Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Sugestões de atividades em família para o fim de semana de 31 de agosto e 1 de setembro

Sugestões atividades família fim semana 31 agosto 1 setembro

E com um pé em agosto, e outro em setembro, chegámos ao último fim de semana do mês, o primeiro de setembro.

Cultura, criatividade, muita brincadeira e diversão em família, é o que promete o próximo fim de semana. Dois dias inteirinhos dedicados à família, cheios de atividades giras e divertidas de norte a sul do país!!

Para os pequenotes que já só pensam no regresso às aulas, deixa-mos uma ideia original, do Art Attack da Disney, construírem um estojo de lápis inspirado em “A Casa do Mickey Mouse”.

 

Vejam as nossas sugestões por região: NORTE | CENTRO | SUL

SUL

Exposição Animais Exóticos Exposição Animais Exóticos no Algarve

Palácio de Congressos do Algarve, Albufeira, até 31 de agosto.

Lagartos, serpentes, tarântulas e escorpiões. Para entrar nesta exposição há que deixar as fobias à porta, colocar um imaginário chapéu de explorador e percorrer o mundo, através dos seus animais exóticos.

São mais 200 espécimes de 100 espécies, pertencentes a diferentes grupos e provenientes de todos os continentes, que permitem ao público um contacto próximo e a oportunidade de conhecer estes animais através das suas características, hábitos e diferenças que permitem a sua integração em diferentes grupos taxonómicos.

Últimos dias para ver a Exposição Animais Exóticos!

 

Workshops Infantis nos Jardins do Colombo 

Workshops Infantis nos Jardins do Colombo Jardins do Centro Colombo, 31 de agosto e 1 de setembro.

Até 28 de setembro, todas as crianças, dos 4 aos 14 anos, vão poder participar em workshops gratuitos de artes plásticas e teatro ao ar livre nos jardins de Centro Comercial Colombo.

Este shopping passa a ser o palco dos workshops gratuitos para crianças entre os 4 e os 14 anos. É ao ar livre que os mais pequenos vão desfrutar de experiências pedagógicas com os workshops de Artes Plásticas e Teatro.

Grátis

Conta-me Histórias… O Nabo Gigante

Hora do Conto na Livraria Cabeçudos Livraria Cabeçudos, Lisboa, 1 de setembro às 11h00.

Agora que as férias terminaram e que o Verão está a acabar, é a altura de colher os frutos e legumes das sementeiras da Primavera. Já sabes como crescem da terra dos campos as ervilhas, as cenouras, as batatas e os feijões? E os nabos? Como crescem os nabos?

Uma história caricata em que um casal engraçado vai precisar de muita ajuda para colher um NABO muito especial. Às vezes, até os amigos mais improváveis dão uma ajuda preciosa. No final, ainda vamos poder fazer um original calendário “Borda d’Água” para marcares as plantações mais importantes da tua imaginação!

 

A Floresta Relíquia da Serra de Sintra

A Floresta Relíquia da Serra de Sintra  Convento dos Capuchos, Sintra, 31 de agosto às 10h00.

No Convento dos Capuchos, descobre-se “A Floresta Relíquia da Serra de Sintra”, levando as família participantes a conhecer um dos mais importantes valores naturais da Serra de Sintra: a floresta autóctone.

Durante o percurso da visita, os monitores vão realçar a importância da harmonia entre o Homem e a Natureza praticada por esta ordem religiosa. Os participantes terão oportunidade de conhecer carvalhos, aveleiras, medronheiros, carrascos, buxos, azevinhos, entre outras espécies autóctones, bem como do uso que as mesmas poderiam ter no quotidiano da vida conventual. 

Grátis

Histórias de Estrelas e Planetas!

Histórias de Estrelas e Planetas no MNHNCMuseu Nacional da História Natural e da Ciência, Lisboa, 1 de setembro às 16h30.

O Museu Nacional da História Natural e da Ciência apresenta, domingo, 1 de setembro a sessão de planetário para toda a família “Histórias de Estrelas e Planetas!”

Abordam-se com os visitantes o conceito de constelação e a sua evolução histórica. O que terá levado o Homem a sentir necessidade de conhecer o céu? A origem histórica dos mitos associados às constelações. A orientação pelas estrelas com referência às navegações portuguesas. A Lua e os planetas no céu de Portugal.

