Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Preparem o arco e o balão: os Santos chegaram e vai ser uma Diversão!

Créditos: VisitPortugal

Junho é o mês dos Santos Populares. Em homenagem a Santo António, São João e São Pedro as ruas de todo o país enchem-se com balões e arcos de papel às cores.

Há bailaricos nos pequenos largos e altares para os santos a pedir sorte. E claro, não faltam os manjericos acompanhados das tradicionais quadras.

No que toca à gastronomia é obrigatória a sardinha assada, o pão ou a broa, caldo verde e a acompanhar vinho tinto. Deixem-se levar pela folia nestes dias e entreguem-se à festa.

Conheça na Pumpkin alguns programas para celebrar os santos populares e tradições em homenagem a estes santos.

Festas em Honra de Santo António em Lisboa – 

À noite a Av. da Liberdade enche-se de público para ver desfilar as marchas de vários bairros de Lisboa.  Não faltam sardinhas assadas, música, manjericos, pão quente, vinho e festa até de manhãzinha!Santo António é o santo padroeiro da cidade de Lisboa.

No dia 12 de junho celebra-se em homenagem a este santo casamenteiro os casamentos de Santo António. Uma tradição popular da cidade de Lisboa e que faz parte desta festa.

Os mais atrevidos aproveitam para se declarar no calor da festa e oferecer um manjerico com uma quadra de amor.

Saiba, aqui, tudo sobre:


Festa Popular São João no Porto – Dias 22, 23 e 24 de junho

As Festas de São João estão quase em marcha na cidade do Porto. A contagem decrescente para a grande noite sanjoanina começa já a 25 de maio. E toda a cidade está convocada para participar numa das maiores festas de rua da Europa.

A tradição popular e o envolvimento da comunidade serão duas das premissas da programação deste ano, que terá música e músicos do Porto nos três concertos agendados para os Aliados, a 22, 23 e 24 de junho.

Saiba, aqui, tudo sobre as festas de São João no Porto:

e em Évora:

 

Festa de S. Pedro, Póvoa de Varzim,Torres Vedras,Porto Mós -Leiria – 25 de Junho a 5 de Julho 

O Dia de São Pedro celebra-se a 29 de Junho. Tal como São João e Santo António, São Pedro é um santo popular, o ultimo a ser celebrado, e portanto a ultima oportunidade para participar num arraial popular: uma experiência a não perder, pelo menos uma vez por ano.

São Pedro celebra-se um pouco por toda a parte, mas tem especial expressão na Póvoa do Varzim, em Torres Vedras e em Porto Mós, próximo de Leiria, entre outras localidades.

Saiba, aqui, tudo sobre as festas de São Pedro :

 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *