Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Atividades em família no mês de Dezembro 2012

Atividades família mês Dezembro 2012

E de repente, como num passe de mágica, chegamos a Dezembro, mês do Natal!!!

Por entre sonhos, filhós, azevias e rabanadas deixamos as nossas sugestões de actividades divertidas para se deliciarem com toda a família. Feliz Natal!!!

Destacamos algumas actividades abaixo, e podem ver  todas as actividades deste mês aqui :

 

KidStuff – PREPAREM OS PEQUENINOS PARA UM EVENTO EM GRANDE

Feira Internacional de Lisboa (FIL) De 5 a 9 de dezembro

A Feira Internacional de Lisboa prepara-se para o KidStuff, um Evento Lúdico e Educativo dedicado a crianças dos 0 aos 12 anos e destinado a toda a família, Jardins de Infância, Escolas e Colégios do 1º Ciclo e ATL´s.

Aprender Brincando é a palavra de ordem! A brincadeira é um meio de prazer, de comunicação e também de aprendizagem. A brincar a criança nomeia, classifica, associa, compara, analisa, calcula, compõe e cria.

 

KidStuff 

Serralves NATAL 2012

Fundação Serralves 1, 2, 8, 9, 15, 16 de dezembro

Serralves apresenta um programa dirigido a famílias que envolve atividades partilhadas para comemorar a época natalícia. 

Entre as 10h00 e as 17h00, sábados e domingos, participação gratuita e diversão garantida com experiências e aprendizagens várias!

Na sala do Serviço Educativo, sem marcação prévia, sujeito à lotação em cada momento.

GRÁTIS :o) 

 

Serralves_Natal_2012 

Marioneta de fios: As renas do Pai Natal

Museu da Marioneta, Rua da Esperança, 16 de dezembro

Manhãs Criativas | Oficinas para famílias

Durante a época natalícia o Pai Natal dá a volta ao mundo para entregar presentes a todos os meninos. Para cumprir esta árdua missão conta com a preciosa ajuda de nove renas muito especiais. Relâmpago e Trovão são as mais velozes. E ao comando Rudolfo que, com o seu nariz vermelho e luzidio, ajuda o Pai Natal a ver através do nevoeiro. Nesta manhã criativa desafiamos pais e filhos a criar uma marioneta de fios, caracterizando a sua rena favorita.

 

Marionetas_de_fios 

Aladino e a Gruta Mágica

Teatro Rivoli, Porto até 16 de dezembro

Era uma vez um jovem sonhador e uma princesa que sonhava casar por amor.

Esta é a história de “Aladino e a Gruta Mágica”, uma das mais belas histórias de amor de “As mil e uma noites. Nela se contam as as aventuras de Aladino, o jovem das Arábias que sonha tornar-se príncipe e casar com uma bela princesa. 

Um dos mais belos contos infantis e um dos preferidos de todas as crianças, “Aladino – O Musical no Gelo”, estará em cena nos próximos meses de Novembro e Dezembro no Rivoli Teatro Municipal do Porto. O espetáculo vai conjugar a patinagem no gelo, a ginástica, o canto, a música e muita magia!

 

Aladino_e_a_Gruta_Mágica 

O dia do Pato Patolas

Biblioteca Municipal de Almada 15 de dezembro

Baseado num canto rítmico sobre o Pato Patolas e utilizando os sons do pato e dos seus amigos, neste atelier de música e movimento procuramos, num contexto informal, criar um ambiente rico em música, sons e movimentos, através de brincadeiras e jogos de contrastes.

Estas sessões têm como objetivo estimular musicalmente o bebé desde o nascimento, proporcionando-lhe experiências de escuta, de aquisição e de exploração do vocabulário musical, num processo que se assemelha ao da aprendizagem da língua materna.

 

O_dia_do_Pato_Patolas 

O Livro Mágico da Beatriz

Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro-Auditório 15 de dezembro às 11h; 22 dezembro às 15h

Os Artitude, grupo de teatro do Câmara Lisboa Clube, apresentam agora o seu terceiro trabalho, um original de Ana Bentes Bravo com encenação de Jorge Almeida. A peça conta ainda com a participação de Paula Sá na direção vocal, Miguel Teixeira na orquestração e Hugo Martins no desenho do movimento.

Tendo como pano de fundo um Livro Mágico, fronteira entre o mundo da imaginação e da realidade, esta peça é o revisitar dos principais contos infantis tradicionais do imaginário universal. Este musical promete encantar miúdos e graúdos numa experiência única no limiar do Fantasia.