 

O Palco dos mais novos | Mercadinhos Dos Talentos

Mercadinho de Talentos do CCBJardim das Oliveiras, CCB, Lisboa, 1 de setembro a partir das 11h00.

No Jardim das Oliveiras, o CCB vai ter um palco para os mais novos, onde o centro das atenções são mesmo eles! Aqui poderão mostrar os seus talentos, os seus projectos, a solo ou partilhados com os seus amigos e colegas. Agora é só trazer a guitarra, a mala dos truques de magia, o pincel e as tintas, o caderno de poemas, as bolas de malabarismo ou qualquer outra coisa para a qual tenham um dom especial. 

Não percam também neste dia o Mercado do CCB- Novo & Antigo.

Grátis

Verão inesquecível em família, no Tróia Resort!

On Troia 2013Tróia, até 8 de setembro.

Até 8 de setembro os dias de verão em Tróia vão ter muita animação para toda a família! On Tróia 2013 teve início a 13 de julho, e até 8 de setembro pretende oferecer a por quem lá passar  800 horas de iniciativas diversas dedicadas a toda a família!

Podem contar com cinema ao ar livre, workshop temáticos, discotecas para adolescentes e para famílias, teatro, desportos náuticos e muito mais. Diariamente, ao final do dia, será possível também visitar na troiamarina, a 3ª edição da Feira dos 5 Sentidos, dedicada ao artesanato da região.

Grátis

  CENTRO

Trakinas Summer Party

Trakinas Summer Party Parque de Exposições de Aveiro, dias 31 de agosto e 1 de setembro.

O Trakinas Summer Party é um projeto da Animeventos, Organização de Eventos, Lda., empresa direcionada para a Organização e Animação de Eventos.

Este evento terá uma abrangência nacional e pretende promover uma festa para os mais pequenos. 

Quem visitar o Trakinas Summer Party vai poder encontrar uma mega zona de diversão com 17 insufláveis, pista mini moto 4, desportos radicais, pinturas faciais, modelagem de balões, autocarro da Playbus/MEO Kids, Mascote da BIMBO e muito mais. Dois dias recheados de pura animação e diversão!!

 

Mercados Ribeirinhos

Mercados RibeirinhosZona Ribeirinha de Abrantes, 30, 31 de agosto e 1 de setembro.

A TAGUS, em parceria com os municípios de Constância, Vila Nova da Barquinha e Abrantes, realiza os mercados ribeirinhos que prometem animar os antigos portos fluviais de Constância, Vila Nova da Barquinha e Abrantes. Estes serão os palcos de eleição nestes eventos que contarão com a envolvência dos vários atores locais, como as associações culturais, produtores, bandas filarmónicas, grupos etnográficos, entre outros.

Dias 30, 31 de Agosto e 1 de Setembro será a vez de Abrantes que encerrará as festividades deste ano sob o tema gastronomia. Haverá cinema ao ar livre, animação, djs e vjs, mercados de produtos locais, workshops temáticos e degustação de iguarias.

Grátis

Caça ao Castelo de Montemor-o-Velho

Caça ao Castelo de Montemor-o-Velho Castelo de Montemor-o-Velho, Coimbra, 31 de agosto às 15h00.

Que guardiões do ar o protegem? Qual foi a sentença de D.ª Inês de Castro? Que cercado é aquele na encosta norte?

Venham descobrir o Castelo de Montemor-o-Velho, uma das principais estruturas da Linha Defensiva do Mondego que, a mando de D. Sesnando, defendeu a reconquista de Coimbra.

Grátis

Autocarro MEO Kids enche praias de animação e surpresas 

Autocarro MEO KidsAveiro, Parque de Exposições, dias 31 de agosto e 1 de setembro; Praia da Apúlia, Póvoa de Varzim de 2 a 4 de setembro.

O MEO kids vai percorrer as praias do País com um mega autocarro de 2 andares, transformado num espetacular parque infantil cheio de diversão e surpresas. Venham divertir-se no parque sobre rodas, equipado com um escorrega, uma rede aranha, uma piscina de bolas, paredes de escalada e uma zona de DJ, entre muitas outras brincadeiras, jogos e atividades, que são a vossa praia.

