um lobo cheio de fome que acaba por cair numa cilada. Existe também um avô, um pássaro, um gato, um pato e ainda um grupo de caçadores.

Cada uma destas personagens é personificada pelo som dos vários instrumentos. Este concerto é oportunidade para conhecer de perto cada um deles.

Solitas da metropolitana: Marina Camponês (flauta), Bryony Middleton (oboé), Jorge Camacho (clarinete), Catherine Stockwell (fagote), Ricardo Silva (trompa) Concerto comentado por RUI CAMPOS LEITÃO

Programa:

Modest Mussorgski (1839-1881), Quadros de uma Exposição (arranjo de J. Linckelmann) [1874]

Camille Saint-Säens (1835-1921), Carnaval dos Animais [1886]

Claude Debussy (1862-1918), Children’s corner (arranjo de J. Linckelmann) [1889]

Sergei Prokofiev (1891-1953), Pedro e o Lobo (arranjo de J. Linckelmann) 

Onde:

Museu do Oriente, Auditório

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), Lisboa

Quando:

29 Outubro, 17.00

Para:

M/3

Preço:

Entrada livre

Inscrições:

info@foriente.pt

Mais Informações aqui

http://www.museudooriente.pt/

Amigas da pequenada – fórum miúdos

As Amigas da Pequenada trazem ao Fórum Fnac mais uma manhã divertida e cheia de surpresas. Estórias de encantar, balões mágicos e pinturas faciais fazem a delícia dos mais pequenos.

Onde:

Fnac, Madeira

Quando:

30 DOM 11H30

Para:

Todos

Preço:

Entrada Livre

Mais Informações:

http://cultura.fnac.pt/