Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

21 Ideias giras à borla – atividades gratuitas para toda a família

21 Ideias giras à borla – atividades gratuitas para toda a família

Sabemos que a economia das nossas famílias já viveu melhores dias. Mas também sabemos que para surpreender a pequenada não é preciso muito dinheiro!!Divertir as crianças sem gastar um tostão - País - RTP Notícias

Desfrutem das nossas ideias de atividades por todo o país que se podem fazer sem gastar um cêntimo.

Se quiserem aproveitem para ver como podem divertir-se um dia inteiro à borla como a família Pumpkin:

 

Divertir as crianças sem gastar um tostão – País – RTP Notícias

 

Faça a Rota da Biodiversidade em Monsanto.1. Faça a Rota da Biodiversidade em Monsanto.

Existem mais de 150 espécies de fauna e flora para descobrir no Parque Florestal de Monsanto, Lisboa. O percurso chama-se Rota da Biodiversidade e tem 14 km, mas pode escolher pequenos troços para percorrer a pé ou de bicicleta. Basta clicar no link abaixo e descarregar o mapa da rota e as fichas das aves, repteis, mamíferos e flora que pode encontrar.

Onde: Estrada do Barcal, Monte das Perdizes, Lisboa.

Mais Informação: Telefone: 218 170 200 | Rota da Biodiversidade de Monsanto.

 

Passe o domingo com a família em Serralves2. Passe o domingo com a família em Serralves.

O programa é o mais diversificado possível. Os temas variam entre o universo artístico, o ambiente, a biodiversidade. A entrada é gratuita no primeiro Domingo de cada mês e as crianças até aos 12 anos nunca pagam.

Onde: R. D. João de Castro, 210, Porto.

Mais Informação: Programa da AtividadesSite da Fundação Serralves.

3. Visite os Museus tutulados pela Direção-Geral do Património Cultural.

Visite os Museus tutulados pela Direção-Geral do Património CulturalNo primeiro domingo de cada mês, os 32 museus tutelados pela DGPC têm entrada gratuita. Os bilhetes podem ser solicitados no próprio dia e a lista de museus disponível pode ser consultada aqui.

Onde: Praça do Império, Lisboa.

Mais informação: Telefone: 213 620 002 | planetario.marinha.pt.

 

Experiências Eletrizantes no Museu da Eletricidade4. Experiências Eletrizantes no Museu da Eletricidade.

Nestes Museu é possível fazer pequenas experiências lúdicas e didáticas e oficinas criativas especialmente dedicadas as crianças. As exposições temporárias também costumam ser giras, e o próprio espaço da antiga Central Termo-Elétrica é mágico para os mais pequenos. A entrada é gratuita, para todos, no primeiro Domingo de cada mês, e as crianças e jovens até aos 18 anos nunca pagam.

Onde: Avenida da Brasília, Lisboa.

Mais Informação: Telefone: 210028130/90 | Fundação EDP- Museu da Eletricidade.

 

Conheçam de perto a vaca, as cabrinhas e ovelhas da Quinta Pedagógica dos Olivais5. Conheçam de perto a vaca, as cabrinhas e ovelhas da Quinta Pedagógica dos Olivais.

Na zona oriental de Lisboa, os meninos podem conhecer os animais, dar-lhes de comer e se for altura, deixar a sua chucha na árvore das chuchas (de outubro a abril encerra às 17h30, de abril até setembro, de terça a sexta, está aberto das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 19h). Ao fim de semana há sempre atividades giras e gratuitas, sujeitas apenas a inscrição prévia.

Onde: Rua Cidade de Lobito, Lisboa.

Mais Informações: Telefone: 218550930 | Quinta Pedagógica dos Olivais.

 

Descobrir o Oriente em Lisboa6. Descobrir o Oriente em Lisboa.

Podem saber mais sobre as diferentes culturas asiáticas no Museu do Oriente, com uma exposição fixa muito interessante e diferentes exposições temporárias que vale a pena visitar (sextas-feira das 18h às 22h a entrada é gratuita).

