Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Atividades para as crianças e em família no mês de novembro

Atividades as criancas família mês novembro

Novembro chegou! E para colorir estes dias de chuvita tão “cinzentões”, a Pumpkin sugere atividades divertidas para toda a família!!

Cinema, teatro, hora do conto, oficinas criativas, aventuras num palácio, ópera e tantas coisas mais… novembro promete!

Tudo para enfrentarem este frio com muita diversão!!!

 

 

 

Vejam as nossas sugestões por região: NORTE | CENTRO |SUL

SUL

Branca de Neve no Gelo Branca de Neve no Gelo

Portimão Arena, 23 de novembro às 16h00.

Num reino fantástico de alegria e cor, vivia com o seu pai uma linda princesa de cabelos negros e branca como a neve. Todos eram felizes até à chegada de uma misteriosa mulher que consegue cativar o amor do Rei. A sua inveja e maldade vão levar a que Branca de Neve viva peripécias e aventuras inimagináveis na companhia de alguns novos amigos.

Baseado na célebre obra infantil Branca de Neve, este espetáculo promete uma versão arrojada e moderna onde se combinam várias áreas artísticas aliadas à patinagem no gelo. 

Espetáculo também disponível para escolas. Vejam, aqui, toda a informação.

 

Zon Kids Cinema Festival em Lisboa Zon Kids Cinema Festival em Lisboa

Amoreiras Shopping Center, Lisboa, 23 e 24 de novembro.

Está de volta o primeiro festival de cinema inteiramente dedicado aos mais novos. O ZON Kids Cinema Festival, organizado pelo jornal Destak com o apoio da ZON, regressa em novembro pelo 5º ano consecutivo e promete encher as salas de cinema do Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, com muita animação, filmes e surpresas. 

É um fim-de-semana cheio de magia, onde podem divertir-se em família assistindo a filmes infantis e participando em diversos ateliês e workshops. Existem diversas atividades como pinturas faciais, teatros, modelagem de balões, danças criativas, insufláveis, jogos didáticos, entre muitos mais! Pretende-se assim promover o conhecimento sobre o cinema e outras artes, bem como explorar a criatividade de toda a família.

 

As Mulherzinhas 

As Mulherzinhas por Grupo de Teatro Infantil AnimArte Centro Cultural da Malaposta, Odivelas, 30 de novembro e 1 de dezembro.

Mulherzinhas é considerado um dos primeiros romances realistas escrito para adolescentes. Este clássico da literatura juvenil é baseado na vida da própria autora, Louisa May Alcott, e conta a história de quatro irmãs que vivem nosEstados Unidos da América durante o período da Guerra Civil Americana, ou Guerra de Secessão.

Com momentos musicais, coreografias, e sorrisos, Mulherzinhas promete ser um espetáculo para toda a família, com esperança de um amanhã melhor, ideal para a época natalícia.

 

Doclisboa está de volta

Doclisboa'13

Lisboa, até 3 de novembro.

O Doclisboa está de volta com mais filmes, ateliers e debates pensados para o público mais jovem. A 11ª edição do festival de documentários decorre este ano de 24 de Outubro a 3 de Novembro.

O Doclisboa propõe repensar o Documentário nas suas implicações e potencialidades: o cinema apresenta-se aqui como uma prática que permite encontrar novos modos de pensar e agir no mundo, assumindo desta forma uma liberdade que supõe uma íntima implicação entre o artístico e o político.

O que procura é dar a ver filmes que eventualmente nos ajudarão a compreender o mundo em que vivemos e a encontrar nele possíveis forças de mudança.

 

Oficina de escrita e de expressão dramática- De Caras

Oficina de escrita e de expressão dramática- Pato LógicoBiblioteca Municipal dos Coruchéus, Lisboa, 9 de novembro às 15h30.

Estes senhores mudam de cara como quem muda de página. Têm bocas, sobrancelhas, cabelos ou queixos de todos os tamanhos e feitios. E se tentássemos perceber o que há por detrás de cada cara?

