Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Sugestões de atividades em família para o fim de semana de 23 e 24 de Março

Sugestões atividades família fim semana 23 24 Marco

Para este fim de semana temos:  teatro, música, cinema, hora do conto e muitas outras atividades giras, sem esquecer a Hora do Planeta e o Dia Mundial da Poesia. Vejam as nossas sugestões de atividades para toda a família comemorar estes dias.

Encontrem todas as nossas atividades para a família aqui.

 

Comemoração do Dia Mundial da Poesia nas BLX

Mercado de Alvalade e Chiado, Lisboa 23 de março.

Comemoração do Dia Mundial da Poesia nas BLX com HISTÓRIAS CONTADAS EM POESIAS INVENTADAS.

No sábado, dia 23 as Bibliotecas Municipais de Lisboa invadem o MERCADO DE ALVALADE entre as 9H00 e as 14H00. Poesia, pregões populares, ateliês e leitura, são algumas das atividades.

Neste mesmo dia, a poesia conquista o Chiado. Na Biblioteca Municipal Camões, entre as 10H30 e as 19H00, um dia cheio de atividades para todos os que quiserem participar!

Consulte aqui o Programa completo: Comemoração do Dia Mundial da Poesia nas BLX 

 

 

Comemoração Dia Mundial da Poesia nas Bibliotecas Municipais de Lisboa  

Hora do Planeta 2013 – vamos ajudar a salvar o planeta?

Portugal 23 de março.

Este ano a Hora do Planeta 2013, acontece a um sábado, a 23 de Março, entre as 20.30h-21.30h (hora local).

Num momento único a favor do ambiente, no ano passado este contou com mais de 2 mil milhões de pessoas em 152 países em todos os sete continentes envolvidas.

A poucos dias da grande ‘Hora’ as adesões por parte das pessoas começam a surgir e em Portugal e já há novas caras bem conhecidas dos portugueses de diferentes gerações que garantiram o seu apoio à Hora do Planeta 2013, entre elas encontram-se as atrizes Eunice Munhoz  e Beatriz Figueira.

Também as cidades e vilas portuguesas participantes, que são já 18, entre as quais Porto e Faro, praticamente todas se comprometeram com um desafio de acordo com a campanha da Hora do Planeta e fizeram os seus compromissos para 2013.

Vejam aqui mais informação sobre a Hora do Planeta 2013

 

Hora do Planeta 2013 

Dia Mundial da Floresta

Convento dos Capuchos, Sintra 23 de março.

Conheça o Convento dos Capuchos e a mata que o circunda, considerada atualmente uma relíquia da Serra de Sintra e um dos locais mais emblemáticos da relação de harmonia entre o homem e a natureza. Saiba que fatores específicos contribuíram para a sua preservação e quais os fatores de risco que poderão comprometer o futuro da importante Biodiversidade que a constitui.

 

Dia Mundial da Floresta  

Cresce, Floresce e Aparece!

Museu do Oriente, Lisboa 24 de março.

Em tempos de renovação toca a comemorar a primavera! Propomos-te um périplo pelas exposições em busca das espécies botânicas presentes nos objetos da exposição. Será que conseguiremos reconhecer peónias, crisântemos, flores de cerejeira, folhas de palmeiras ou a planta do chá, por exemplo? E que folhas são as pertencentes à árvore sakaki existente no Japão? Consegues descobrir?

Cresce, Floresce e Aparece 

Dia Mundial da Poesia

Centro Cultural de Belém 24 de março.

Pelo sexto ano consecutivo e numa iniciativa conjunta do Plano Nacional da Leitura (Ministério da Educação e Ciência e Secretaria de Estado da Cultura) e do Centro Cultural de Belém, comemoramos no dia 24 de Março, o Dia Mundial da Poesia. 

Um programa intenso, ao longo do dia, que se inicia a partir das 14h com a Feira do Livro de Poesia, vários espaços onde a poesia portuguesa é dita por poetas, atores e personalidades. O indispensável espaço para os espontâneos, Diga lá um Poema e um conjunto de Oficinas e Atividades que a Fábrica das Artes organiza para todas as idades, bem como o espetáculo O Galo Gordo.  

Este ano, a Maratona da Leitura é dedicada a Ruy Belo, assim como a Exposição/Projeção Documental – Ruy Belo, espelho de poemas – que estará patente na Galeria CCB.

 

 

Dia Mundial da Poesia no CCB 

ZARABADIM

Centro Cultural Malaposta até 21 de abril.

Nos bastidores de um teatro, um menino e uma menina veem um mágico a ensaiar os seus truques.

Quando o mágico sai, os dois meninos resolvem entrar no chapéu para verem onde é que nasce a magia. 

É claro que é difícil entrar num chapéu e só o conseguem graças a pozinhos de perlim-pim-pim e à palavra mágica ZARABADIM.

Os dois descem, descem, descem e vão ter ao mundo da magia onde conhecem o  Palhaço, a Bailarina, a Galinha, o  Pinguim e o Livro-que-sabe-tudo.

 

Zarabadim no Centro Cultural da Malaposta  

A Música Toma Conta de Mim

Casa da Música, Porto 24 de março.

