No dia de S. Martinho, em casa ninguém me apanha. Vou beber jeropiga e comer boa castanha!
Conhecem a lenda de São Martinho?? E o significado da expressão “Verão de São Martinho”?? Aqui ficam as nossas sugestões para que fiquem a conhecer o significado deste dia.
Deixem- se levar pela tradição, porque em dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho.
Vejam as nossas sugestões por região: LISBOA- Região Sul | PORTO- Região Norte | COIMBRA- Região Centro
LISBOA- Região Sul
Celebração do Magusto no Parque de Monserrate
Parque de Monserrate, Sintra, 10 de novembro.
A 10 de novembro, e com a proximidade do Dia de S. Martinho, celebra-se o Magusto no Parque de Monserrate, com a encenação da lenda de S. Martinho e com as tradicionais castanhas assadas.
Assistam à encenação da lenda de S. Martinho e delicie-se no final com as castanhas assadas, típicas desta data festiva. Não percam ainda a oportunidade de passear no jardim de Monserrate e apreciar a beleza da paisagem de Outono, onde se destaca a presença de magníficos castanheiros centenários.
A Família Castanha
Museu da Marioneta, Lisboa, 24 de novembro às 10h00.
O Museu da Marioneta de Lisboa apresenta, domingo, 24 de novembro a oficina para famílias “A Famílias Castanha”. Esta atividade desenvolve-se no âmbito das Manhã Criativa | Atelier para famílias deste Museu.
O magusto é uma festa popular, onde toda a família se reúne à volta da fogueira à espera de comer castanhas assadas. Nesta manhã criativa vamos criar várias personagens a partir de castanhas e contar uma história.
Magusto de Telheiras
Praceta junto à ART e ao Centro Comunitário, Telheiras, 9 de novembro.
Em 2013 Telheiras volta a celebrar o S. Martinho com uma festa para toda a comunidade, com inúmeras atividades para toda a família.
As castanhas vão marcar presença, bem como um conjunto de atividades realizadas pelas instituições organizadores ou por outros parceiros.
Actividades para crianças, música, dança, bicicletas! E, como não podia deixar de ser, muitas castanhas! Aproveitem também para ficar a conhecer melhor algumas das instituições do bairro e os seus parceiros.
Dia de São Martinho no Zoo de Lagos
Zoo de Lagos, 10 de novembro.
O Zoo de Lagos irá celebrar o Dia de São Martinho no dia 10 de Novembro. Durante o dia teremos uma fogueira e vários jogos a decorrer na Quintinha. Castanhas quentinhas não irão faltar!
Se as condições climáticas forem desfavoráveis teremos de cancelar as atividades, mas haverá sempre castanhas quentinhas para aquecer o dia!
Quentes e Boas Quentinhas em Oeiras
Largo 5 de Outubro, Centro histórico de Oeiras, 11 de novembro.
No próximo dia 11 de Novembro, a Câmara Municipal de Oeiras juntamente com a Associação de Comerciantes e Empresários do Concelho de Oeiras e Amadora vão realizar as Festas de São Martinho, no Largo 5 de Outubro, no Centro Histórico de Oeiras.
O evento procura promover a revitalização e atratividade deste núcleo histórico, assim como, a sua doçaria regional. À semelhança dos anos anteriores serão oferecidas castanhas à população de Oeiras durante todo o evento que decorre entre as 11h00 e as 22h00.
Jardim de infância “A Belourinha” em Sintra, 9 de novembro.
A Associação Pais em Rede vai comemorar o seu 5.º aniversário. Para celebrar esta data organizou um magusto para todas as famílias, sábado, dia 9 de novembro às 12h00.
Um momento de partilha e convívio que não vão querer perder!
Castanhas quentinhas e gratuitas, uma oferta Vodafone
Lisboa, de 5 até 8 de novembro das 12h00 às 19h00.
De 5 a 8 de novembro das 12h00 às 19h00 toda a família pode provar estas castanhas em Alvalade, nas Amoreiras, na Praça Marquês de Pombal, no Chiado, no Campo Pequeno e na Praça Duque de Saldanha.
COIMBRA- Região Centro
Golegã, de 1 a 11 de novembro.
A Golegã volta a ser o palco da uma das feiras mais tradicionais do país. De 1 a 11 de novembro, na Feira Nacional do Cavalo a Golegã recebe criadores de cavalos, provas desportivas e atividades destinadas aos profissionais, amadores ou simples curiosos do mundo equestre.
É a feira em que o país tradicional, rural e marialva se passeia ao longo do renovado picadeiro do largo do Arneiro e dos principais arruamentos da típica vila ribatejana, e que ao longo de dez dias continuar a provar que ainda não viu a sua tradição esmorecer.
