Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Ideias giras para o primeiro fim de semana de Outubro

Ideias giras primeiro fim semana Outubro

E com as primeiras chuvas entrámos em Outubro.

Celebra-se esta semana o dia da Musica, dos animais, dos idosos e dos professores, e não faltam atividades giras para fazer.

 

Vejam as nossas sugestões por região: NORTE | CENTRO |SUL

SUL

 

Dia D é para Descobrir- Fundação Calouste Gulbenkian

Dia D é para Descobrir- Fundação Calouste GulbenkianFundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 5 de outubro.

A 5 de outubro, o Dia D celebra o lançamento da nova temporada 2013/14 DESCOBRIR – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura.

A programação para este dia é variada e para todas as idades: inclui algumas atividades de sucesso garantido, mas também visitas, oficinas, jogos e outras iniciativas inéditas, concebidas propositadamente para esta ocasião, a preços especiais.

 

Greenfest `13

Greenfest`13Centro de Congressos do Estoril, de 3 a 6 de outubro.

O GREENFEST regressa ao Centro de Congressos do Estoril, de 3 a 6 de Outubro, para mais uma edição onde a sustentabilidade é a palavra de ordem. Este ano, a economia de partilha é o grande tema, juntamente com a celebração do ano internacional da cooperação para a água, ano da arquitetura portuguesa e ano europeu do cidadão.

Nesta edição volta também a dar palco ao empreendedorismo, com base no concei

to de cultura colaborativa, na expectativa de ajudar a divulgar ideias e projetos como estímulo à criatividade e inovação.

Grátis

Jardim Zoológico celebra o Dia Mundial do Animal 

Dia do Animal no Jardim Zoológico de LisboaJardim Zoológico de Lisboa, 4 e 5 de outubro.

“Encontros Selvagens” com tratadores, espaços infantis com jogos e animações e 2000 animais em festa no Jardim Zoológico para celebrar o Dia do Animal.

Nos dias 4 e 5 de outubro, o Jardim Zoológico 

veste-se de cores, alegria e muitas surpresas para celebrar o Dia do Animal. Os cerca de 2000 animais de 330 espécies estão à vossa espera para comemorar este dia tão especial.

Tragam energia e boa disposição, porque a promessa do Jardim Zoológico é de dias repletos de atividades e emoções, de onde vão trazer uma mão cheia de recordações e sorrisos.

 

A Casinha de Chocolate

A Casinha de Chocolate no Centro Cultural Olga Cadaval Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra, 6 de outubro às 16h00.

A Casinha de Chocolate» é uma adaptação teatral, feita pelo Teatro Reflexo, a partir do conto dos Irmãos Grimm, que fará as delícias das crianças e também dos adultos que ainda não perderam a capacidade de sonhar.

Nesta versão da história do Teatro Reflexo é explorada a profunda relação entre os irmãos Hansel e Gretel que, contra todas as adversidades, tentarão sobreviver numa floresta, repleta de seres místicos e encantos sombrios.

Uma aventura com uma nova abordagem, personagens que ganham vida pela primeira vez numa história recheada de humor, polvilhada de muita fantasia e adocicada com canções inesquecíveis.

 

 

Pirilampos e Estrelas

Pirilampos e Estrelas- Encenação de Leitura no Teatro Maria MatosTeatro Maria Matos, Lisboa, 5 e 6 de outubro.

Dias 5 e 6 de outubro, o Teatro Maria Matos em parceira com a Associação para a Promoção Cultural e da Criança apresentam a encenação de “Pirilampos e estrelas”.

O desafio inicia-se com um convite aos ilustradores dos livros para regressarem a estas histórias e criarem um ambiente para a sua apresentação com diversos recursos visuais e objetos. Yara Kono, ilustradora do Planeta Tangerina premiada em 2010 com o Prémio Nacional de Ilustração, é a primeira convidada. É tempo de Pirilampos e Estrelas, de António Torrado, e ilustrações saírem do papel e habitarem o Teatro.

 

Festival de Observação de Aves em Sagres 

Festival de Observação de Aves em SagresVila do Bispo, Sagres, de 4 a 6 de outubro.

O maior evento dedicado às aves em Portugal irá animar a Vila de Sagres entre os dias 4 a 6 de outubro e terá atividades diversificadas e distribuídas por diversos locais da vila.

Embora a atração principal do evento sejam as aves e o enfoque sejam as saídas de campo e de barco, este ano estão também previstas saídas de campo e mini-cursos sobre outros temas como astronomia, cogumelos, borboletas noturnas, tubarões, e muito mais. Como tem sido já habitual, será igualmente possível participar em atividades de observação de golfinhos ou mesmo dar um passeio a cavalo ou na companhia de burros de carga.

 

 CENTRO

 

Sábados com Ciência em Coimbra 

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, dias 5, 12, 19 e 26 de outubro.

Se a ciência faz parte dos vossos interesses e querem passar um Sábado diferente, inscrevam-se num dos muitos ateliers que o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra tem para vocês!

Este ano, os Sábados estão em festa! Há cinco anos que o Museu prepara atividades para que as vossas tardes de Sábado sejam diferentes! Portanto, já sabem: se a ciência vos fascina não percam a oportunidade de participar nestes ateliers.

 

Viver teatro aos domingosViver Teatro aos Domingos em Leiria

Casa-Museu João Soares – Leiria, 6 de Outubro

A Casa-Museu Joao Soares recebe o Teatro a Tiracolo, com a peça “As Viagens do Zé Latão” que conta a história do Zé Latão, um ferro-velho que adora renovar tudo aquilo em que toca.  

