Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Atividades para as crianças e em família no mês de Março

Atividades as criancas família mês Marco

Março chegou e traz consigo a Primavera!! O sol começa a ficar mais quentinho, e os dias maiores desafiam as famílias a sair para a diversão!!! Preparamos sugestões de atividades para as crianças e em família no mês de Março.

Algo que não falta a este mês são coisas deliciosas!!! Coelhinhos, ovinhos, amêndoas, folares… anunciam a chegada da Páscoa. É tempo de celebrar esta quadra, festejando-a em família. A Pumpkin deixa-vos Ideias Criativas para a Páscoa para fazerem em casa com os miúdos e se ainda não sabem onde ir nesta epóca especial vejam sugestões de atividades com as crianças para uma Páscoa em família.

Este é também um mês especial para os Pais!!!!  E como o nosso Pai merece tudo… 🙂 🙂 aqui ficam Sugestões para mimar o Pai neste dia.

Destacamos algumas atividades abaixo, e podem ver todas as atividades deste mês aqui:

 

“Bairro do Panda” Convida Crianças a Conhecer Estrelas da TV

Pavilhão de Portugal, Parque das Nações, Lisboa, até junho, aos fins de semana.

Lisboa é a cidade escolhida para acolher a mais recente aposta do Canal Panda, um parque temático que promete transportar as crianças até ao imaginário do programa televisivo homónimo – o “Bairro do Panda” –, onde é possível conhecer as personagens e participar em espetáculos e experiências lúdicas num espaço único do Pavilhão de Portugal.

A festa está garantida com muita animação todos os fins de semana com a “Banda do Panda”, onde o anfitrião e os seus amigos (Crocas, Riscas, Juba e Kinkas) oferecem um espetáculo com música e dança.

 

Bairro do Panda Cartaz Final  

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos

Vila de Óbidos De 22 de fevereiro a 17 de março.

Chocolate. Uma palavra mágica que em Óbidos assume um significado muito especial. O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, desde a primeira edição é o maior evento organizado pelo município.

O evento este ano é inspirado no filme “Charlie e a fábrica de chocolate”. Os mais pequenos  podem frequentar o “Kids Cooking”, um ateliê de cozinha, e os Cursos de Chocolataria, desde o nível I, para quem se está a iniciar na arte de preparar sobremesas de chocolate, ao nível III, para quem já domina a técnica, mas quer saber ainda mais.

 

Festival do Chocolate de Óbidos 

Monstrinha 2013

Lisboa, Cinema São Jorge e Cinema City De 7 a 17 de março.

Temos o prazer de anunciar que a 12ª Edição da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa terá lugar entre 7 e 17 de Março de 2013. Pela primeira vez, a MONSTRA- Festival de Cinema de Animação de Lisboa irá homenagear a cinematografia de dois países, naquela que será a maior edição do Festival.   

Como não poderia deixar de ser na MONSTRA 2013 a MONSTRINHA vai andar à solta por Lisboa contando novamente com o apoio de escolas, cinemas e teatros da capital.

 

Monstrinha 2013 

Filhos do Coração – O Espetáculo

Teatro Tivoli, Lisboa, até 16 de março.

A partir do livro «Resgate» da jornalista Alexandra Borges, no palco vai viver-se uma onda de solidariedade que pretende contagiar toda a plateia, levando-a a sonhar e a ir quão longe quanto a imaginação lhe permitir. Com muita música, coreografias e um elenco bem especial «Filhos do Coração – o Espetáculo!» pretende ficar na memória de cada um, levando o público a ponderar muitas das suas ações diárias como um simples “resmungar” por não pretender fazer os trabalhos de casa, às lâmpadas que são desnecessariamente deixadas ligadas, quando muitos no Mundo inteiro, em especial no Ghana, desejam a toda a hora ter.

 

Filhos do Coração O Espetáculo 

Mercadito da Carlota- 2º edição- Páscoa

Four Seasons Hotel Ritz Lisbon 17 de março.

O Mercadito da Carlota é uma venda com fins solidários, com marcas de roupas e acessórios de bebé e criança, à imagem do que é apresentado no Blog da Carlota.

Nesta edição, convidamos quem nos visita a levar bens essenciais (como leite em pó, arroz, massa, fraldas etc), que reverterão para as crianças da Associação Novo Futuro.

