Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Festival de Jardins do Funchal

Festival Jardins Funchal

No próximo dia 16 de Janeiro pelas 17 horas, terá lugar no Fórum FNAC a apresentação da 1ª edição do Festival de Jardins do Funchal, uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal com abertura prevista para Abril deste ano. O certame terá como palco o Jardim Almirante Reis e a baía do Funchal, em pleno centro histórico e turístico da cidade e irá decorrer de 13 de Abril de 2012 a 11 de Março de 2013, sendo de entrada livre e tendo como público-alvo quer a população madeirense, quer os turistas que visitam a Ilha.

Dinamizar o comércio regional no sector de jardins e espaços exteriores, criar novas oportunidades de negócio na área da jardinagem e paisagismo, promover e divulgar a qualidade ambiental da cidade do Funchal e contribuir para a animação e valorização da zona histórica da cidade são os objectivos que se pretendem alcançar com esta iniciativa.

Os candidatos interessados em divulgar os seus produtos no sector de jardins e espaços exteriores (particulares, empresas a título individual ou em associação de projectistas/comerciantes/artistas plásticos) deverão entregar as propostas para a instalação de pequenos jardins até 31 de Janeiro de 2012. A autarquia disponibilizará o espaço público livre de encargos, fornecendo água, luz, uma vedação e a vigilância. Os diversos espaços verdes a criar no Jardim Almirante Reis serão alvo de avaliação por um júri a designar, sendo a lista de classificados amplamente divulgada no final do certame, nos canais habituais da comunicação social e na página electrónica da autarquia.

Em simultâneo com o certame, a Câmara Municipal do Funchal está a organizar para o local um programa de outras actividades relacionadas com a temática de jardins, de forma a garantir um fluxo de visitantes diversificado e constante ao longo do ano.

Está ainda patente, entre os dias 13 e 22 de Janeiro, nas galerias do Centro Comercial Madeira Shopping uma exposição alusiva ao Concurso “Funchal Cidade Florida”, com um registo fotográfico dos premiados na 14ª edição, que decorreu em 2011. A autarquia pretende continuar com este certame que visa essencialmente incentivar os munícipes a manter os seus jardins, contribuindo dessa forma para a melhoria do ambiente urbano e alimentando a imagem do Funchal como Cidade Jardim.