Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Atividades para as crianças e em família no mês de Janeiro

Atividades as criancas família mês Janeiro

Aqui estamos no primeiro mês do ano!!! Em Janeiro deixamos o ano velho para trás e damos as boas-vindas ao Ano Novo. É tempo de refletir sobre o ano que passou e planear o próximo ano. Um Feliz Ano para todas as famílias Pumpkin!!! 

Aqui ficam as nossas sugestões de atividades para toda a família durante este mês.

Destacamos algumas actividades abaixo, e podem ver  todas as actividades deste mês aqui :

 

Os Bules e as Chávenas também têm Família?

Museu do Oriente, Lisboa de 6 a 20 Janeiro.

“Porcelanas da família verde”, “porcelanas da família rosa”»! A que mais famílias podem pertencer pratos, chávenas e bules? O certo é que, para pertencerem à mesma família, parecidos hão-de ser! Pelo menos nas cores! Convidamos pais e filhos a vir descobrir que famílias são estas. A propósito…e tu, que parecença tens com os restantes membros da tua família?

Os Bules e as Chávenas também têm família 

O LIVRO DE MAGIK

Espaço Monsanto, Lisboa, a partir de 12 de janeiro.

Dois distintos professores entram em conflito por discordarem sobre a existência do livro de MagiK, um antigo Tomo perdido que regista a história da magia ao longo dos tempos e que, como todos os objectos mágicos, foi ganhando poder com o passar dos anos. A recuperação deste poderoso livro, irá permitir, finalmente, a confirmação da história da magia através dos tempos. 

Será que a magia existe? Será que o mal vai ganhar? Um espectáculo mágico cheio de surpresas, artes circenses acrobacia e dança onde a interação nos leva a viver uma grande aventura.

 

Livro de Magik 

Leónia devora os livros

Biblioteca de São Lázaro, Lisboa 12 de janeiro.

Todos gostamos de histórias de bandidos e ladrões, histórias de gigantes e anões… mas a Leónia ainda gosta mais, de tal modo as adora que à dentada as devora!!!

Quando digo «devorar» sei onde quero chegar:

Pois não pára uma inteira na mesa-de-cabeceira.

E eu já lhes vou mostrar que isto não é história de inventar…

Baseado na obra de Laurence Herbert.

Grátis 

 

Leónia_Devora_Livros 

Música para ti

Centro Cultural de Belém, Lisboa, 12 janeiro.

MINICONCERTOS

Um espaço, um músico, um instrumento e uma cadeira.

Concertos informais dirigidos a famílias, no espaço CCB / Fábrica das Artes.

Uma vez por mês convidamos músicos a tocar durante 20 minutos e, no final, a responder às perguntas do público curioso. Aqui, a música é um “momento” intimista, que aposta na proximidade com a performance, e em que a experiência e o conhecimento do músico são oferecidos a crianças e adultos.

 

Música para ti 

A Branca de Neve e os Sete Anões

Parque de Monserrate, Sintra 13 e 27 de janeiro.

Nos dias 13 e 27 de janeiro, a Branca de Neve vai encantar o Parque de Monserrate, numa adaptação que dá uma nova e divertida perspetiva deste conto dos irmãos Grimm.

Destinada a família com crianças a partir dos seis anos, importa recordar um conto datado do século XIX e fruto da recolha dos irmãos Grimm de antigas narrativas e sagas do folclore popular germânico, conservadas pela tradição oral, mas que não se destinavam ao público infantil.

 

A Branca de Neve e os Sete Anões 

Janeiro no Portugal dos Pequenitos- O Navegador Gil Eanes

Portugal dos Pequenitos, Coimbra 19 e 20 de janeiro.

Diziam-se coisas terríveis …. o oceano era habitado por serpentes,  o sol queimava, as ondas engoliam as embarcações para locais onde a noite não tinha fim. Vem ao encontro do corajoso navegador Gil Eanes que dobrou o famoso e ameaçador Cabo Bojador, abrindo os portões do mar desconhecido.

 

O Navegador Gil Eanes 

CONCERTOS PARA BEBÉS

Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra 20 de janeiro.

Naragónia em concerto| Solistas Musicalmente.

Um baile de concertinas ou a música dos Naragónia?

A Pascal toca acordeão diatónico. Diato lhes chamam, por cá concertinas também. O Toon também toca Diato, mas gosta mais de gaitas de foles de sons doces e intensos. Habituámo-nos à sua companhia nos concertos do Pinhal das Artes. Mas não conseguimos esperar até julho e vamos matar saudades de Alio e outros temas num concerto a eles dedicado. Pensando nos seus 3 bebés, que agora são já meninos e menina, e evocando as memórias de um Pinhal de Leiria que baila, bailemos.