O_Livro_Mágico_de_Beatriz 

Dezembro em Família na Quinta Pedagógica dos Olivais

Quinta Pedagógica dos Olivais, Lisboa Durante mês de dezembro

O Programa de Oferta de actividades para a Família pretende disponibilizar, ao público em geral, um leque de opções mais informal, mais descontraído e passível de ser realizado por famílias ou por grupos heterogéneos (em termos etários). A diversidade de escolha tem como premissas a possibilidade de se optar pela realização de actividades de lazer e recreio em contacto directo com a realidade rural ou por actividades de carácter mais educativo.

 

Dezembro_em_Família_na_Quinta_Pedagógica_Olivais 

Um Chá para Alice

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa até 10 de fevereiro

Celebrar a figura central do clássico de Lewis Carroll através de algumas das mais sugestivas ilustrações contemporâneas é o propósito da exposição Um Chá para Alice que a Fundação apresenta na sala de Exposições Temporárias (piso 01).

As imagens transportam o espectador para uma dimensão paralela ao texto, uma dimensão visual feita de cores, formas, texturas e relações volumétricas. Através da visão e da arte de cada artista o público é levado a revisitar episódios e personagens, a comparar estilos, escolas e técnicas, a reconhecer influências culturais e a descobrir novas interpretações.

GRÁTIS :o) 

 

Um_Chá_para_Alice 

Óbidos Vila Natal 2012

Vila de Óbidos De 7 de dezembro a 2 de janeiro

Em Óbidos o tempo parou na torre que vigia a Vila e marca a fronteira entre o real e o imaginário. Quem se aventurar para lá da torre, aventura-se na descoberta dos mistérios de Oletsac. Animais raros, estrelas e cometas, feiticeiros e rainhas do gelo, brincadeiras e descobertas… será um natal para descobrir em Óbidos.

Para sentir e viver o espírito do Natal, nada como visitar a vila de Óbidos. Alegria, risadas e boa disposição farão deste espaço o passeio ideal para toda a família. 

 

Óbidos_Vila_Natal 

Pai Natal e RUCA dão início à época natalícia no Jardim Zoológico de Lisboa

Jardim Zoológico, Lisboa, a partir de 8 de dezembro.

Vem dar as boas vindas ao Pai Natal e ao RUCA e vive um dia especial no Jardim Zoológico.

O próximo dia 8 de dezembro marca o início da época natalícia no Jardim Zoológico com a chegada do Pai Natal ao parque. E este ano o Pai Natal não vem sozinho! A já conhecida personagem infantil RUCA vai estar presente com muita animação no Jardim Zoológico e vai espalhar alegria a todas as crianças.

O Jardim Zoológico veste-se de vermelho e verde num ambiente verdadeiramente natalício e de festa, com muitas surpresas e brindes para celebrar o Natal mais selvagem do País.

 

Jardim_Zoológico_Lisboa 

Festival no gelo

Campo Pequeno, Lisboa De 25 de dezembro a 6 de janeiro

Este Natal vamos deslizar no gelo…

A arena do Campo Pequeno vai encher-se de gelo de 25 de dezembro a 6 de janeiro, para receber os Russian Ice Stars, os melhores patinadores no gelo da atualidade. Nestes dias, toda a família poderá  assistir  aos espetáculos inspirados nos contos de fadas, que encantam miúdos e graúdos, e a uma gala cheia de estrelas.

As histórias de “A Bela e o Monstro”, “A Branca de Neve” e “A Gala das Estrelas”, vão fazer deslizar os espectadores para o mundo mágico e encantado dos clássicos das histórias infantis, contadas pelacompanhia “The Russian Ice Stars”.

A Bela e o Monstro – 25 Dez | 17h – 29 Dez | 11h |15h – 30 Dez | 11h

Gala das Estrelas – 1 Jan | 18h

A Branca de Neve – 5 Jan | 11h e 15h

Consulte toda a informação: www.festivalnogelo.com

 

Festival_Gelo 

Natal Freeport, um carrossel de emoções

Freeport, Alcochete até 6 de janeiro.

A magia do Natal chega ao Freeport num verdadeiro ‘Carrossel de Emoções’ que só irá terminar quando se cantarem as Janeiras.

Até dia 6 de janeiro não irá faltar diversão e espírito festivo com o romântico carrossel, as mais emblemáticas músicas de Natal cantadas por intérpretes de Gospel e trios de jazz, duendes, malabaristas, ilusionistas e outros artistas de circo a encher o centro com toda a magia da quadra.

E claro, o Pai Natal!

Actividades de acesso gratuito. O carrossel tem o preço de 1€ por viagem.

 GRÁTIS :o) 

Natal_Freeport 

Concertos de Natal em Lisboa

Igrejas de Lisboa de 7 a 22 de dezembro

Para comemorar a quadra natalícia, podem assistir em Lisboa aos tradicionais Concertos de Natal organizados pela Camâra Municipal de Lisboa.  Durante o mês de Dezembro as igrejas da capital enchem-se de paz, alegria e nostalgia para receber o espírito do Natal.