A aventura da castanha e do medronho
No âmbito do projeto “Contos e ciências – Barquinha de vivências”, a Biblioteca da Escola Ciência Viva, de Vila Nova da Barquinha apresenta “a aventura da castanha e do medronho.
Uma atividade para crianças dos 4 aos 8 anos para celebrarem o magusto de uma forma divertida!
Feira do Mel e da Castanha
De 8 a 10 de novembro, decorrerá no Parque Municipal de Exposições da Lousã a XXIVª Feira do Mel e da Castanha.
O Mel é o rei da Feira, e a castanha a rainha! Por estes as famílias podem assistir nesta Feira a diversas atividades. Mostras gastronómicas, animação, montaria, caminhadas, tasquinhas, e claro muito mel e castanhas.
Venham com toda a família e amigos conhecer esta Feira.
Canções à Lareira- Concerto para bebés
Chegou o Inverno, e com ele o frio e a chuva.
Os bebés gostam por isso mais de ficar em casa a ouvir histórias.
Contadas e cantadas.
Hoje as lareiras são outras, mas muitas das canções continuam as mesmas. E como sabe bem ouvir e cantar à lareira, especialmente se houver uma avó por perto. Neste concerto os intérpretes Musicalmente vão convidar todos os acompanhantes adultos dos bebés a evocar memórias das canções da intimidade e conforto do lar.
Hora do Conto na Fnac Viseu
Quantos mundos existem entre as páginas de um livro? Quantos amigos podem fazer ao ler um capítulo? Descubram histórias que nunca imaginaram serem possíveis.
A Hora do Conto pretende desenvolver nas crianças o gosto pela leitura e pelos livros que aqui se dão a conhecer.
Porto- Região Norte
Museu de Santa Maria de Lamas, de 2 a 11 de novembro.
Queres saber quem foi S. Martinho e o que fez?!
Vem até ao Museu e através de um teatro de fantoches – no qual terás também um papel muito importante – fica a conhecer o porquê desta festa!
No final, podes ainda participar na oficina “quem quer quentes e boas, quentinhas!”
Com esta iniciativa, pretendemos valorizar o património cultural oral e explorar a origem desta tradição popular. Ainda estás a tempo de participar.
Parque Biológico de Gaia, 9 novembro.
Sábado, 9 de novembro, há colheita de castanhas e magusto no Parque biológico de Gaia. Venham com a família e amigos celebrar um magusto tradicional.
Apanhem as castanhas e participem na recriação de um magusto tradicional. As castanhas são assadas numa fogueira à volta da qual se toca, canta e dança ao som de músicas tradicionais, acompanhadas de alguns jogos e muitas brincadeiras. Traga as suas castanhas.
Castanhas quentinhas e gratuitas, uma oferta Vodafone
O Porto recebe castanhas quentinhas e gratuitas numa iniciativa da Vodafone.
De 12 a 15 de novembro das 12h00 às 19h00 toda a família pode provar estas castanhas na Avenida da Boavista no dia 12 (em frente ao Edifício Vodafone) e até dia 15 em frente à Loja da Vodafone na Rotunda da Boavista, na Estação de Metro da Casa da Música, no Hospital de S. João, na Loja do Cidadão e na Rotunda da Circunvalação.
Tons de Outono no Visionarium
O Visionarium celebra as cores e os sabores de outono, domingo, 10 de novembro, num evento que convida as famílias a uma viagem pelas tradições que marcam esta belíssima época do ano.
Juntam-se ao programa a descoberta da química presente nos maravilhosos doces de fruta da época, aos quais aliamos a apetitosa broa de milho e o fabrico do vinho. Pela mão da ciência vamos ainda descobrir a que se deve a alteração das cores na folhagem, conhecendo as variadíssimas espécies vegetais que habitam nos nossos jardins e mata.
A Festa termina com mais uma tradição: a fogueira do Magusto convida todos participantes a deliciarem-se com as castanhas assadas à moda dos nossos antepassados.
Magusto na Selva
O Zoo Santo Inácio vai comemorar o dia de S. Martinho, dia 10 de Novembro, domingo, com um Magusto selvagem onde as castanhas e muita animação, não vão faltar!!
Junte a família e os amigos e dê um passeio na selva! Aprecie, em amplos espaços verdes e em ambientes concebidos de forma a recriar as condições dos habitats de origem, os cerca de mil animais de trezentas espécies.
Complete a sua visita, assistindo à divertida alimentação dos Pinguins. No final, haverá castanhas quentinhas para todos!
Este artigo foi útil para si?