Através da escolha de uma personagem, imaginaremos um dia da sua vida até ao momento em que ficaram com a expressão impressa no livro. Uma oficina de escrita e teatro, com exercícios de criatividade. Que histórias haverá para criar?

 

Pequenos Grandes Chefs Orientais- Workshop para famílias no Museu do Oriente  Pequenos Grandes Chefs Orientais

Museu do Oriente, 2 de novembro às 10h30.

O Museu do Oriente apresenta o workshop para famílias “Pequenos Grandes Chefs Orientais”. Esta oficina acontece dia 2 de novembro no Museu.

Num contexto de diversão e partilha em família, esta oficina propõe a adopção de hábitos alimentares saudáveis, partindo da experimentação de novos sabores e misturando paladares asiáticos.  Vamos arregaçar as mangas e cozinhar um menu atractivo e nutritivo, digno de um qualquer palácio imperial oriental! Preparados?  

 

Cinema Para Todos

Cinema para Todos no CCBEspaço Fábrica das Artes, Centro Cultural de Belém, 1 e 2 de novembro.

O CCB / Fábrica das Artes associa-se à Zero em Comportamento (organizadora do IndieJunior) na apresentação de um programa mensal de cinema infantil.

Através destes pequenos filmes de animação, pretende-se dar a conhecer às crianças outras realidades, outras línguas e técnicas diferentes daquelas que veem na televisão ou no cinema comercial. No final das sessões, dar-se-á espaço às crianças para falarem sobre os filmes que viram, incentivando assim a reflexão sobre aquilo a que acabaram de assistir e também alimentando a noção da importância de ouvirmos a opinião dos outros para formarmos a nossa.

 

Cão e Gato- Leitura Encenada

Cão e Gato- Leituras Encenadas no Teatro Maria Matos Teatro Maria Matos, 2 e 3 de novembro.

Um cão e um gato que partilham mais do que a mesma cama são o ponto de partida desta história de António Torrado sobre identidades, diferenças e semelhanças.

Um intérprete trará à vida a história a partir dos elementos visuais criados por ele. Dedicado às famílias ao fim de semana, este projeto não se cinge às quatro paredes do Teatro e está disponível para ser apresentado nas escolas, mediante marcação.

 

Atelier Quantas Histórias Cabem no Som?

Quantas Histórias Cabem no Som- Atelier na Cinemateca Júnior Cinemateca Júnior, Lisboa, 30 de novembro às 11h00.

A Cinemateca Portuguesa apresenta, sábado, dia 30 de novembro às 11h00, o atelier para as famílias “Quantas histórias cabem no som?”.

O som leva-nos de viagem, deixa que lhe desenhemos novas narrativas! Que sons cabem numa folha de papel? E quantas novas histórias cabem num filme? Vamos traduzir em imagens os sons que ouvimos, retirados de vários filmes, e todos esses desenhos… será que formam uma história?

 

Festa da Animação 2013

Festa da Animação 2013 Por todo o país, até 10 de novembro.

De 21 de outubro e 10 de novembro varias cidades do país celebram a Festa Mundial da animação (28 de out), com diversos eventos marcados para simbolizar esta data.

Este ano, a Casa da Animação, em parceria com o Espaço do Tempo, e com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, faz de Montemor-o-Novo a capital do cinema de animação de 2013. Transforma-se num fórum da animação, oferecendo aos visitantes e participantes o acesso, gratuito, às sessões de cinema, oficinas, master classes, conferências, exposições e encontros.

Reunindo jovens, estudantes, profissionais, instituições de ensino, produtores e a comunidade, a Festa da Animação torna-se num espaço único de partilha de conhecimento, experiências e oportunidades.

 

Uma Aventura no Palácio da Pena 

Uma Aventura no Palácio da Pena Palácio da Pena, Sintra, 24 de novembro às 15h00.

A pensar nos mais pequenos é lançado no dia 24 o desafio de descobrir o Palácio da Pena a partir da obra ‘Uma Aventura no Palácio da Pena’. A atividade conduz as crianças através de um conjunto de pistas e tarefas com o objetivo final de desvendar um enigma perdido no tempo.

