Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Sugestões de atividades em família para o fim de semana de 21 e 22 de setembro

Sugestões atividades família fim semana 21 22 setembro

Numa semana marcada por todo o reboliço do Regresso às aulas… do que precisa a família?!!

De um fim de semana, sem stress, sem horários marcados, com tempo para descansar e desfrutar 🙂

Ficam as sugestões Pumpkin de atividades em família para passear, descontrair e repor energias.

E se ainda não sabem com que atividade ocupar o vosso pequenote, após o tempo de aulas, deixamos-vos 8 razões para o vosso filhote frequentar atividades extracurriculares.

 

Vejam as nossas sugestões por região: NORTE | CENTRO | SUL 

SUL

Parabéns Casa das Histórias Paula Rego Parabéns Casa das Histórias Paula Rego

Casa das Histórias Paula Rego, Cascais, sábado e domingo, 21 e 22 de setembro.

Para assinalar o seu quarto aniversário, a Casa das Histórias Paula Rego preparou para o próximo fim de semana, dias 21 e 22 de setembro, um programa para toda a família que inclui workshops, ateliês, projeções de filmes e visitas encenadas, e por fim… os Parabéns com um HIP HIP HURRA.

Desafiando o imaginário de cada um vão surgir ao longo do fim de semana muitas histórias, personagens e quadros, propostas aliciantes para viver a festa em grande.

Grátis

Concertos de palmo e Meio pela Direção Nacional da PSPConcerto de Palmo e Meio

Direção Nacional da PSP, Largo da Penha de França, Lisboa, sábado, 21 de setembro às 11h.

No sábado, 21 de Setembro pelas 11h00, a PSP realizará na Direção Nacional da PSP mais um Concerto de Palmo e Meio, que tantos bons momentos tem proporcionado a miúdos e graúdos. 

O concerto contará com algumas surpresas dirigidas à pequenada: o concerto da Banda Sinfónica da PSP, a mascote oficial da PSP (Falco) e um lanche com o apoio da Sumol/Compal (Um Bongo) e Padaria Portuguesa.

Venham passar uma manhã com a PSP, num espaço nobre da cidade de Lisboa e com estacionamento, entrada e lanche gratuitos.

A Família Pumpkin já por lá passou e adorou!! Uma manhã diferente cheia de música e animação para toda a família. 

Grátis

Conversas Com Pais na Rede Conversas com Pais na Rede

Red Apple, Parque das Nações, sábado, 21 de setembro às 10h30.

Conversas com pais nas redes é um evento de cariz solidário, para toda a família, sobre o tema os pais e os blogs.

A entrada é livre, mas convidam-se todos os visitantes a contribuir com bens essenciais para apoiar a Ajuda de Berço.

Um dia dedicado a conversas com pais e mães bloggers sobre os desafios da parentalidade. Durante o dia haverá atividades para pais, crianças/bebés e serviço de babysitting com o apoio da CÓCEGAS NOS PÉS.

Grátis

Dragões, Princesas e Muitas Certezas…

Dragões, Princesas e Muitas Certezas...Cinema São Vicente, Seixal, domingo, 22 de setembro às 16h00.

Gostávamos que tudo fosse perfeito?

Porque é que as princesas têm que ficar presas às aparências? Existem príncipes encantados? E os dragões devem ser sempre os maus da fita?

A nossa princesa acredita que tudo pode ser diferente, basta sonhar, deixarmo-nos levar pela imaginação, ser genuíno.

Nas situações mais improváveis a curiosidade vai ensiná-la…

Esta princesa cria novos trilhos, ela é mudança!

 

Regresso ao Jardim

Regresso ao JardimJardim das Estacas, Teatro Maria Matos, sábado, 21 de setembro às 16h30.

O Maria Matos – Teatro Municipal convida miúdos e graúdos a assistir a um espetáculo de teatro que termina em baile no jardim.

Na caravana de Joana Providência, ouvem-se histórias de opostos que se querem bem-dispostos: ele diz coisas tão magras, tão magras, que ela quase morre de fome ao ouvi-lo…. Já a orquestra de sopros, o coro e os bailarinos convidam-nos para um pé de dança e refrescam com som e harmonia uma festa que inicia a nova temporada de muitos e bons espetáculos.

Grátis

Na Barriga

Na BarrigaFórum Municipal Romeu Correia, Almada, sábado, 21 de setembro às 11h30m.

Um espetáculo engraçado e terno que leva os espectadores numa viagem atribulada aos momentos que antecederam os seus nascimentos.

Numa tenda-útero vão ver e ouvir uma representação um pouco delirante do que talvez tenham vivido in-útero. Depois de ajudar espermatozoides desajeitados, de algumas festinhas, abanões e alguns truques para não ter de sair todo nu cá para fora, os espectadores vão nascer uma segunda vez com o protagonista Bébé, passando, a custo, por um tubo de saída…

E claro, toda gente receberá um certificado de segundo nascimento oficialíssimo!