Onde: Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), Lisboa.

Mais informação: Telefone: 213585200 | Museu do Oriente.

 

7. Visitem as exposições da Gulbenkian.

Visitem as exposições da GulbenkianPodem visitar o Museu Gulbenkian e o Centro de Arte Moderna gratuitamente nos domingos, a partir das 14h.

Os gelados da esplanada no centro interpretativo dos Jardins da Gulbenkian também se recomendam, mas esses não são gratuitos. 🙂

Onde: Todos os espaços do CAM, Fundação Calouste Gulbenkian, Av. de Berna, 45 A, Lisboa.

Mais informação: CAM- Fundação Calouste  Gulbenkian | Museu Calouste Gulbenkian | Calouste Gulbenkian no facebook.

 

 Ir aos mercados e feiras de norte a sul do país8. Ir aos mercados e feiras de norte a sul do país.

De norte a sul do país decorrem vários mercadinhos e feiras para miúdos em graúdos. Por exemplo, no primeiro fim de semana de cada mês o Jardim da Estrela recebe o Mercado Crafts & Design (excepto em Janeiro), e no último fim de semana de cada mês decorre o Mercado Get Zen no Museu de Lisboa.

Fique atento às Recomendações Pumpkin.

 

Fazer um piquenique.9. Fazer um piquenique.

Piquenicar num jardim público, levando petiscos, toalha aos quadrados e cestinha de verga, e mantinhas para a sesta depois da refeição. Descubram os nossos top sítios para fazer piqueniques e receitas, ou explorem os parques por todo o país.

 

Espreitar as sugestões de atividades em Família da Pumpkin10. Espreitar as sugestões de atividades em Família da Pumpkin.

Todas as semanas e todos os meses lançamos dicas de atividades de norte a  sul do país para passar o fim- de-semana e o mês de forma divertida em família. Incluímos atividades gratuitas onde só é necessário trazer a boa disposição e a vontade de participar!!

 Mais informação: Recomendações Pumpkin.

11. Eventos Fnac para miúdos e graúdos.Eventos Fnac para miúdos e graúdos

A Fnac organiza diariamente, nas suas lojas por todo o país os mais variados eventos, desde atuações de música ao vivo, sessões de cinema, oficinas criativas, lançamentos de livros, horas do conto, exposições, e muito mais… A oferta é vasta e sempre com entrada gratuita.

Onde: Fnac por todo o país.

Mais informação: Agenda FNAC.

Conhecer Andy Warhol, Salvador Dalí, Pablo Picasso ou Francis Bacon no Museu Coleção Berardo12. Conhecer Andy Warhol, Salvador Dalí, Pablo Picasso ou Francis Bacon no Museu Coleção Berardo.

Este é um espaço museológico de referência em Lisboa, onde o visitante pode desfrutar do melhor da arte moderna e contemporânea, gratuitamente.

Aqui, é possível encontrar, tanto na mostra permanente da Coleção Berardo como no leque muito variado de exposições temporárias, obras de artistas dos mais diversos contextos culturais e variadas expressões que construíram a história da arte do último século.

Onde: Praça do Império, 1449-003 Lisboa.

Mais informação: Museu Coleção Berardo.

 

Adeus televisão, bye bye computador! Vamos ao parque respirar ar puro e arejar a cabeça13. Adeus televisão, bye bye computador! Vamos ao parque respirar ar puro e arejar a cabeça.

Há dias assim! Uma ida ao Parque faz milagres. Os miúdos adoram, e se juntarmos a esse espaço um parque infantil! Ui.. a alegria da criançada!!

As cidades oferece-nos alguns refúgios verdes por onde se pode descansar e aliviar do stress característico do dia-a-dia. Vejam, aqui, algumas opções.

Leve um livro ou boa música e enquanto eles se divertem… relaxe!!

 

Vamos ouvir uma história14. Vamos ouvir uma história?