A partir da obra Uma Aventura no Palácio da Pena, convidam-se os participantes a descobrir, de um modo lúdico-pedagógico, um dos mistérios que o livro não resolve. Entre a história do livro e a do Palácio, há que seguir pistas e executar tarefas, que conduzirão à solução final de um enigma, cuja resposta ficou perdida no tempo. O trabalho de equipa, com a ajuda de alguns excertos muito breves da obra, será fundamental para viver esta aventura.

 

  CENTRO

Vamos fazer uma ópera- O Pequeno limpa chaminésVamos fazer uma ópera!- O Pequeno limpa chaminés 

Teatro José Lúcio da Silva, Lisboa, 3 de novembro às 16h00.

Vamos fazer uma Ópera! O pequeno Limpa- Chaminés é uma das óperas mais especiais alguma vez escritas para público jovem.

É simultaneamente um divertimento musical para a infância, pois conta a história de uma criança que tem de trabalhar como limpa- chaminés para sustentar a sua família, e que será resgatada dessa situação forçada por outras crianças, e é também um objeto didático que elenca as etapas da execução de um espetáculo de ópera.

Haverá muitas surpresas, mas a maior é que nesta ópera contamos com a ajuda do público para cantar. Juntem toda a família, colegas e amigos e preparem-se para cantar  esta ópera!

 

Branca de Neve no Gelo Branca de Neve no Gelo 

Teatro Aveirense, 30 de novembro às 16h00.

Num reino fantástico de alegria e cor, vivia com o seu pai uma linda princesa de cabelos negros e branca como a neve. Todos eram felizes até à chegada de uma misteriosa mulher que consegue cativar o amor do Rei. A sua inveja e maldade vão levar a que Branca de Neve viva peripécias e aventuras inimagináveis na companhia de alguns novos amigos.

Baseado na célebre obra infantil Branca de Neve, este espetáculo promete uma versão arrojada e moderna onde se combinam várias áreas artísticas aliadas à patinagem no gelo. 

Espetáculo também disponível para escolas. Vejam, aqui, toda a informação.

 

CantaStórias- O Segredo da Floresta CantaStórias – O Segredo da Floresta  

Auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, Torres Novas, 9 de novembro.

No CantaStórias aparecem personagens e situações diferentes: a borboleta Julieta e o seu amigo pirilampo Sarampo juntam-se em brincadeiras, a formiga Vaivém anda sempre ocupada para lá e para cá, e o coelho Botelho guarda um pirilampo na orelha. Todos esperam um presente. Entre risos e gargalhadas vão receber a melhor prenda do mundo… O que será?

Um concerto para crianças a partir de 2 anos (e recomendado a crescidos de todas as idades) mágico, cheio de rimas, sons e histórias para rir e pensar – O Segredo da Floresta que todos querem saber.

 

Rota d’O Crime do Padre Amaro- Arte Urbana 

A Rota d´O Crime do Padre Amaro- Exposição de Arte Urbana em Leiria    Leiria, durante todo o ano.

Eça de Queiroz viveu em Leiria cerca de um ano, cidade onde assenta grande parte da ação do primeiro romance realista escrito em língua portuguesa: “O Crime do Padre Amaro”. Será esta a Leiria Queirosiana a receber o enredo da relação amorosa do padre Amaro com Amélia, ação principal do romance. 

Nesta cidade a cada segundo sábado do mês, pode-se percorrer as históricas ruas e ruelas da cidade à procura dos mesmos locais que tão bem Eça de Queiroz descreveu no livro. Sem custos, apenas com uma marcação necessária pela página da Câmara.

Leiria convida assim os visitantes a percorrer este romance através do olhar da artista plástica Sílvia Patrício, que apresenta um diálogo onde se fundem representações resultantes da sua interpretação da obra e da própria experiência quotidiana da pintora.

Grátis

Sábados à Grande em Tomar

Sábados à Grande em Tomar Tomar, aos sábados durante o mês de novembro.

