Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Sugestões de atividades em família para o fim de semana de 7 e 8 de setembro

Sugestões atividades família fim semana 7 8 setembro

Já sabem o que vão fazer no fim-de-semana? A Pumpkin preparou sugestões de atividades para toda a família.

De norte a sul do país, atividades giríssimas não vão faltar! Dois dias inteiros de diversão para desfrutar em família.

E para começar a preparar o regresso às aulas dos mais pequenitos, vamos treinar a leitura com o nosso, Top 17 livros para as crianças lerem nas férias de verão. Livros para ler em família na praia, no parque ou mesmo à noitinha. 

 

 

Vejam as nossas sugestões por região: NORTE | CENTRO | SUL

SUL

Sob o Signo de Amadeo Um Século de ArteSob o Signo de Amadeo. Um Século de Arte 

CAM, Fundação Calouste Gulbenkian, até 19 de janeiro.

No ano em que comemora o trigésimo aniversário da sua abertura ao público, o CAM apresenta o melhor da sua coleção, numa grande mostra com obras de 1910 até aos dias de hoje. Com o título SOB O SIGNO DE AMADEO UM SÉCULO DE ARTE, vai ocupar todas as salas do Centro de Arte Moderna, reunindo uma vasta e criteriosa escolha daquela que é considerada a mais significativa coleção de arte portuguesa do século XX.

Pela primeira vez será apresentado o acervo completo de Amadeo de Souza-Cardoso, o grande pioneiro do modernismo em Portugal, e uma das grandes referências da Arte do século XX.

 

Voltas, Piões, Berlindes e Botões

Voltas Piões Berlindes e BotõesTeatro Rápido, 7 e 8 de setembro  entre as 15h00 e as 16h10.

Tudo começou um dia quando eu estava a brincar sozinha, e comecei a pensar como é que as outras meninas e meninos de todo o mundo brincavam! Agarrei num velho mapa, algumas malas e pus-me a caminho.”  –  uma história de regresso de uma viagem pelo mundo e mundos. 

 

 

Conta-me Histórias… AINDA NADA 

Hora do Conto na Livraria Cabeçudos- Ainda NadaLivraria Cabeçudos, Lisboa, 7 de setembro às 10h30.

A Livraria Cabeçudos apresenta sábado, 7 de setembro, a hora do conto “Ainda Nada”. Esta atividade destina-se a famílias com crianças de 1 a 3 anos.

Ainda nada é um conto onde a relação com a paciência está muito presente. Neste conto vamos poder acompanhar o tempo que leva uma semente a chegar até nós, um tempo onde até o momento em que a semente sai da mão do Sr. Luis e voa em direção ao chão conta. Conta, é contado, acarinhado e vai dar alegria quando a semente crescer.

 

O Vaivém do Oceanário

O Vaivém do OceanárioEriceira, 8 de setembro.

O Oceanário de Lisboa não para! O Vaivém Oceanário, a carrinha de divulgação da missão, parte à conquista de Portugal. Percorrendo o país de lés a lés, o Vaivém oferece experiências educativas originais que alertam para a necessidade de conservar a natureza.

Este ambicioso projeto de educação ambiental visa chegar a todos os públicos, de todas as idades. A consciencialização das populações para a proteção do património natural e para a alteração de comportamentos, face ao meio ambiente, é o grande objetivo deste projeto de responsabilidade social do Oceanário.

 Grátis

Bambi- Sábados em Família na Cinemateca Portuguesa

Bambi na Cinemateca PortuguesaPalácio Foz, Lisboa, 7 de setembro às 15h00.

A Cinemateca Portuguesa apresenta, sábado, dia 7 de setembro às 15h00, uma sessão de cinema, para toda a família com o clássico de animação da Disney Bambi.

BAMBI é uma das obras-primas de animação produzidas por Walt Disney, seguindo a história de um pequeno veado, do momento do seu nascimento àquele em que ocupa o lugar do pai como “rei da floresta”. Pelo caminho há a tragédia (a morte da mãe às mãos dos caçadores), a comédia (os encontros com os amigos “Flor”, a doninha e “Tambor”, o coelho) e o romance.

 

Hora do Conto- Regresso às aulas!

Hora do Conto- Regresso às AulasFnac Cascaishopping, 8 de setembro às 12h00.

A Fnac do CascaiShopping apresenta, domingo, 8 de setembro, atividade de hora do conto “Regresso às aulas!” por Isabel Sousa Araújo.

Em mês de Regresso às Aulas, a FNAC continua a brindar o seu público mais jovem com o espaço infantil que ilumina o imaginário dos miúdos e deixa sempre um sorriso nos graúdos. Isabel Araújo dá voz e movimento, tanto a contos clássicos, como aos novos autores que vão brilhando no reino infantil. Um momento de partilha de emoções para toda a família. 

Grátis 

A chave da natureza

A Chave da Natureza no MNHNCMuseu Nacional da História Natural e da Ciência, Lisboa, 8 de setembro às 15h00.

O Museu Nacional da História Natural e da Ciência apresenta, domingo, 8 de setembro a atividade “A chave da natureza”, um jogo para toda a família.

Jogo que propõe a descoberta de algumas plantas nativas de Portugal através da utilização de uma chave dicotómica própria para a sua identificação na coleção viva. Os participantes seguirão um percurso pré-definido no Jardim Botânico com a ajuda de um mapa, numa caça aos tesouros da biodiversidade do nosso país que utiliza verdadeiros instrumentos científicos.  

 

  CENTRO

Kois e Saltérios do JapãoKois e Saltérios do Japão

Teatro Miguel Franco, Leiria, 8 de setembro às 10h30 e ás 11h45.

