Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Atividades para as crianças e em família no mês de outubro

Atividades as criancas família mês outubro

E com o cair das primeiras folhas… entrámos em Outubro.

É tempo de ir ao armário buscar as galochas, os casaquitos, e os guardas chuvas pois o vento e a chuva vêm nos visitar.

Neste mês chegam os figos, as romãs, as nozes e as castanhas… chegam também às tardes deliciosas passadas em casa, enrolados numa manta, a deliciarmo-nos com um chocolate quente.

Outubro chegou e traz consigo a promessa de dias recheados de atividades para toda a família! 

 

Vejam as nossas sugestões por região: NORTE | CENTRO |SUL

SUL

Greenfest `13

Greenfest`13Centro de Congressos do Estoril, de 3 a 6 de outubro.

O GREENFEST regressa ao Centro de Congressos do Estoril, de 3 a 6 de Outubro, para mais uma edição onde a sustentabilidade é a palavra de ordem. Este ano, a economia de partilha é o grande tema, juntamente com a celebração do ano internacional da cooperação para a água, ano da arquitetura portuguesa e ano europeu do cidadão.

Nesta edição volta também a dar palco ao empreendedorismo, com base no conceito de cultura colaborativa, na expectativa de ajudar a divulgar ideias e projetos como estímulo à criatividade e inovação.

Grátis

Dia D é para Descobrir- Fundação Calouste Gulbenkian

Dia D é para Descobrir- Fundação Calouste Gulbenkian

A 5 de outubro, o Dia D celebra o lançamento da nova temporada 2013/14 DESCOBRIR – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura.Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 5 de outubro.

A programação para este dia é variada e para todas as idades: inclui algumas atividades de sucesso garantido, mas também visitas, oficinas, jogos e outras iniciativas inéditas, concebidas propositadamente para esta ocasião, a preços especiais.

 

 

Jardim Zoológico celebra o Dia Mundial do Animal 

Dia do Animal no Jardim Zoológico de LisboaJardim Zoológico de Lisboa, 4 e 5 de outubro.

“Encontros Selvagens” com tratadores, espaços infantis com jogos e animações e 2000 animais em festa no Jardim Zoológico para celebrar o Dia do Animal.

Nos dias 4 e 5 de outubro, o Jardim Zoológico veste-se de cores, alegria e muitas surpresas para celebrar o Dia do Animal. Os cerca de 2000 animais de 330 espécies estão à vossa espera para comemorar este dia tão especial.

Tragam energia e boa disposição, porque a promessa do Jardim Zoológico é de dias repletos de atividades e emoções, de onde vão trazer uma mão cheia de recordações e sorrisos.

 

A Casinha de Chocolate

A Casinha de Chocolate no Centro Cultural Olga Cadaval Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra, 6 de outubro às 16h00.

A Casinha de Chocolate» é uma adaptação teatral, feita pelo Teatro Reflexo, a partir do conto dos Irmãos Grimm, que fará as delícias das crianças e também dos adultos que ainda não perderam a capacidade de sonhar.

Nesta versão da história do Teatro Reflexo é explorada a profunda relação entre os irmãos Hansel e Gretel que, contra todas as adversidades, tentarão sobreviver numa floresta, repleta de seres místicos e encantos sombrios.

Uma aventura com uma nova abordagem, personagens que ganham vida pela primeira vez numa história recheada de humor, polvilhada de muita fantasia e adocicada com canções inesquecíveis.

 

Monster High Experience- Uma Exposição Horripilante 

Monster High Experience- Exposição no Pavilhão de Portugal Pavilhão de Portugal, Lisboa, a partir de 5 de outubro.

Monster High Experience é uma exposição “horripilante” para visitar em fámilia, de outubro a dezembro, no Pavilhão de Portugal, repleta de assustadoras experiências, assombrosas sensações, “fantasmagóricas” emoções e que engloba, ainda, uma exposição única das famosas monstrinhas. 

No Pavilhão de Portugal, toda a família vai poder entrar no mundo Monster High e ver de perto as vossas personagens preferidas. Vão poder dançar, cantar, brincar e muito mais em momentos únicos nunca antes possíveis. No final, não se esqueçam de partilhar os vossos desejos mais secretos na Parede dos Desejos!

 

 

 

O Bairro do Panda está de volta

Pavilhão de Portugal, Lisboa, a partir de 5 de outubro.