 

Da janela do meu quarto vejo…

Da janela do meu quarto vejo...Museu da Marioneta, Lisboa, domingo, 22 de setembro às 10h30.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu da Marioneta de Lisboa, apresenta, domingo, 22 de setembro o atelier para família “Da janela do meu quarto vejo…”.

Da janela do meu quarto vejo o que quiser! Montanhas verdejantes, o céu cheio de estrelas, um castelo…

E tu o que vês?

Grátis

Conta-me histórias… QUIQUIRIQUI

Conta-me histórias...QUIQUIRIQUILivraria Cabeçudos, Lisboa, sábado, 21 de setembro às 10h30.

“Quiquiriqui” aborda a partilha, o compromisso dos pactos, a proteção dos nossos amores mais chegados, o medo da perda. É também sobre as pequenas grandes vitórias perante medos malvados. No desenrolar do conto nem tudo corre bem mas acaba da melhor forma, com picoti picotá , para saber mais terás de vir cá.

 

Os Bolsos da Marta

Os Bolsos da Marta no Fórum miúdos da Fnac AlmadaFnac Fórum Almada, domingo, 22 de setembro às 11h00.

A Marta tem bolsos à farta. O que guardará lá dentro? Um conto rimado, a transbordar de colorido, sobre uma divertida personagem que armazena no seu casaco os mais impensáveis objetos.

Sempre rodeada de crianças, de distintas raças e idades, a Marta é a grande amiga que todos gostariam de ter. Qualquer objeto pode tornar-se útil nas suas mãos, por isso, como que por magia, de todos os recantos do seu casaco saem gelados, buzinas ou guarda-chuvas. Um livro para estimular a imaginação, com a espontaneidade que caracteriza o estilo do autor Quentin Blake, aqui dinamizado por Mariana Dias.

Grátis

O Museu em 360º 

O Museu em 360º- Jornadas Europeias do Património no Museu das ComunicaçõesFundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa, sábado, 21 de setembro às 16h00.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, a Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações, apresenta, sábado, 21 de setembro a visita guiada, ” O Museu em 360º”.  

Entre o passado e o presente vamos (re)conhecer os lugares do Museu das Comunicações. Da história dos correios, às telecomunicações, passando pelas experiências das mais recentes tecnologias de comunicação, esta visita convida-nos a refletir e a projetar cenários de futuro.

Grátis

 CENTRO

17.ª Edição dos Encontros Mágicos- Festival Internacional de magia de Coimbra A Magia Acontece em Coimbra

Coimbra, 21 e 22 de setembro (O Festival decorre de 17 a 22 de setembro).

Coimbra vai encher-se de magia! Esta cidade vai acolher a 17ª edição do Festival Internacional de Magia. Uma Festa cheia de mistério para visitar em família.

A 17.ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra integrará mais de meia centena de espetáculos, em diversos espaços, a maior parte dos quais em ruas, praças e jardins da cidade, que contam com a atuação de 12 mágicos, provenientes de sete países. 

Destaque para as noites dos dias 20 e 21, quando terá lugar a Grande Gala Internacional, apresentada por Luís de Matos.

 

Bebeteca de Leiria apresenta: A árvore das tocas

Bebeteca de Leiria- A Árvore das Tocas Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria, Sábado, 21 de setembro às 16h00.

A Bebeteca é um espaço intergeracional, criado a pensar na promoção da leitura desde os primeiros anos de vida e com um ambiente dimensionado e apelativo para uma aprendizagem lúdica e ativa dos bebés.

Este ano foi para lá viver um velho carvalho sabichão e resmungão, que guarda muitos segredos nas suas tocas e locas. Se os querem descobrir terão de cá vir!

Grátis

Conhecer a História no Portugal dos Pequenitos

Conhecer a História de Portugal no Portugal dos PequenitosPortugal dos Pequenitos, Coimbra, sábado, 21 de setembro.

O Portugal dos Pequenitos apresenta, dias 20, 21 e 25 de setembro “Conhecer a História”,  uma atividade para toda a família, com o propósito de conhecer factos da História de Portugal

“O Terramoto de Lisboa e o Marquês de Pombal” : Vai-se contar a história do Terramoto de Lisboa, para todos fiquem a conhecer os momentos trágicos vivido no dia 1 de novembro de 1755.

 

Troca de Cromos 

Troca de cromos na Fnac do LeiriashoppingFnac Leiria, sábado, 21 de setembro às 11h30.

A Fnac Leiria organiza, sábado, 21 de setembro às 11h30,  uma sessão dedicada à troca de cromos. 

A Fnac do Leiriashopping convida os mais novos a trazerem os cromos repetidos de cadernetas como os Aviões, Animais, Futebol 2012-2013, Monster High, National Geographic, Hello Kitty, Academia de Monstros, entre outras. As crianças terão, assim, a oportunidade de acabarem as suas coleções favoritas.

Grátis

Mergulhador por um Dia

Mergulhador por um dia no Museu de Ílhavo Museu Marítimo de Ílhavo, domingo, 22 de setembro às 15h00.