E, embora goste muito da sua aldeia, está cansado de ver sempre as mesmas coisas. Tem várias ideias para a modificar – mas todos as acham disparatadas. Um dia resolve ir visitar um sábio, para lhe pedir que sugira uma mudança que os outros aceitem. No entanto, o que o simpático sábio e o seu divertido ajudante Barnabé lhe propõem é que, em vez disso, parta em viagem, para ver novos mundos. O Zé Latão assim faz. E as surpresas sucedem-se.  

 

 

 

Teatro Corre Mãe! Corre!CORRE MÃE! CORRE! – Teatro para toda a família

Pavilhão Municipal do Entroncamento, dia 5 de outubro

Um espetáculo popular e divertido para todas as idades, baseado na BATALHA DE ALJUBARROTA, que retrata o amor de uma mãe que tudo fará para garantir a segurança da sua família.

 

 NORTE

4ª Edição do Mercadito da CarlotaMercadito da Carlota

Hotel Sheraton no Porto, 6 de outubro, das 10h00 às 19h00.

Depois do sucesso das edições anteriores, o Mercadito da Carlota – o maior evento de moda infantil portuguesa – regressa ao Porto para a sua 4ª edição, dia 6 de outubro, no Hotel Sheraton.

À apresentação das novas coleções de outono/inverno junta ainda entretenimento e muitas atividades para as crianças.

Um programa ideal para toda a família com compras, fotografia, jogos, pinturas, workshops, babysitting e muita animação a decorrer durante todo o dia.

 Grátis

CantaStórias o Segredo da FlorestaCantaStórias – O Segredo da Floresta

Auditório Vita, Braga, 5 de outubro às 15h30.

Em digressão pelo país chega a vez de Braga receber, o CantaStórias – O Segredo da Floresta, dia 5 de outubro. Este musical vai encantar crianças e crescidos.

No CantaStórias aparecem personagens e situações diferentes: a borboleta Julieta e o seu amigo pirilampo Sarampo juntam-se em brincadeiras, a formiga Vaivém anda sempre ocupada para lá e para cá, e o coelho Botelho guarda um pirilampo na orelha. Todos esperam um presente. Entre risos e gargalhadas vão receber a melhor prenda do mundo… O que será?

Um concerto para crianças a partir de 2 anos (e recomendado a crescidos de todas as idades) mágico, cheio de rimas, sons e histórias para rir e pensar – O Segredo da Floresta que todos querem saber.

 

O Livro da Selva 

O Livro da SelvaTeatro Sá da Bandeira, Porto, domingos, durante o mês de outubro às 11h30.

Inspirado na história original de Rudyard Kipling. Pela mão de Francisco Santos e a sua equipa habitual, a Vivonstage tem o prazer de apresentar um musical que é uma celebração da amizade, da diversão e da aventura, tendo como cenário um mundo colorido e luxuriante.

Com efeitos especiais, cenários fantásticos e uma música contagiante, este musical irá seguramente deliciar toda a família!

 

Serralves Festa de Outono 2013

Festa de outono Serralves 2013Fundação Serralves, Porto, 6 de outubro das 10h00 às 19h00.

Pelo quinto ano consecutivo, Serralves apresenta a Festa do Outono para celebrar a chegada da nova estação. No dia 6 de Outubro, a partir das 10h da manhã, o Parque de Serralves está de portas abertas para receber todas as famílias e reavivar antigas tradições e costumes.

A entrada é gratuita num dia de Festa com música, teatro, contadores de histórias, cantares tradicionais, oficinas em família, percursos à descoberta da biodiversidade e muito mais.

Grátis

Domingos de contos nas Caves Taylor´s

Domingos de Contos nas Caves Taylor´sCaves de Vinho do Porto Taylor’s, Vila Nova de Gaia, 6 de outubro.

Os mais novos e as suas famílias vão ter a oportunidade de assistir à 5ª sessão de contos da temporada 2013 nas Caves de vinho do Porto Taylor´s e partilhar momentos mágicos num ambiente de grande beleza.

Esta é uma iniciativa pioneira coordenada pela narradora Clara Haddad que visa proporcionar às famílias uma manhã diferente onde o ambiente mítico dos armazéns de envelhecimento do vinho do Porto se funde com a magia de histórias muito bem contadas.

Após a sessão, as famílias podem passear pelos jardins das Caves, desfrutar de uma vista privilegiada sobre o rio Douro ou degustar vinho do Porto.

 

The Voca People no Coliseu do Porto 

The Voca PeopleColiseu do Porto, 3 de outubro às 21h30.

Não é possível resistir à musicalidade destes 8 simpáticos seres intergalácticos! Um concerto divertidíssimo para desfrutar com toda a família, dia 3 de outubro no Coliseu do Porto.

Reza a história que estes divertidos personagens são oriundos de um planeta longínquo chamado Voca, onde se comunica exclusivamente através da música e de expressões vocais. Agora, eles estão na Terra e precisam de recarregar as energias musicais para regressar a casa…

Uma viagem pelas músicas que nos ficam na cabeça, num espectáculo muito divertido e interactivo, onde se reproduzem à capela e com a ajuda do beat-box humano temas tão variados e conhecidos.

De 4 a 6 de outubro será a vez de Lisboa receber este espetáculo. Saibam, mais, aqui