Ideias de atividades gratuitas para fazer em família

Ideias giras à borla: atividades gratuitas para toda a família

ideias gratuitas família

Desfrutem das nossas ideias de atividades por todo o país que se podem fazer sem gastar um cêntimo.

Há uns anos participámos numa reportagem super gira na RTP Notícias, onde mostrámos como divertir as crianças sem gastar um tostão. As sugestões e ideias que na altura demos para se divertirem de forma gratuita em família mantêm-se atuais, e, abaixo, juntámos mais algumas que entretanto fomos descobrindo!

Sabemos que a economia das nossas famílias já viveu melhores dias, mas também sabemos que para surpreender a pequenada não é preciso muito dinheiro!

Divertir as crianças sem gastar um tostão - País - RTP Notícias

Ideias gratuitas para fazer em família, em Lisboa:

Parque Monsanto

parque florestal de monsanto

Existem mais de 150 espécies de fauna e flora para descobrir no Parque Monsanto, em Lisboa. O percurso chama-se Rota da Biodiversidade e tem 14 km, mas pode escolher pequenos troços para percorrer a pé ou de bicicleta. Basta clicar no link abaixo e descarregar o mapa da rota e as fichas das aves, repteis, mamíferos e flora que pode encontrar.

Onde: Estrada do Barcal, Monte das Perdizes, Lisboa.

Central Tejo

central tejo maat

Na Central Tejo, nome pelo qual agora chamamos o antigo Museu da Eletricidade, é possível fazer pequenas experiências lúdicas e didáticas e oficinas criativas especialmente dedicadas as crianças.

As exposições temporárias também costumam ser giras, e o próprio espaço da antiga Central Termo-Elétrica é mágico para os mais pequenos.

Agora integrada no MAAT, um dos nossos museus favoritos para crianças, a Central Tejo ganhou nova vida e toda a família Pumpkin continua a adorar por lá passar!

A entrada é gratuita, para todos, no primeiro Domingo de cada mês, e as crianças e jovens até aos 18 anos nunca pagam.

Onde: Avenida da Brasília, Lisboa.

Quinta Pedagógica dos Olivais

quinta pedagógica ideias gratuitas família

Na zona oriental de Lisboa, os meninos podem conhecer os animais, dar-lhes de comer e se for altura, deixar a sua chucha na árvore das chuchas!

A família Pumpkin já visitou e interagiu com muitos animais por lá, como o ganso “Duque” (este simpático senhor é o animal mais velho da quinta, com mais de 20 anos!), a cabra “Chiba”, a enorme vaca “Rafaela”, o burrico “Bucho”, o cavelo branco “Jagoz” e o gato “Farrusco”. Ah! É muito importante explicar às vossas abobrinhas que não é permitido dar comida aos animais, para não por em causa a dieta e saúde dos mesmos!

Além de ver todos estes animais, as crianças podem passear pela horta e pelo pomar para conhecer legumes e frutos, cheirar as ervas aromáticas no jardim e descobrir as histórias que os azulejos contam.

Podem ainda ver os espantalhos espalhados pela Quinta Pedagógica dos Olivais, brincar no relvado, na carrocinha de brincar instalada aí ao pé, e nos brinquedos existentes junto do “Passeio da Fama dos Animais”.

Ao fim de semana há sempre atividades giras e gratuitas, sujeitas apenas a inscrição prévia.

Onde: Rua Cidade de Lobito, Lisboa.

Museu do Oriente

Museu do Oriente

O Museu do Oriente em Lisboa é uma ponte entre culturas remotas.

As suas colecções de arte portuguesa e asiática são a demonstração mais elevada dos encontros históricos entre o Ocidente e o Oriente.

No mesmo sentido, as colecções que reúnem as tradições culturais da Ásia inteira são a demonstração da sua riqueza, da sua pluralidade e do seu génio, que merece ser melhor conhecido em Portugal e na Europa.

Todos os fins-de-semana existem imensas atividades para famílias e as crianças até 5 anos usufruem de entrada gratuita.

Onde: Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), Lisboa.

Lego Fun Factory

LEGO Fun Factory transforma-se em Ninjago ideias gratuitas família

A Lego Fun Factory é um espaço gratuito e dedicado às crianças, com piscina de peças, parede de escalada, zonas de leitura, construções, videojogos e muito mais!

Todos os meses é desenvolvido um novo calendário de atividades e ao longo do ano o tema principal da Lego® Fan Factory muda! Assim é certo que cada visita será sempre uma experiência única!