Para além de uma venda, o Mercadito da Carlota é um programa para mães e filhos, com atividades e entretenimento para as crianças!

Organização: Blog da Carlota

 

Mercadito da Carlota- 2º Edição Páscoa  

À Procura do Ó-Ó Perdido

Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Lisboa 9 de março.

Um bebé adormece no pequeno jardim. Durante o sono, um passarinho apodera-se do seu ó-ó branco e macio e leva-o para longe no céu.

Quando acorda, o bebé não fica nada contente. Propõem-lhe outros ó-ós, mas um ó-ó não se substitui.

Com a ajuda do ar, da água, do fogo e do contador de histórias, o bebé, depois de várias aventuras, reencontra o seu queridoó-ó.

 

A Procura do Ó Ó Perdido  

Histórias de Estrelas e Planetas!

Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa 3 de março

O que terá levado o Homem a sentir a necessidade de conhecer o céu? A sessão incide no tema das constelações e de alguns mitos que lhe deram origem. Faremos a descrição de corpos celestes visíveis a olho nu, no céu de Portugal. Falaremos do Sol, da Lua e dos planetas do Sistema Solar. Onde acabará o Sistema Solar?…

 

Histórias de Estrelas e Planetas  

Mercado do CCB- Novo & Antigo

Centro Cultural de Belém 3 de março.

O Centro Cultural de Belém, explorando a sua dimensão e expressão física de cidade, aberta a todos os públicos, realiza nas suas ruas e praça central um mercado especial, que cruza uma expressão cultural e artística com objetivos comerciais.

Em edições sucessivas, no primeiro Domingo de cada mês, (salvo algumas exceções ou edições de caracter temático), entre as 10 e as 18 horas, terá lugar o “Mercado do CCB Novo&Antigo”.

 Grátis 

ccb mercado novo ao antigo 

Mary Poppins

Cinemateca Portuguesa, Lisboa 9 de março.

Um dos grandes êxitos da produção dos estúdios Disney nos anos 60, MARY POPPINS ganhou, entre vários outros, um óscar pelos seus efeitos especiais, que permitiram filmar ações reais sobre fundos animados.

O argumento parte do livro de P. L. Travers sobre uma ama invulgar que, em Londres, por volta de 1910, altera profundamente a vida da família Banks. Jane Darwell aparece pela última vez no cinema no papel da “mulher dos pássaros”, Julie Andrews e Dick Van Dyke têm desempenhos inesquecíveis.

  

Mary Poppins na Cinemateca 

Vendinha das Mães chega ao Porto!!

Porto, Caves Ferreirinha, Cais de Gaia 9 de março.

A Vendinha das Mães rumou a norte!!! Sábado, dia 9 de março nas Caves Ferreirinha podem visitar esta Vendinha com fins solidários. São muitas as marcas que já confirmaram presença no evento.

Todo o dinheiro das inscrições das Mães e das entradas na Vendinha das Mães no Porto reverterá a favor dos Bebés De S. João.

 

Vendinha das Mães chega ao Porto 

Nana Nana- Poema vocal com novelos de lã

Culturgest, Lisboa 10, 11 e 12 de março.

Nana e Nana são dois tecelões do som que escrevem no espaço um poema que embala de mansinho os novelos de lã que quase sozinhos se movem no tear, o pequeno grande tear onde Nana e Nana trabalham estes novelos são colocados no tear com a ajuda de quem por ali passa e, em troca, cores, texturas, cheiros e histórias quentinhas saem lá de dentro com tal mestria que a todos embala e a todos põe a rodar em torno do pequeno grande tear de Nana e Nana estalactites de lã?

 

Nana Nana Poema vocal com novelos na Culturgest 

As viagens de Gulliver

Teatro Bocage, Lisboa 10 e 17 de março.

Gulliver não tem medo do desconhecido! Decide fazer uma viagem… que o fará viver e conhecer novos mundos, cores, pessoas, aventuras! e também alguns percalços… Com a ajuda de outros povos, a mudança será fácil de velejar e o saber adquirido será transmitido ao chegar à sua terra, onde a sua amada Maribela o espera.

A obra emblemática de Jonathan Swift é o pano de fundo para um espetáculo que nos mostra o conhecimento sobre outras culturas como uma das bases sólidas para o desenvolvimento de uma sociedade.