No Museu Marítimo de Ílhavo toda a família pode tornar-se “Mergulhador por um dia”. Estas visitas têm o objetivo de dar a conhecer ao visitante o processo de tratamento e alimentação dos bacalhaus e o funcionamento do Aquário.

A visita é guiada e percorre as exposições permanentes do Museu, terminando no Aquário, onde o mergulhador explicará o equipamento e o processo de mergulho, respondendo também a curiosidades sobre o bacalhau. Por fim, assiste-se à alimentação dos bacalhaus.

 

EPIC- Sessões de cinema na Fnac

EPIC- Sessões de Cinema na FNACFnac Coimbra, sábado 21 de setembro às 11h30; Fnac Leiriashopping, domingo, 22 de setembro às 17h00.

Depois de ir viver com o pai, um professor tresloucado, a jovem adolescente Mary Catherine vê-se subitamente transportada para um mundo misterioso, escondido no interior da floresta.

Pouco depois, um espírito da natureza, a Rainha Tara recruta Mary Catherine para se juntar aos Homens das Folhas numa aventura pelos ares para proteger a florestas de malévolos guerreiros.

Grátis

 NORTE

Vindimas no Parque Biológico de GaiaVindima no Parque Biológico de Gaia

Parque Biológigo de Gaia, sábado, 21 de setembro.

Juntem a família e os amigos e venham participar nas vindimas do vinho tinto no Parque Biológico de Gaia, sábado, 21 de setembro.

Venham descobrir toda a magia da  vinha e da vindima. Avós, netos, pais, vão poder apanhar as uvas deste Parque.

Depois de apanhadas e colocadas em cestos, as uvas seguem para o lagar para serem pisadas mecanicamente. Mas se quiserem poderão também pisar à moda antiga, ou seja, com os pés descalços!

Vamos lá toca a participar! Porque até ao lavar dos cestos…é vindima!!

Grátis

Astronomia no Parque de Serralves 

Astronomia no Parque SerralvesFundação Serralves, sábado, 21 de setembro a partir das 22h00.

Na noite de 21 de Setembro, véspera do equinócio de outono, que assinala a entrada desta estação, vai ser possível observar o firmamento no Parque de Serralves, com a ajuda do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Das 22h às 24h os participantes nesta sessão de observação podem partir à descoberta de alguns dos astros dominantes da noite, entre eles Saturno, a estrela dupla Albireo e o enxame de estrelas de Hércules.

A orientação está a cargo de Filipe Pires e Pedro Mondim (ambos do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto). 

 

A Música toma conta de mim

A Música Toma Conta de MimCasa da Música, Porto, sábado, 21 de setembro às 18h00.

Aos sábados e domingos ao final da tarde, enquanto os adultos assistem ao concerto na Sala Suggia, a música toma conta dos mais novos. Reservado a crianças dos 3 aos 10 anos, este serviço traduz-se em workshops de descoberta e criação musical inspirados no programa do concerto do dia.

Com estas sessões – nascidas de um protocolo com a Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto – possibilitamos aos pais o desfrute dos nossos melhores concertos, ao mesmo tempo que proporcionamos bons momentos musicais aos mais pequenos.

 

Para que servem as mãos

Para que servem as mãosBiblioteca Municipal Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis, 21 de setembro às 16h00.

O Sol nasce, o galo canta e os pássaros chilreiam, são horas de acordar! Cuckoo! Cuckoo!

Toca a levantar! O bebé só quer brincar, mas há muito que fazer, a mãe precisa de trabalhar, não há tempo a perder. O bebé fica zangado, faz asneiras por todo o lado.

Vai procurar outra casa onde lhe possam dar atenção, onde possa fazer o que quer, comer doces, e ver televisão…

O que será que vai encontrar? Qual será a solução, para tamanha confusão…

 Grátis

Ninho das Coisas 

O Ninho das CoisasCentro Cultural Vila Flor, Guimarães,  21 e 22 setembro às 10h00 e às 11h30.

O Ninho das Coisas, orientado por Inês de Carvalho, promete desvendar as muitas coisas com que podemos brincar… O que é uma coisa? Uma, várias… grandes ou pequenas, frias, quentes, leves, pesadas, moles ou duras… E que sons fazem as coisas? Dlim? Smack? Tique-taque?… Descobriremos que há coisas da terra, do mar, do ar… e do coração também.

 

101 atividades para bebés 

Workshop para bebés na Fnac de Gaia- 101 Atividades para bebés Fnac Gaiashopping, domingo, 22 de setembro às 11h30.

A Fnac do Gaiashopping apresenta no Fórum Miúdos um workshop para bebés, domingo, 22 de setembro às 11h30.  

Neste workshop a Fnac propõe atividades divertidas para realizar com os bebés, tendo em conta cada etapa do seu desenvolvimento. Os pais poderão ainda replicar em casa estes exercícios que visam o melhor desenvolvimento do bebé.

Grátis