Com um repertório musical essencialmente sacro, os Concertos de Natal são um momento de simbiose entre a música e o património cultural que constituem as Igrejas de Lisboa.

Vem ouvir os temas de Natal com toda a família!! A entrada é gratuita.

GRÁTIS :o) 

 

Concertos_de_Natal 

Teatro Cativar apresenta… A Loja dos Sonhos

Museu Nacional do Teatro, Lumiar 18 de novembro; 2 de dezembro; 9 de dezembro; 16 de dezembro

Na loja da avó Lita há sonhos para todos os gostos. Agora que se aproxima o Natal a azáfama é grande. São muitos os preparativos para que os clientes saiam dali satisfeitos e felizes. É que avó distribui sonhos mas também histórias e lendas de encantar. Mas há um dia em que o Caça Sonhos entra à socapa na loja, cria uma grande confusão, e tudo começa a correr mal. A Avó Lita acha que as pessoas vão parar de sonhar. E logo no Natal! Não pode ser!

Peça sobre a história e as lendas do Natal, contadas por personagens onde o humor, a amizade e a alegria são uma constante.

 

Teatro_Cativar 

A Terra dos Sonhos promete voltar a encantar Santa Maria da Feira

Quinta do Castelo – Santa Maria da Feira 6 a 30 de dezembro

A Terra dos Sonhos promete voltar a encantar Santa Maria da Feira durante o mês de dezembro, em plena época de festividades natalícias.

Em 2012, todas as personagens do nosso imaginário voltam à Quinta do Castelo para encherem de brilho e alegria os nossos visitantes!!!

O Pai Natal estará por lá, é certo, e traz consigo um saco cheio de surpresas!

Quanta alegria, quantos sorrisos, quanta magia seremos capazes de encontrar?

Esperamos por ti, na terra onde todos os sonhos se podem tornar realidade!

 

A_Terra_dos_Sonhos 

Natal dell Arte

Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, auditório, Lisboa 4,5,6 e 22 de dezembro

Qual a melhor surpresa que se pode fazer ao nosso melhor amigo? Um menino viaja, por acidente, numa floresta com grande mistério e, ao ajudar os amigos que faz pelo caminho, descobre o que de mais especial se pode oferecer a alguém que ama. Tudo isto com personagens muito clássicas. Tudo isto no Natal.

Natal_dell_Arte 

Conta-me histórias… Storyteller – Dream Snow

Livraria Cabeçudos, Lisboa 22 de dezembro

Damos início a histórias em Inglês, “Sonho de neve” é uma história invernosa e natalícia que se destaca logo à partida pela própria edição do livro: a capa acetinada contrasta com a rugosidade dos fragmentos têxteis nela colados, a imitar flocos de neve; entre as páginas do miolo vão-se também intercalando folhas de acetato, adornadas com manchas de cor branca, e que se sobrepõem às ilustrações, qual mantos de neve, cobrindo não só o agricultor, o protagonista da história, como também os seus animais domésticos. De salientar ainda é a intensidade das próprias ilustrações, bem ao estilo de Eric Carle: collages em papel pintado, texturas e vistoso colorido. No final, o livro incorpora um mecanismo que faz soar uma melodia, quando o leitor é convidado a tocar-lhe.

 

Conta-me_Histórias_Dream_Snow 

UM CONCERTO DE PRESÉPIOS

Teatro Miguel Franco, Leiria 9 de dezembro

Concerto para bebés

Óóóóóó…

Áááááá´ shshshshshsh

Stille Nacht… O meu menimo é doiro

Olhei para o Céu e vi o Natal Branco cheio de meninos a cantar.

Os bebés gostam de todos os concertos do ano, mas se pudessem escolher um, era este!

Sim

Os adultos podem cantar e tocar muito bem, mas quando chegam 40 criaças a cantar ali de gatas… iúpiii bábabábá… Todos nos elevamos a outras harmonias.

É Natal, vem lá a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima. Os solistas preferidos dos bebés.

Feliz Natal

 

Um_concerto_de_Presépios 

SURPRESAS DE NATAL

FNAC GAIASHOPPING 1 de dezembro – 11h30

DIVERCOOK KIDS

Aprender a cozinhar é um passatempo divertido, muito apreciado pelas crianças, assim como é uma competência para a vida. Nesta quadra natalícia podemos confecionar deliciosas surpresas, de forma divertida, que poderás degustar e fazer para os teus familiares e amigos em casa.

GRÁTIS :o)

Surpresas_De_Natal 

 

 

Pumpkin_Natal