Por todo o país as Bibliotecas Municipais têm atividades gratuitas para crianças regularmente, com horas do conto seguidas de atividades plásticas que os miúdos adoram.

Aproveitem para inscrever toda a família como leitores e poderão trazer livros para lerem em casa – um dos melhores serviços publicos que ainda temos.

Lá em casa a ida à biblioteca é uma festa, e quando viajamos de férias ou fim de semana aproveitamos sempre para explorar a biblioteca local.

Onde: Consultem o site da vossa Camara Municipal.

Mais informação: vejam na Pumpkin a programação de algumas Bibliotecas.

 

Dominguinhos no MAR Shopping15. Dominguinhos em família.

Todos os Domingos, das 11h às 12h, o Mar Shopping oferece manhãs divertidas, didáticas e diferentes às crianças entre os 3 e os 8 anos: ateliers, contos infantis, teatros de fantoche… as atividades são para todos os gostos e a programação pode ser consultada aqui.

Onde: Mar Shopping no Porto.

Mais informação: www.marshopping.com.

 

 

Lego Fun Factory16. Lego Fun Factory.

A Lego Fun Factory é um espaço gratuito e dedicado às crianças, com piscina de peças, parede de escalada, zonas de leitura, construções, videojogos e muito mais!

Mais informação: MarShopping e Dolce Vita Tejo.

 


Museu do Dinheiro17. Museu do Dinheiro.

O Museu do Dinheiro tem várias atividades super divertidas para famílias e gratuitas mediante marcação prévia.

Onde: Antiga Igreja de São Julião, Rua de S. Julião 150, 1100-150 Lisboa

Mais Informação: Telefone: 213 213 240 | Museu do Dinheiro.

18. Ler à beira do Mondego.

Ler à beira do Mondego

O espaço ” LER ao Cubo” é uma biblioteca de jardim no parque verde do Mondego.
Trata-se de um serviço gratuito que a Câmara Municipal de Coimbra, através da Biblioteca Municipal, disponibiliza e oferece a quem o visita; um espaço de leitura informal e descontraída de livros, jornais e revistas em que se pode ainda  usufruir  da paisagem  do rio mondego e do parque verde.
A funcionar entre as 14h e as 19h, aos  fins de semana e feriados, desde que as condições atmosféricas o permitam, até setembro.

Escolher um livro numa cabine telefónica19. Escolher um livro numa cabine telefónica.

A Cabine de Leitura é uma cabine telefonica convertida em mini-biblioteca, que se encontra na Praça de Londres, junto à Mexicana e que funciona das 9 às 20h, de segunda a domingo.

Conta com mais de uma centena de títulos, incluindo literatura infantil e juvenil, e promete ser um sucesso, com vários utilizadores a aderirem e com várias iniciativas de animação planeadas.

20. Há animais no Museu?

Há animais no Museu?

O Museu de São Roque convida os seus visitantes mais pequenos a descobrirem os animais que se escondem nas sua obras de arte: um cão, um camelo, um pavão, uma pomba, um pelicano, uma ovelha e um cavalo alado. Entre imagens, histórias, música e dança, as crianças vão conhecendo um conjunto de obras de arte do museu selecionadas em função dos interesses e capacidades da faixa etária em questão.

Onde: Museu de São Roque, Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa – Portugal

Mais Informação: Telefone: 213 235 444 | Museu de São Roque – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

21. Cinema gratuito em Braga.

Cinema gratuito em BragaPara dar início a 2017 da melhor maneira, o Nova Arcada lança uma campanha que leva todas as famílias ao cinema. Todos os domingos, até 26 de março, o Centro vai oferecer sessões de cinema infantil gratuitas para os seus visitantes.

Onde: Avenida de Lamas, nº 100 União de Freguesias Real, Dume e Semelhe, 4700, Braga

Mais Informação: Telefone: 253 101 880 | Nova Arcada oferece Sessões de Cinema Infantil Gratuitas!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *