Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Escolha para os seus filhos as férias que lhe dão férias

Escolha seus filhos as férias lhe dão férias

Campos de férias e Actividades para os tempos livres

Começa agora o descanso de Verão para milhares de crianças e jovens. E são quase três meses! Pelo menos para os miúdos. Os pais é que não ficam muito descansados. Para a maioria dos pais, as férias dos seus filhos são bem maiores do as suas. É principalmente por essa razão que começa a busca de actividades para os tempos livres e campos de férias.

Num contexto de grande oferta, a escolha não é fácil para os pais. Sobretudo porque é extremamente importante para os pais deixarem os seus filhos em lugares de confiança.

Considerámos como campos de férias aqueles que oferecem pernoita e actividades para os tempos livres aquelas em que as crianças vêm dormir a casa. E há-os para todos os gostos e carteiras.

Os campos e  actividades podem e devem despertar vocações ou aperfeiçoar conhecimentos. As emoções do rappel, surf ou de andar a cavalo? Cozinhar, dançar ou representar? Algo mais cultural? Campos de Férias ou Actividades para os tempos livres, é só escolher na Pumpkin.

Quando se trata de um Campo de Férias e  Actividades para os tempos livres, um pai deve pedir para ser informado sobre:

  • as várias componentes do programa e o projecto pedagógico, 
  • o regulamento, 
  • a cobertura do seguro, 
  • o número de monitores por criança 
  • e o número de refeições diárias (se tiver pernoita deve ter no mínimo 4 refeições).

Tem de haver uma preocupação de quem organiza actividades de tempos livres, ainda mais num campo de férias, de garantir que a socialização corra da melhor forma. Por muito que se goste das actividades, o que as crianças lembram mais tarde são as amizades que fizeram. Por isso, é também importante que no início do campo se realizem actividades que promovam o convívio e o conhecimento mútuo.

Deverá haver um equilíbrio também entre a componente lúdica-desportiva e a lúdica-intelectual. É também indicado que as actividades sejam mais intensas durante a manhã e mais calmas à tarde.

Os campos de férias e  actividades de tempos livres são excelentes também para se adquirirem hábitos biológicos, sociais e culturais mais saudáveis e ganharem responsabilidade e autonomia pela vivência dentro das regras próprias de uma comunidade. Há miúdos que vêm a comer a sopa, quando antes não o faziam, e outros a fazer a cama.  E isso significa algumas férias para os pais também.