As viagens de Gulliver no Teatro Bocage 

Cresce, Floresce e Aparece!

Museu do Oriente, Lisboa 10 ou 24 de março.

Domingos em família no Museu do Oriente.

Em tempos de renovação toca a comemorar a primavera! Propomos-te um périplo pelas exposições em busca das espécies botânicas presentes nos objetos da exposição. Será que conseguiremos reconhecer peónias, crisântemos, flores de cerejeira, folhas de palmeiras ou a planta do chá, por exemplo? E que folhas são as pertencentes à árvore sakaki existente no Japão? Consegues descobrir?

Cresce Floresce e Aparece no Museu do Oriente 

Vêtoca – Teatro para bébés

Museu Nacional do Teatro, Lisboa 16 e 17 de março.

Olhamos e surgem formas distintas que ali estão num mesmo espaço, como chegar lá? Preciso sentir para entender, vou tocar-lhe!

A cor, a luz, ah, é macio e quente, deixo-me estar no conforto… Atira! É curioso como algo diferente de mim também brinca com coisas… como? Estranho, comprido, se eu me mover assim talvez consiga fazer o mesmo, sim é isso vamos moldar a diferença!

 Mas isto não dá… se me deres eu recebo, abres e pumba está cá fora, agora é igual. Estou a ver… vou tocar! Txuca, txuca!

 

Vêtoca teatro para bebés no Museu Nacional do Teatro  

As Criaturas da Floresta Mágica

Parque de Monserrate, Sintra 17 de março.

Apelando ao imaginário de todos, os participantes são convidados a entrar no mundo das fadas e dos duendes da floresta e acompanhar estes personagens que, na forma de fantoches, vão mostrando a magia das árvores do Parque de Monserrate. Trata-se de uma atividade que conjuga um percurso de pistas pelo parque e um teatro de marionetas.

 

 

As Criaturas da Floresta Mágica Parque de Monserrate 

Orelhas de Borboleta- Oficina de magia mental

Padrão dos Descobrimentos, Lisboa 17 de março.

Para as Histórias do Faz-de-Conta, a realizar no dia 17 de Março, pelas 10h30, o Serviço Educativo do Padrão dos Descobrimentos propõe a exploração do conto Orelha de Borboleta, de Luísa Aguilar, que servirá de pretexto para desafiar as crianças a converter em vantagem e de forma humorística aquilo que para os outros é motivo de troça.

 

Oficina de Contos no Padrão dos Descobrimentos  

Dia Mundial da Marioneta | 21 de Março

Museu da Marioneta, Lisboa, 21 de março.

Para comemorar o dia mundial da marioneta o museu decidiu deixar os seus participantes dar largas à sua imaginação… a partir de uma caixa de ovos vão poder criar uma marioneta memorável e depois levá-la para casa!

Dia Mundial da Marioneta no Museu da Marioneta 

Dia Mundial da Poesia

Centro Cultural de Belém 24 de março.

Pelo sexto ano consecutivo e numa iniciativa conjunta do Plano Nacional da Leitura (Ministério da Educação e Ciência e Secretaria de Estado da Cultura) e do Centro Cultural de Belém, comemoramos no dia 24 de Março, o Dia Mundial da Poesia. 

Um programa intenso, ao longo do dia, que se inicia a partir das 14h com a Feira do Livro de Poesia, vários espaços onde a poesia portuguesa é dita por poetas, atores e personalidades. O indispensável espaço para os espontâneos, Diga lá um Poema e um conjunto de Oficinas e Atividades que a Fábrica das Artes organiza para todas as idades, bem como o espetáculo O Galo Gordo.  

 

 

Dia Mundial da Poesia no CCB 

Música de Bolso

Casa da Música, Porto 24 de março.

Qual é a coisa, qual é ela que está no bolso escondida mas que com a ajuda de uma corda não passa despercebida? Descobre o que se esconde em cada bolso mágico! Seja com uma corda de violino, uma corda vocal ou outra corda qualquer, é certo e sabido: não vais perder um único som!

Música de Bolso na Casa da Música 

Afinal o Caracol

Studioteambox, LXFactory, Lisboa 3, 7, 17 e 24 março 2013.

Uma atriz e um livro contam a história de um caracol, das cócegas que ele fazia, de como virava e girava, e de como acabou