Fundação Calouste Gulbenkian

jardim-gulbenkian-jogo-para-exploradores-capa

Podem visitar o Museu Gulbenkian e o Centro de Arte Moderna gratuitamente nos domingos, a partir das 14h. As crianças menores de 12 anos têm sempre entrada gratuita. E, já se sabe, o Jardim é impressionante e pode ser percorrido em família sem gastarem um cêntimo, todos os dias da semana.

Os gelados da esplanada no centro interpretativo dos Jardins da Gulbenkian também se recomendam, mas esses não são gratuitos. 🙂

Onde: Fundação Calouste Gulbenkian, Av. de Berna, 45 A, Lisboa.

Museu Coleção Berardo

festas coleção berardo

O Museu Berardo é um espaço museológico de referência em Lisboa, onde podem desfrutar do melhor da arte moderna e contemporânea, gratuitamente, aos sábados.

Aqui, é possível encontrar, tanto na mostra permanente da Coleção Berardo como no leque muito variado de exposições temporárias, obras de artistas dos mais diversos contextos culturais e variadas expressões que construíram a história da arte do último século, como Marcel Duchamp, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Andy Warhol, Francis Bacon, Maria Helena Vieira da Silva ou Helena Almeida.

Consultem na agenda as do Museu do Berardo.

Onde: Praça do Império, 1449-003 Lisboa.


Museu do Dinheiro

O Museu do Dinheiro tem várias atividades super divertidas para famílias e todas elas são gratuitas, mediante marcação prévia.

Onde: Antiga Igreja de São Julião, Rua de S. Julião 150, 1100-150 Lisboa.

Cabine de Leitura

cabine leitura ideias gratuitas família

A Cabine de Leitura é uma cabine telefónica convertida em mini-biblioteca, que se encontra na Praça de Londres!

Conta com mais de uma centena de títulos, incluindo literatura infantil e juvenil, e promete ser um sucesso, com vários utilizadores a aderirem e com várias iniciativas de animação planeadas.

Espreitem o horário semanal na página da iniciativa!

Museu de São Roque

O Museu de São Roque convida os seus visitantes mais pequenos a descobrirem os animais que se escondem nas sua obras de arte: um cão, um camelo, um pavão, uma pomba, um pelicano, uma ovelha e um cavalo alado.

Entre imagens, histórias, música e dança, as crianças vão conhecendo um conjunto de obras de arte do museu selecionadas em função dos interesses e capacidades da faixa etária em questão.

A Cultura Santa Casa tem regularmente atividades gratuitas no fim de semana.

Onde: Museu de São Roque, Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa – Portugal.

Planetário Calouste Gulbenkian

Planetário Calouste Gulbenkian - Museu da Marinha

Anda comigo ver… as estrelas! Na cúpula de 23 metros do Planetário podem observar constelações, luas, planetas, nebulosas, galáxias!

A entrada é sempre livre para crianças dos 0 aos 3 anos, e no primeiro domingo de cada mês as crianças dos quatro aos 12 anos e os maiores de 65 também não pagam. Convidem os avós para um plano em família perfeito!

Ideias gratuitas para fazer em família, no Porto:

Fundação Serralves

serralves

O programa em Serralves é o mais diversificado possível. Os temas variam entre o universo artístico, o ambiente, a biodiversidade. A entrada é gratuita no primeiro Domingo de cada mês e as crianças até aos 12 anos nunca pagam.

Onde: R. D. João de Castro, 210, Porto.

Lego Fun Factory

Gotham City toma conta da LEGO Fun Factory MAR Shopping

Em Matosinhos, o LEGO® Fun Factory no MarShopping Matosinhos e no Algarve, em Almancil, o LEGO® Fun Factory no MarShopping Algarve são espaços gratuito e dedicado às crianças, com piscina de peças, parede de escalada, zonas de leitura, construções, videojogos e muito mais!

Todos os meses é desenvolvido um novo calendário de atividades e ao longo do ano o tema principal da Lego® Fan Factory muda! Assim é certo que cada visita será sempre uma experiência única!

A loja no MarShopping está temporariamente fechada, mas quando voltarem, será em grande!

Planetário do Porto

planetário do porto ideias gratuitas família

O Jogo do Sistema Solar é muito mais que um módulo interativo de gamificação! Este jogo, que parte do tradicional conceito de um jogo da glória, permite, através do lançamento de um dado gigante, andar por todo o Sistema Solar. Localizado no átrio do Planetário do Porto, está sempre preparado para vos receber.