Depois de um enorme sucesso no inicio do ano, o Bairro do Panda volta ao Pavilhão de Portugal com mais surpresas. Venham ao Bairro do Panda conhecer todas as personagens da série preferida dos miúdos!

 

Doclisboa está de volta

Doclisboa'13

Lisboa, de 24 de Outubro a 3 de Novembro

O Doclisboa está de volta com mais filmes, ateliers e debates pensados para o público mais jovem. A 11ª edição do festival de documentários decorre este ano de 24 de Outubro a 3 de Novembro.

 

 

 

 

Lisbon Kids Market 

Lisbon Kids Market

Hotel Pestana Palace, Lisboa, 26 e 27 de outubro, a partir das 10h00.

O Lisbon Kids Market, nos dias 26 e 27 de Outobro, no Hotel Pestana Palace em Ajuda, reúne no mesmo espaço puericultura, moda infantil e diversão para crianças no mesmo espaço. 

Ideal para toda a família, o Lisbon Kids Market pretende agradar os pais e os filhos disponibilizando um leque de atividades bastante variado: desfiles, exposições, peças de teatros, workshops, brincadeiras ao ar livre, entre muitas outras coisas.

Para além de ser um evento dedicado à família, à moda e à diversão, o Lisbon Kids Market em Ajuda irá assumir mais uma vez, a vertente de Responsabilidade Social. A totalidade do valor doado na entrada do evento irá reverter para a associação: Corações com Coroa. 

 

Big Bang | Festival de Música e Aventura para Crianças 

Big Bang- Festival de Música e Aventura para CriançasCCB, Fábrica das Artes, Belém, dias 18 e 19 de outubro. 

O Festival Big Bang regressa, dias 18 e 19 de outubro, na sua quarta edição portuguesa. Esta será uma viagem aliciante, de descoberta partilhada, para crianças entre os 4 e os 12 anos e os adultos que as acompanham.

Este festival parte de uma iniciativa da Zonzo Compagnie e visa a criação de uma plataforma de encontro de compositores, músicos, performers e dos seus projetos de criação, tanto portugueses como europeus em geral, de forma a estimular e contribuir para o desenvolvimento da produção e apresentação de música não comercial para crianças.

 

Pirilampos e Estrelas

Pirilampos e Estrelas- Encenação de Leitura no Teatro Maria MatosTeatro Maria Matos, Lisboa, 5 e 6 de outubro.

Dias 5 e 6 de outubro, o Teatro Maria Matos em parceira com a Associação para a Promoção Cultural e da Criança apresentam a encenação de “Pirilampos e estrelas”.

O desafio inicia-se com um convite aos ilustradores dos livros para regressarem a estas histórias e criarem um ambiente para a sua apresentação com diversos recursos visuais e objetos. Yara Kono, ilustradora do Planeta Tangerina premiada em 2010 com o Prémio Nacional de Ilustração, é a primeira convidada. É tempo de Pirilampos e Estrelas, de António Torrado, e ilustrações saírem do papel e habitarem o Teatro.

 

Festival de Observação de Aves em Sagres 

Festival de Observação de Aves em SagresVila do Bispo, Sagres, de 4 a 6 de outubro.

O maior evento dedicado às aves em Portugal irá animar a Vila de Sagres entre os dias 4 a 6 de outubro e terá atividades diversificadas e distribuídas por diversos locais da vila.

Embora a atração principal do evento sejam as aves e o enfoque sejam as saídas de campo e de barco, este ano estão também previstas saídas de campo e mini-cursos sobre outros temas como astronomia, cogumelos, borboletas noturnas, tubarões, e muito mais. Como tem sido já habitual, será igualmente possível participar em atividades de observação de golfinhos ou mesmo dar um passeio a cavalo ou na companhia de burros de carga.

 

  

 CENTRO

Barriga da Baleia

Barriga de BaleiaCine-Teatro S. Pedro, Abrantes, 12 de outubro às 10h00.

Esta pequena epopeia marítima de desenhos luminosos, objetos manipulados e canções, conta a história de Sari, uma menina de quatro anos que, cansada de esperar que os pais acordem, decide ir sozinha até à praia. Lá encontra Azur, mas é imediatamente engolida por uma grande onda que a leva pelo mar adentro, até à boca escancarada de uma baleia.

Lá dentro, a solidão reina, apesar dos bichos estranhos que habitam entre os dentes grandes e de um velho, muito velho que conta quantos peixes tem o mar. Vale-lhe, então, o engenhoso Azur que, vazando a água do oceano para dentro de um grande buraco, a consegue libertar.