A Yumiko veio do Japão. O Paulo gosta de Kois (são peixes, carpas de cores bonitas). A Yumiko gosta de cantar e tocar saltério. O Paulo gosta de Kois, que são os animais associados à infância e a felicidade familiar no Japão. A Yumiko gosta de bebés, e de tocar para os bebés. Os dois lembraram-se de fazer um Concerto para Bebés com músicas do Japão. As carpas Koi também gostam muito de música… Será que virão ao concerto com os bebés?

 

Descobrindo um Tesouro em Castelo Branco

Descobrindo um tesouro no Museu Francisco Tavares Proença JuniorMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco, até 15 de setembro.

No âmbito do desenvolvimento de atividades para famílias, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior apresenta até 15 de setembro a iniciativa “Descobrindo um tesouro no Museu Francisco Tavares Proença Júnior”.

Trata-se dum jogo de caça ao tesouro, em que as famílias (crianças acompanhadas por um adulto) respondem a um conjunto de questões sobre a exposição do Museu e no final, poderão encontrar um “tesouro”. Caso o desejem, as famílias participantes podem trazer um lanche e fazer um Piquenique no jardim do Museu.

 

Workshop Infantil de Inglês

Workshop Infantil Helen DoronFnac Coimbra, 7 de setembro às 17h00.

A Fnac Coimbra apresenta, sábado, 7 de setembro às 17h00, o workshop Infantil de Inglês por Helen Doron Early English.

Helen Doron oferece aos pequenos leitores atividades dinâmicas e divertidas em inglês. Pais e avós partilham com os mais novos momentos de descontração e regressam à escola de forma didática e divertida. A instituição dedica-se ao ensino de bebés e crianças dos 3 meses aos 14 anos. Este centro de ensino prepara-se para alargar os seus serviços com a abertura de novas instalações na cidade de Coimbra.

 Grátis

Perdidos e Achados na Mata do Jardim

Ciência Viva no Verão 2013- Perdidos e Achados na Mata do JardimJardim Botânico da Universidade de Coimbra, 7 de setembro às 10h30.

Sabiam que em Coimbra há uma floresta mesmo no centro da cidade? A Mata do Jardim Botânico esconde ambientes de todo o Mundo e neste Verão tem a oportunidade de os descobrir! Em pouco mais de 2 horas fiquem a conhecer a densa vegetação e deslumbrem-se com o magnífico bambuzal, a Capela de São Bento, a Estufa Fria, o eucaliptal e o pomar, ao mesmo tempo que descobrem um pouco mais sobre a Botânica.

Grátis

 

 NORTE

Os Hospitalários no Caminho de Santiago

Os Hospitalários no Caminho de Santiago Mosteiro de Leça do Balio e Parque das Varas, Matosinhos, de 5 a 8 de setembro.

De 5 a 8 de setembro, toda a família vai poder assistir à recriação histórica “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” no Mosteiro de Leça do Balio e no Parque das Varas em Matosinhos.

“Os Hospitalários no Caminho de Santiago” é a recriação dos costumes, hábitos e tradições da época medieval com o objetivo de divulgar os Caminhos de Santiago. A animação é uma constante com saltimbancos, malabaristas, justas, torneios a cavalo, tabernas medievais, visitas guiadas, passeios de burro, falcoaria, dança, música, ceias medievais, tabernas, concertos e a recriação do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles.

 

Conheci Uma Estrela do Mar

Conheci Uma Estrela Do MarTeatro Rivoli, Porto, 8 de setembro às 11h00, 16h00, 17h30.

Dia 8 de setembro, o Teatro Rivoli, irá receber o espetáculo para bebés “Conheci uma Estrela do Mar”, destinado a famílias com bebés dos 0 aos 4 anos.

Teatro Para Bebés é um espetáculo de teatro e música dedicado aos mais pequenos que privilegia a proximidade entre a cena e o público, promovendo a interação com os atores, fazendo com que, mais do que um espetáculo, cada peça seja uma experiência sensorial e didática.

 

Trapos com Histórias

Trapos com HistóriasFnac Guimarãeshopping, 8 de setembro.

A Fnac do Guimarãeshoping apresenta no Fórum Miúdos, a atividade de hora do conto “Trapos com Histórias”, domingo, 8 de setembro às 11h30.  

A Saphir Cristal convida as crianças a sentarem-se em cima do seu enorme vestido feito de trapos coloridos. Mas este vestido é mágico e esconde um segredo… cada trapo do vestido tem uma história escondida para contar. Assim se sonha, brinca e canta numa sessão de histórias para crianças, onde também os pais estão convidados a vir participar. Não percas esta divertida sessão!

Grátis

1ª Corrida Noturna em Pijama do Mundo!

Corrida do PijamaPasseio do Cabedelo, Porto, 7 de Setembro às 21:00.

A Corrida Noturna em Pijama é muito mais do que um evento desportivo, é uma pista de emoções e diversão, acontecendo numa noite cheia de luz e música, que irá culminar numa épica batalha de almofadas. O conceito da Corrida do Pijama é levar as pessoas a libertarem-se, num evento original e divertido, extrapolando toda a emoção associada a um evento que se realiza pela primeira vez em Portugal e no Mundo, a 7 de setembro de 2013, em Vila Nova de Gaia.

 

Baby Ballet

Baby Ballet Fnac NorteshoppingFnac Norteshopping, 8 de setembro às 11h30.

A Fnac do Norteshoping apresenta no Fórum Miúdos a atividade “Baby Ballet”, domingo, 8 de setembro às 11h30.  

Uma divertida combinação de ballet, dança e jogo sensorial para bebés dos 6 meses aos 3 anos. Numa relação entre a exploração sensorial e as noções básicas de movimento, ritmo e dança criativa.

Grátis