 

Concertos_Bebés 

Conta-me histórias… Presos

Livraria Cabeçudos, Lisboa 20 de janeiro.

Tudo começou quando o papagaio do Óscar ficou preso numa árvore.

Mas o verdadeiro problema surgiu quando ele atirou um sapato para soltar o papagaio e este também ficou preso na árvore.

O Óscar vai fazer de tudo para o tirar de lá, metendo-se em sarilhos…como tudo irá acabar… venham saber!

 

Conta-me Histórias_Presos 

Domingos em família- Danças com História

Castelo de São Jorge, 20 de janeiro.

Danças do tempo de Fernão Lopes (séc. XV).

Associação Portuguesa de Danças com História

Tendo como pano de fundo a sociedade representada nos

 Painéis de S.Vicente, Fernão Lopes apresenta-nos as danças da

corte da época.

Danças_Com_Histórias 

BRAVE INDOMÁVEL

Fnac AlgarveShopping 26 de janeiro.

Merida é uma habilidosa arqueira e a impetuosa filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor. Determinada a trilhar o seu próprio destino, Merida desafia um costume ancestral, sagrado para os poderosos senhores da terra: o intenso Lord MacGuffin, o arrogante Lord Macintosh e o irritante Lord Dingwall. As ações de Merida lançam inadvertidamente o caos e a fúria no reino, e quando ela recorre a uma velha e excêntrica Bruxa a ajuda vem em forma de maldição. O perigo iminente força Merida a descobrir o significado da verdadeira coragem para que possa desfazer a terrível maldição antes que seja tarde demais.

Grátis 

Brave_Espírito_Indomável 

JÁ CÁ CANTA- Final de Concurso

Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra 26 de janeiro.

O espetáculo consiste numa final de concurso com crianças e jovens para apuramento do(a) grande vencedor(a) de talento revelação do ano em duas categorias (júnior e sénior). Em competição estarão doze jovens na área do canto, selecionados após vários castings efetuados nas escolas do concelho de Sintra.

Os concorrentes atuarão na sua área específica e serão analisados por um júri composto de figuras bem conhecidas do meio musical português. A final inclui ainda a presença de convidados especiais, com apresentação a cargo de Carla Andrino.

Já cá canta 

CURTAS DE ANIMAÇÃO – PRECIOSIDADES DO ARQUIVO

Cinemateca Portuguesa, Lisboa 26 de janeiro.

Sábados em família na Cinemateca Portuguesa

O programa desta sessão é composto por seis grandes clássicos do cinema de animação mundial, onde não faltam os famosos Donald, Pluto, Bugs Bunny, os três porquinhos e pantera cor-de-rosa, personagens que dispensam apresentação. Não obstante a forte presença da animação americana, o programa começa com NEIGHBOURS, filme do canadiano Norman McLaren que cruza animação de objetos com atores. Todos estes filmes foram recuperados por Manuel Félix Ribeiro e são das maiores preciosidades da nossa coleção, além de serem raridades absolutas.

A sessão termina com dois filmes portugueses da nova geração de realizadores de animação que têm vindo a afirmar-se tanto a nível nacional como internacional pela sua vertente artística e excelência técnica. 

 

Curtas de Animação 

TOMÁS VAI AO CANIL

Fnac, Cascaishopping 26 de janeiro

LIVRO DE ELISA PEREIRA

O Tomás vai brincar para o parque com os seus amigos Phillipe e David. Quando o pai do Phillipe o vai buscar, o Tomás conhece a Camille, a sua bonita cadelinha caniche e fica com uma enorme vontade de também ter um amiguinho de quatro patas. Será que a mamã do Tomás o vai deixar ter uma cadelinha? Não percas esta aventura do teu amigo Tomás!

Elisa Pereira, mãe de 2 crianças, que a vão ensinando a ter paciência e a crescer um pouco todos os dias, descobriu na escrita de livros infantis a felicidade. Esta tarde no Fórum FNAC apresenta-nos Tomás Vai ao Canil, um livro em que parte dos direitos de autor revertem para a União Zoófila. 

Grátis 

Tomás_Vai_ao_Canil 

CAIXINHAS DE LUZ

Museu da Marioneta, Lisboa 27 de janeiro.

Manhãs Criativas | Atividade em família

A partir de uma caixa de sapatos vamos criar um mini teatro de sombras!

Dentro dela vamos guardar uma história e várias personagens que aguardam a chegada do sol para saltarem para a pequena tela e contar as suas aventuras!

 

 

 

 

Caixinhas de Luz