Há ainda um insuflável no exterior, onde todos podem também encontrar outras atividades e ganhar brindes.

Onde este autocarro parar diversão não vai faltar 🙂

Grátis

Play City Leiria

Play City LeiriaParque da Cidade de Leiria, a partir de 26 de agosto.

O Play City Leiria, jogos que se encontram ao longo do trajeto do percurso Polis, junto ao Rio Lis. O percurso tem 12 jogos, para jogadores de todas as idades, o Play City Leiria tem como lema “jogar sabe bem e faz bem” e foi pensado para ativar o corpo e a mente, de uma forma divertida, descontraída e construtiva. 

Toda a família vai encontrar no percurso grelhas pintadas no chão, muros e balcões, com diferentes tipos de jogos: mais dinâmicos, de tabuleiro, de destreza motora e de equipa.

Grátis

No rasto dos mamíferos- Oficina famílias no Buçaco

Oficina didática para família na Mata do Buçaco Mata Nacional do Buçaco, Luso, dia 1 de setembro das 14h00 às 17h00. 

A Fundação Mata do Buçaco apresenta, domingo, 1 de setembro a oficina ““No rasto dos mamíferos”. O objetivo desta atividade passa por demonstrar várias metodologias utilizadas na identificação de mamíferos: desde os micromamíferos aos cervídeos, passando pelos carnívoros e morcegos. Serão demonstradas e explicadas técnicas de análise de indícios de presença, como excrementos e pegadas, regurgitações de aves de rapina, entre outras.

 

NORTE

Varandinha com Conto Histórias para Voz

Varandinhas com Conto Histórias para VozPraça das Cardosas, Porto, 31 de agosto às 10h00.

O Festival Varandas convida todos a olhar as varandas que habitualmente nos espreitam silenciosas, do alto dos edifícios da baixa do Porto. Dia 31 de agosto, o Varandas vai-se transformar no “Varandinha”, acordando mais cedo, numa edição especialmente dedicada aos mais pequenos e a famílias, e convidando a um olhar mais matinal e certamente divertido sobre as varandas do Porto.

O “Varandinha” contará com o espetáculo infanto-juvenil “Conto Histórias para Voz”. Uma contadora de histórias que adora histórias e que adora contar histórias, vem à varanda contar pequenas histórias pautadas por breves momentos musicais (originais) com recurso a instrumentos ancestrais.

Grátis

Atelier «Será que consigo moldar o papel?»

Atelier- Será que consigo moldar o papel?Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis, 31 de agosto.

O serviço educativo do arquivo municipal de Oliveira de Azeméis promove, durante todo o ano, o atelier para famílias «Será que consigo moldar o papel?».

A iniciativa, destinada a famílias e crianças entre os cinco e os 18 anos, tem como objetivo reciclar o material do arquivo como inspiração criativa na realização de uma escultura ou objeto decorativo.

 

Aprender com Peso(s) e Medida(s)

Aprender com Peso(s) e Medida(s)Museu Convento dos Lóios, Santa Maria da Feira, ao longo do ano.

O Museu Convento dos Lóios, apresenta a oficina pedagógica Aprender com Pesos(s) e Medida(s). Esta oficina é acompanhada por uma visita orientada ao núcleo temático.

Muitas das nossas atividades no dia-a-dia envolvem noções de peso e medida… Como complemento do programa curricular, o MCL propõe que, de uma forma divertida, as crianças descubram as diferenças entre peso, volume, área, comprimento e outras medidas, já que durante a sua vida diária vão tropeçando nestes conceitos.

 

Domingos em Família na Fundação SerralvesPlantas Esquissas 

Fundação Serralves, Porto, 1 de setembro das 10h00 às 13h00.

No âmbito do Programa Famílias em Serralves a Fundação Serralves apresenta, domingo, 1 de setembro, a oficina “Plantas Esquissas”. 

Nesta oficina a observação das espécies vegetais presentes no Parque de Serralves e o seu registo, serão o mote para, em conjunto, dar asas à criatividade e reinventar plantas bizarras.

Grátis