Em Tomar os sábados são sempre à grande! O público infanto-juvenil continua a ser uma das principais apostas da agenda cultural tomarense, onde há sempre um espaço reservado na agenda para os mais pequenos.

A iniciativa chama-se Sábados à Grande acontece em diversos espaços da cidade. Para novembro avizinham-se sábados cheios de animação e diversão, repletos de ateliers, teatro, e muito desporto à mistura.

 

 NORTE

Zon Kids Cinema Festival no Porto Zon Kids Cinema Festival no Porto

Centro Comercial do Parque Nascente, 9 e 10 de novembro.

Está de volta o primeiro festival de cinema inteiramente dedicado aos mais novos. O ZON Kids Cinema Festival, organizado pelo jornal Destak com o apoio da ZON, regressa em novembro pelo 5º ano consecutivo e promete encher as salas de cinema do Centro Comercial do Parque Nascente, no Porto, com muita animação, filmes e surpresas.

É um fim-de-semana cheio de magia, onde podem divertir-se em família assistindo a filmes infantis e participando em diversos ateliês e workshops. Existem diversas atividades como pinturas faciais, teatros, modelagem de balões, danças criativas, insufláveis, jogos didáticos, entre muitos mais! Pretende-se assim promover o conhecimento sobre o cinema e outras artes, bem como explorar a criatividade de toda a família.

 

BEBÉ GRIGRI

Bebé Grigri- Workshop Primeiros sons na Casa da MúsicaCasa da Música, Porto, 3 de novembro.

Grilos tomam conta deste workshop na Casa da Música, onde a diversão e o mimo acompanham a descoberta musical. Com histórias pelo meio estas sessões visam estabelecer o primeiro encontro criativo com sons, ritmos e movimentos.

São falantes e sonantes os dois grilos que comandam a aventura. Sob a sua orientação todos vão passear entre canções e melodias, desencantar sons escondidos e recriar ruídos grandes ou pequenos da natureza. O resultado? Grilaria pegada numa sessão bem animada! 

 

Tarde de Origami na Biblioteca M. de Viana do Castelo 

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, 16 de novembro às 15h00.

Oficina de Origami na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Venham desfrutar de uma tarde de sábado em família e participar na oficina de origami promovida pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Esta atividade tem lugar dia 16 de novembro.

Uma tarde cheia de criatividade, onde toda a família vai praticar a arte de dobrar papel criando aviões, flores, barcos, pássaros, caixas simples ou complexas.

Grátis 

O SUPER COALA

O Super CoalaNos cinemas de todo o país, a partir de 31 de outubro.

O SUPER COALA, uma divertida aventura para toda a família, com estreia agendada nos cinemas em Portugal a 31 de outubro.

O SUPER COALA é uma aventura divertida sobre Johnny, um Coala albino. Johnny sente-se um estranho em sua própria casa, e torna-se um fenómeno com grande êxito numa feira. Quando, por acidente, Johnny é tomado como herói na vida real, as criaturas do Outback recorrem a ele para que as ajude a vencer Bog, um crocodilo malvado que quer tomar a lagoa em que todos vivem. Johnny terá de estar à altura e tornar-se um VERDADEIRO HERÓI. 

 

Entre Colchas e Vestidos no Museu da Chapelaria 

Exposição Bordados de Castelo Branco no Museu da Chapelaria Museu da Chapelaria, S. João da Madeira, até 30 de janeiro.

Usado em colchas de linho, bordadas com fio de seda natural, este bordado atravessou gerações e transformou-se numa importante referência cultural e identitária.

Com o objetivo de manter viva a tradição, designers e artesãos procuram usá-lo, na atualidade, em criações mais contemporâneas que estão muito para além das colchas que lhe deram corpo ao longo de mais de quatro séculos.

É a riqueza deste património que se pretende divulgar e tornar conhecido através desta exposição, que se enquadra no ciclo temático Memória + Criatividade celebrado este ano no Museu da Chapelaria.