Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Actividades e Brincadeiras para o mês de Setembro

Actividades Brincadeiras mês Setembro

O mês de Setembro é por excelência de transição, das férias para a labuta dos dias de escola, do calor do Verão para o fresquinho do Outono.

Sugerimos que aproveitem bem os ultimos dias de verão para passear ao ar livre e começar com calma o novo ano lectivo.

Podem ver as nossas sugestões de passeios ou aproveitar as actividades para famílias que regressam em força este mês.

Destacamos algumas actividades abaixo, e pode ver todas as actividades deste mês aqui:

 

Greenfest 2012- Festival da Sustentabilidade Promove Empreendedorismo

Centro de Congressos do Estoril 26 a 30 de setembro

Todos os Caminhos vão dar ao Greenfest. 

O Empreendedorismo como atitude é o tema central da edição deste ano do Greenfest.

Entre os dias 26 e 30 de setembro, o principal festival de sustentabilidade em Portugal dinamiza, no Centro de Congressos do Estoril, um conjunto de iniciativas que refletem de que modo uma atitude empreendedora pode contribuir para uma sociedade mais sustentável.  

Para visitantes de todas as idades, a 5ª edição do Greenfest demonstra, em oito eco tendências, Art&Culture, Care&Longevity, Cross Generations, Design&Arquitecture, Eco-Fashion, Home&Cooking, Leisure&Pleasure, Talking&Sharing Knowledge, como ser um empreendedor sustentável.

 

GreenFest

A ARIANA E O ULAGAN “JUNTARAM OS TRAPINHOS”!!!

Zoo Santo Inácio, V. N. de Gaia

Durante dois anos, o casal de Panteras das Neves, viveu separado e apenas “namorava” através das redes que separam os seus habitats. Desde dia 30 de agosto que o casal de Panteras das Neves, Ariana e Ulagan vivem juntos. E esperamos que, como dizem as histórias, tenham muitos filhos e vivam felizes para sempre.

Com mais de 1200 animais e 300 espécies, o Zoo Santo Inácio é o local ideal para observar e aprender sobre espécie animal.

Razões para os visitarem não faltam… 

 

Zoo_Inácio 

BIG BANG- FESTIVAL DE MÚSICA E AVENTURA PARA CRIANÇAS

Centro Cultural de Belém 28 e 29 de Setembro

Após o sucesso das duas primeiras edições, em 2010 e 2011, o Festival Big Bang regressa na sua terceira edição portuguesa, nos dias 28 e 29 de Setembro. Esta será uma viagem aliciante de descoberta partilhada para crianças entre os 4 e os 12 anos e os adultos que as acompanham. 

Este festival parte de uma iniciativa da Zonzo Compagnie e visa a criação de uma plataforma de encontro de compositores, músicos, performers e dos seus projectos de criação, tanto portugueses como europeus, de forma a estimular e contribuir para o desenvolvimento da produção e apresentação de música não comercial para crianças.

 

Big_Bang_CCB 

DUDU, COMBOIO DOS DINOSSAUROS NO MADEIRASHOPPING

Fnac, MadeiraShopping 14 de setembro às 19h00

No âmbito do Concerto da Banda do Panda, a acontecer no Parque de Santa Catarina nos dias 15 e 16 de setembro, O Madeira Shopping e a FNAC levam Dudu, o adorável t-rex, ao centro comercial, numa iniciativa que tem lugar no piso zero em frente à loja da FNAC. O encontro com o público de palmo e meio está agendado para sexta-feira, dia 14 de setembro às 19h00. Pequenos e graúdos têm assim oportunidade para conhecer de perto e tirar fotos com dinossauro mais adorado de sempre!

 

Fnac_Dinauss

 

CONCERTOS PARA BEBÉS | Um bebé latino americano

 

Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra 16 setembro

 

Encontrámos o David Ramy a cantar para uma bebé. Ele canta com duas caixas. Os bebés adoram caixas. Uma das caixas tem 6 cordas apertadinhas que vieram de Cuba, elas dançam com o Ramy para as crianças. Canções lindas da Argentina e do Perú, mas sempre com Cuba no coração.Que alegria boa vai deixar o David nas caixinhas de quem se lhe juntar. Ninguém vai ficar cá…

 

Concertos_Bebés

Lisboa na Rua [Com’Out Lisbon]

Lisboa até 16 de setembro

Durante 30 dias vários espaços públicos de Lisboa, vão receber vários espetáculos gratuitos no âmbito do festival “Lisboa na Rua” [Com’Out Lisbon].