Mas que será feito agora da baleia e daqueles peixes, sem uma pinga de água para nadar?

 

Uma Casinha que Toca

Uma Casinha que Toca- Concertos para bebésTeatro Miguel Franco, Leiria, 13 de outubro.

Outubro é mês de Jazz nos Concertos para Bebés.

Ali bem no centro da nossa sala de estar, onde bebés se cruzam com os intérpretes músicos e bailarinos, nasce uma casinha de madeira. Uma casinha toda feita de um preto brilhante, mas recheada de estrelas cadentes muito luminosas.

Quem lá vive é o Mário. O amigo Mário Laginha que gosta muito de tocar piano (piano é nome  desta casinha inventada há muitos anos por um senhor chamado Bartolomeo Cristofori).

Imaginem que o Mário escolheu alguns dos seus temas mais bonitos para tocar neste concerto dedicado aos maiores especialistas a ouvir: os bebés.

 

14ª Festa do Cinema Francês14ª Festa do Cinema Francês

Lisboa, Almada, Coimbra, Beja, Faro, Guimarães e Porto, 10 de Outubro a 10 de novembro

A Festa do Cinema Francês regressa a Portugal, pela 14ª vez, organizada pelo Institut Français du Portugal. Esta 14ª edição arranca em Lisboa, seguindo depois para outras sete cidades do nosso país.

 

 

Vaivém Oceanário chega ao Fundão 

O Vaivém do Oceanário no FundãoFundão, de 22 a 27 de outubro.

O Oceanário de Lisboa não para! O Vaivém Oceanário, a carrinha de divulgação da missão, parte à conquista de Portugal. Percorrendo o país de lés a lés, o Vaivém oferece experiências educativas originais que alertam para a necessidade de conservar a natureza.

Este ambicioso projeto de educação ambiental visa chegar a todos os públicos, de todas as idades. A consciencialização das populações para a proteção do património natural e para a alteração de comportamentos, face ao meio ambiente, é o grande objetivo deste projeto de responsabilidade social do Oceanário.

Grátis

Sábados com Ciência em Coimbra 

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, dias 5, 12, 19 e 26 de outubro.

Se a ciência faz parte dos vossos interesses e querem passar um Sábado diferente, inscrevam-se num dos muitos ateliers que o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra tem para vocês!

Este ano, os Sábados estão em festa! Há cinco anos que o Museu prepara atitividades para que as vossas tardes de Sábado sejam diferentes! Portanto, já sabem se a ciência vos fascina não percam a oportunidade de participar nestes ateliers.

 

Coimbra a Bombar- Música na Cidade 

Coimbra a Bombar- Música na CidadePraça 8 de Maio, Coimbra, 1 de outuro, a partir das 10h00.

No dia 1 de Outubro, a cidade de Coimbra vai-se encher de música na Praça 8 der Maio.

A APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra organiza, o «Coimbra a Bombar – Música na Cidade», uma iniciativa que assinalará o Dia Internacional da Música em vários locais da cidade. Este evento pretende promover a música como expressão artística e potenciadora da inclusão social e da animação cultural.

Grátis

 NORTE

4ª Edição do Mercadito da CarlotaMercadito da Carlota

Hotel Sheraton no Porto, 6 de outubro, das 10h00 às 19h00.

Depois do sucesso das edições anteriores, o Mercadito da Carlota – o maior evento de moda infantil portuguesa – regressa ao Porto para a sua 4ª edição, dia 6 de outubro, no Hotel Sheraton.

O Mercadito da Carlota é um evento de cariz solidário que reúne as maiores marcas nacionais de roupa e acessórios para bebé e criança.

À apresentação das novas coleções de outono/inverno junta ainda entretenimento e muitas atividades para as crianças.

Um programa ideal para toda a família com compras, fotografia, jogos, pinturas, workshops, babysitting e muita animação a decorrer durante todo o dia.

 

CantaStórias o Segredo da FlorestaCantaStórias – O Segredo da Floresta

Auditório Vita, Braga, 5 de outubro às 15h30.

Em digressão pelo país chega a vez de Braga receber, o CantaStórias – O Segredo da Floresta, dia 5 de outubro. Este musical vai encantar crianças e crescidos.