Também podem visitar a exposição temática “Da Terra aos confins do Universo”, constituída por 14 roll-up duplos que convidam a uma viagem que tem início na Terra. A cada imagem vai aumentando a distância aproximadamente por um fator de 10, terminando em algumas das galáxias mais longínquas no Universo conhecido.

Ideias gratuitas para fazer em família, em todo o país:

Museus tutulados pela Direção-Geral do Património Cultural

Museu gratis

No primeiro domingo de cada mês, os museus tutelados pela DGPC têm entrada gratuita. Os bilhetes podem ser solicitados no próprio dia e a lista de museus disponível pode ser consultada no nosso artigo sobre monumentos e museus gratuitos!

Onde: Todo o país.

Mercados e feiras de norte a sul do país

De norte a sul do país decorrem vários mercadinhos e feiras para miúdos em graúdos. Por exemplo, no primeiro fim de semana de cada mês o Jardim da Estrela recebe o Mercado Crafts & Design (excepto em Janeiro).

Uma experiência inesquecível em Lisboa será passar pela Feira da Ladra, como hoje é conhecido o Antigo Mercado Franco, com raízes que remontam ao séc. XIII. Trata-se, por isso, da mais antiga e conhecida feira da cidade. Tem, ainda, a particularidade de, a par dos habituais feirantes, ser um local escolhido por muitos jovens para venderem o que já não usam ou as velharias da família e, assim, conseguirem algum dinheiro de bolso.

No diretório da cidade de Lisboa podem filtrar a pesquisa por “feiras e mercados” e descobrir tudo o que acontece na capital. Mesmo que nada comprem, vai ser giro viajar através dos objetos expostos!

E não nos esquecemos do resto do país: no Porto têm, por exemplo, a Feira da Vandoma e a Feira do Artesanato de Santa Catarina. No último sábado de cada vez acontece na cidade dos estudantes a Feira das Velharias de Coimbra.

Mais para sul têm também uma Feira de Velharias, esta em Portimão, onde se encontram artigos para todos os gostos e para todas as bolsas, num local aprazível, limpo e seguro.

Piqueniques

Piquenicar num jardim público, levando petiscos, toalha aos quadrados e cestinha de verga, e mantinhas para a sesta depois da refeição.

No cesto de piquenique não podem faltar talheres, guardanapos, um saco para guardarem o lixo, a toalha, e, claro, comida para vos dar muita energia! Reunimos receitas de comidas para piquenique práticas e fáceis de fazer.

Agora só falta escolherem também vosso parque de merendas favorito, nas sugestões que a Pumpkin preparou com locais por todo o país.

Parques Infantis

parque infantil parque da cerdeira

Há dias assim! Uma ida ao Parque faz milagres. Os miúdos adoram, e se juntarmos a esse espaço um parque infantil! Ui… é a alegria da criançada!!

As cidades oferecem-nos alguns refúgios verdes por onde se pode descansar e aliviar do stress característico do dia-a-dia. Com a ajuda das famílias de todo o país, preparámos um roteiro com os melhores parques infantis para crianças de Norte a Sul de Portugal.

Leven um livro ou boa música e enquanto eles se divertem… e relaxem!

Bibliotecas

biblioteca do público

Por todo o país as Bibliotecas Municipais têm atividades gratuitas para crianças regularmente, com horas do conto seguidas de atividades plásticas que os miúdos adoram.

Aproveitem para inscrever toda a família como leitores e poderão trazer livros para lerem em casa – um dos melhores serviços publicos que ainda temos.

Lá em casa a ida à biblioteca é uma festa, e quando viajamos de férias ou fim de semana aproveitamos sempre para explorar a biblioteca local.

Consultem o site da vossa Camara Municipal.

LER ao Cubo (Coimbra)

ler ao cubo ideias gratuitas família

Ler ao Cubo é um espaço de leitura ao ar livre no Parque Verde do Mondego. Funciona entre finais de abril e de setembro, exclusivamente aos sábados, domingos e feriados, sempre que as condições atmosféricas permitirem.

Ler ao Cubo é ler por puro prazer e ter o privilégio de fazê-lo à beira-rio, desfrutando livremente de livros, jornais e revistas sem necessidade de qualquer inscrição ou requisição. 

Sábados, domingos e feriados: 14h00-19h00 | agosto, 15h00-20h00(desde que as condições atmosféricas permitam).

Sugestões da Semana e Sugestões do Mês

Todas as semanas e todos os meses lançamos dicas de atividades de norte a sul do país para passarem dias super divertidos em família.

Incluímos atividades gratuitas, claro, para as quais só é necessário levar a boa disposição e a vontade de participar!

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<