Fica atento à tua cidade pois a animação vai estar por todo o lado.  Praças, jardins, miradouros e coretos da capital serão o palco para mostras de  performances tão diversas como dança, música, teatro e cinema.

Lisboa_Rua

Conta-me histórias… A Verdadeira História do Capuchinho Vermelho

Livraria Cabeçudos Parque das Nações, Lisboa 16 de Setembro, 11h

Pensas que conheces a história do Capuchinho vermelho? Às vezes as coisas não são como parecem… vem descobrir o que aconteceu ANTES do famoso conto começar neste livro cheio de POP -UPS pela voz do contador de histórias Bruno Batista

 

 

Capuchinho_Vermelho

UM DIA CHEIO DE HISTÓRIAS

Teatro Municipal Maria Matos 16 setembro

Programa para jovens e crianças dedicado inteiramente às histórias. Por um dia, histórias em forma de movimento, palavras, recortes e desenhos, outras contadas quase ao ouvido e algumas doces de comer e chorar por mais vão habitar os diferentes espaços do Teatro e do Jardim das Estacas.

 

Teatro_Maria_Matos

PEDDY-PAPER Dias de Lisboa- Actividades Montes e Vales

Lisboa 16 setembro

Este jogo é um peddy paper  que o levará a caminhar pelas ruas de Lisboa que seguramente conhece mas onde terá que reparar em muitos detalhes que talvez nunca tenha notado.

Os grandes temas são: Terramoto de Lisboa e Conquista do Castelo

É um jogo por equipas, activo, divertido e onde ao mesmo tempo põe à prova o seu poder de observação.

Peddy_Papper_Montes&Vales

Do Conto à Ópera | A Menina Gotinha de Água

Centro Cultural de Belém 21 e 22 de setembro 

Lembram-se do vosso nascimento? Sabem quantos membros tem um coro infantil?  Querem viajar com uma gotinha de água percorrendo o ciclo da água indispensável à vida dos homens na terra?  Este espectáculo convida a uma viagem auditiva e visual ao imaginário infantil pela música de vários compositores: começando com um “Conto Contado Com Som”, passando por várias obras do repertório para coro infantil (incluindo uma peça rara de Constança Capdeville), terminando com a ópera A Menina Gotinha de Água, que conta a história de uma gotinha de água que parte do mar, que se evapora, que viaja ao sabor do vento… antes de regressar ao mar.

 

CCB_Gotinha_Água

 

 

Até ao parar do Comboio é vindima- Sugestões CP

Região Duriense 22 setembro

Para celebrar esta tradição, a CP (Comboios de Portugal) criou um programa de lazer, com duração de um dia, num fim de semana de setembro, que o leva a conhecer o processo produtivo do vinho, característico da região  Duriense. Tem garantida boa colheita, muito convívio e festa, proporcionados por animação musical, cantares regionais e oferta de iguarias locais. Junte a família, um grupo de amigos ou os colegas de empresa e venha conhecer as tradições das vindimas na região do Douro, participar nas lagaradas e recriar um momento emblemático da história da vinha portuguesa.

 

 

CP_Vindimas

GIRANDO A RODA DOS ALIMENTOS- Museu do Oriente

Museu do Oriente, Lisboa 16 ou 30 de setembro

Em roda ou pirâmide os alimentos podem estar mas, com eles, desta vez, vamos mesmo é girar! Nesta viagem pela Índia, pela China ou pelo Japão, falaremos sobre o arroz, o peixe e também o pão… Com tantos alimentos saudáveis, regras de boa alimentação vamos aprender. Venham connosco nesta roda que óptimos momentos vamos viver em mais este domingo em família.

 

Museu_Oriente 

Ciência Viva no Verão com a Parques de Sintra/ Oficina de Guardiões de Sementes

Quinta da Pena, 30 setembro, 15h00

A importância da variedade de sementes na preservação do património agrícola português.

A oficina começa com uma visita à Horta da Quinta da Pena onde se fará a recolha de alguns vegetais já selecionados. Aí será abordado o papel desta horta na preservação do património agrícola português, através do cultivo de variedades regionais. Posteriormente, serão demonstrados os métodos de extração e limpeza das sementes de diversas espécies hortícolas, e referidas as condicionantes botânicas para a preservação das variedades. A importância das condições de conservação das sementes será, por fim, realçada.

 

Ciência_Viva