A música toma conta da família inteira. Enquanto os adultos assistem ao concerto na Sala Suggia, as crianças dos 3 aos 10 anos participam em sessões de descoberta e criação musical.

Com conteúdos que vão ao encontro do repertório do concerto do dia, permitem aos pais ou outros educadores fruir de bons programas musicais enquanto as crianças se divertem de forma didática.

 

A Música Toma Conta de Mim na Casa da Música  

CONCERTOS PARA BEBÉS

Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra 24 de março.

Cantigas dos Avós| Solistas Musicalmente

O que cantam hoje os avós para os seus netos?

O que sempre cantaram todos os avós: as cantigas de que gostam e se lembram.

Os mimos sonoros que os embalaram também.

Para este concerto fazemos um convite especial a todos os avós a acompanhar os seus netos, e com eles evocaremos cantigas de hoje e de outros tempos.

Este é um concerto com palavras. Finalmente palavras num Concerto para Bebés.

 

Concertos para bebés  

Hora do Conto: A Casa da Mosca Fosca

Fnac Chiado 23 de março.

O grupo Os Papa Histórias apresenta ao público mais novo, A Casa da Mosca Fosca.  Trata-se de uma adaptação realizada a partir de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev. É um conto acumulativo que apresenta uma galeria de personagens que convidam ao jogo fonético.

Grátis

Hora do Conto na Fnac A Casa da Mosca Fosca 

Bracinho de Prata apresenta… 1 Carneirinho, 2 carneirinhos

Fábrica Braço de Prata, Lisboa 23 de março.

Espetáculo para bebés, dos 6 meses aos 2 anos.

Uma viagem sensorial em que a atriz descobre o espaço revelando objetos que se transformam nas personagens e no cenário de um espaço onde vivem três carneirinhos. 

 

1 carneirinho... 2 carneirinhos no Bracinho de Prata 

Meet & Greet- Disney On Ice

Fnac CascaiShopping e Fnac Colombo 28 de março.

Leve os mais novos a conhecer as suas personagens Disney favoritas!

No dia 28 de Março, às 11h na Fnac CascaiShopping ou às 16h na Fnac Colombo, a compra de qualquer artigo Disney vai dar aos mais pequenos a oportunidade única de conhecer pessoalmente algumas personagens Disney!

E há uma surpresa para os membros do Clube Fnac Kids que apresentem o seu cartão: um poster autografado!  Limitado a 100 unidades por loja e exclusivo para membros do Clube.

Grátis 

Meet & Greet Disney On Ice na Fnac 

Um Sapato Especial

Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (auditório) 23 março às 11h00.

Teatro para famílias pelo Teatro Cativar

O Ursinho José gosta muito de ir brincar para o jardim. Joga à bola, às corridas, anda de bicicleta e nos baloiços. E ele é o campeão dos saltos! Mas um dia acontece algo inesperado e começa uma aventura que lhe trará novos amigos. Com o bombeiro Mário, o Dr. Malaquias e a enfermeira Juju, o Ursinho José vai aprender a divertir-se em segurança. 

  

Um Sapato Especial por Teatro Cativar  

Um Americano em Paris

Cinemateca Portuguesa, Lisboa 23 de março.

Este é um dos grandes filmes musicais da história do cinema, que ganhou 6 Óscares da Academia (entre eles, melhor filme, melhor fotografia a cores e música). É a história de um soldado americano que, no fim da guerra, resolve ficar em Paris para seguir a sua vocação de pintor, as suas aventuras com dois amigos (um cantor popular e um pianista) e a sua paixão por uma jovem bailarina. O maravilhoso bailado final, segundo a música de George Gershwin, tem coreografia de Gene Kelly.

  

Um Americano em Paris na Cinemateca Portuguesa 

Caleidoscópios

Museu da Marioneta, 24 de março.

Através de um caleidoscópio podemos transformar o mundo num verdadeiro arco-íris! Para isso precisamos apenas de um tubo de cartão, papéis coloridos e de um ingrediente secreto! Hum… qual será? Queres vir descobrir? PARTICIPE EM 3 MANHÃS CRIATIVAS E GANHE A 4ª!

Caleidoscópios no Museu da Marioneta

Como nasce um livro- a História de um conto em Cascais

Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara até 23 de março.

A Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, em Cascais dá a conhecer todo o processo de conceção de um livro, desde a ideia inicial até à sua comercialização, com a exposição A História do conto – Como nasce um livro.

A exposição é composta por dez painéis que ilustram todo o processo de conceção de um livro, desde a ideia inicial até à sua comercialização e foi desenvolvida a partir da obra “A História do Zeca Garro”, da autoria de Carla Goulart Silva e Filipe Lopes.

 

 Como nasce um livro A história de um conto em Cascais

À Descoberta da Arqueologia no Carmo

Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo, Largo do Carmo, 23 de março.

Entre colherins & artefactos: à descoberta da arqueologia

Porque é que os arqueólogos não escavam dinossauros? Que tesouros podem estar mesmo debaixo dos nossos pés? O que escondem as múmias? Os participantes vão descobrir tudo sobre a Arqueologia e viver o papel de um arqueólogo nesta escavação.

 

À Descoberta da Arqueologia no Carmo  

Todas as sugestões para a semana aqui.