No CantaStórias aparecem personagens e situações diferentes: a borboleta Julieta e o seu amigo pirilampo Sarampo juntam-se em brincadeiras, a formiga Vaivém anda sempre ocupada para lá e para cá, e o coelho Botelho guarda um pirilampo na orelha. Todos esperam um presente. Entre risos e gargalhadas vão receber a melhor prenda do mundo… O que será?

Um concerto para crianças a partir de 2 anos (e recomendado a crescidos de todas as idades) mágico, cheio de rimas, sons e histórias para rir e pensar – O Segredo da Floresta que todos querem saber.

 

O Livro da Selva 

O Livro da SelvaTeatro Sá da Bandeira, Porto, domingos, durante o mês de outubro às 11h30.

Inspirado na história original de Rudyard Kipling. Pela mão de Francisco Santos e a sua equipa habitual, a Vivonstage tem o prazer de apresentar um musical que é uma celebração da amizade, da diversão e da aventura, tendo como cenário um mundo colorido e luxuriante.

Com efeitos especiais, cenários fantásticos e uma música contagiante, este musical irá seguramente deliciar toda a família!

 

Serralves Festa de Outono 2013

Festa de outono Serralves 2013Fundação Serralves, Porto, 6 de outubro das 10h00 às 19h00.

Pelo quinto ano consecutivo, Serralves apresenta a Festa do Outono para celebrar a chegada da nova estação. No dia 6 de Outubro, a partir das 10h da manhã, o Parque de Serralves está de portas abertas para receber todas as famílias e reavivar antigas tradições e costumes.

A entrada é gratuita num dia de Festa com música, teatro, contadores de histórias, cantares tradicionais, oficinas em família, percursos à descoberta da biodiversidade e muito mais.

Grátis

Domingos de contos nas Caves Taylor´s

Domingos de Contos nas Caves Taylor´sCaves de Vinho do Porto Taylor’s, Vila Nova de Gaia, 6 de outubro.

Os mais novos e as suas famílias vão ter a oportunidade de assistir à 5ª sessão de contos da temporada 2013 nas Caves de vinho do Porto Taylor´s e partilhar momentos mágicos num ambiente de grande beleza.

Esta é uma iniciativa pioneira coordenada pela narradora Clara Haddad que visa proporcionar às famílias uma manhã diferente onde o ambiente mítico dos armazéns de envelhecimento do vinho do Porto se funde com a magia de histórias muito bem contadas.

Após a sessão, as famílias podem passear pelos jardins das Caves, desfrutar de uma vista privilegiada sobre o rio Douro ou degustar vinho do Porto.

 

The Voca People no Coliseu do Porto 

The Voca PeopleColiseu do Porto, 3 de outubro às 21h30.

Não é possível resistir à musicalidade destes 8 simpáticos seres intergalácticos! Um concerto divertidíssimo para desfrutar com toda a família, dia 3 de outubro no Coliseu do Porto.

Reza a história que estes divertidos personagens são oriundos de um planeta longínquo chamado Voca, onde se comunica exclusivamente através da música e de expressões vocais. Agora, eles estão na Terra e precisam de recarregar as energias musicais para regressar a casa…

Uma viagem pelas músicas que nos ficam na cabeça, num espectáculo muito divertido e interactivo, onde se reproduzem à capela e com a ajuda do beat-box humano temas tão variados e conhecidos.

De 4 a 6 de outubro será a vez de Lisboa receber este espetáculo. Saibam, mais, aqui

 

 

 

 

Oporto Kids Market

Palacete Pinto Leite, 19 e 20 de Outubro

Ideal para toda a família, o Oporto Kids Market pretende agradar aos pais e aos filhos disponibilizando um leque de atividades bastante variado: desfiles, exposições, peças de teatros, workshops, brincadeiras ao ar livre, entre muitas outras coisas.

 

Panhard&Levassor: a aventura do 1º automóvel em Portugal

Panhard&Levassor: A aventura do 1º automóvel em Portugal Museu dos Transportes e Comunicações, Porto, a partir de 12 de outubro.

Na especial companhia do Mecânico Teixeira reviva as peripécias da viagem inaugural do primeiro automóvel em Portugal.

Adquirido em Paris pelo IV Conde de Avilez, o Panhard&Levassor entra em Portugal a 12 de outubro de 1895. Pela novidade e estranheza do engenho a Alfândega de Lisboa aplica-lhe a taxa de Locomobile – Máquina Movida a Vapor.

Mas a maior surpresa estava guardada para a sua primeira viagem! Visite o Museu e conheça muitos outros modelos históricos que protagonizaram a história do automóvel ao longo do século XX.