Actividades de desenvolvimento, descoberta, exploração e socialização que permite a bebés e crianças que ainda não frequentam a creche ou o jardim de infância (que estejam ao cuidado dos pais, avós, amas, baby-sitters) possam ter a possibilidade de participar em actividades diferentes, pedagógicas e estimulantes, ao mesmo tempo que podem conviver, brincar e observar outras crianças.
Uma Educadora de Infância especializada cria as oportunidades de brincadeira, facilita a interacção entre as crianças, orienta sessões de arte, música, histórias, movimento, entre outras, proporcionando um ambiente seguro e estimulante onde os mais pequenos vão ganhando confiança, autonomia e desenvolvem capacidades que facilitarão a sua integração no ambiente educativo.
Num ambiente e envolvência muito familiar, os bebés e crianças aprenderão a explorar de diferentes formas o mundo que as rodeia, desenvolvendo a capacidade de interacção com outras crianças, aprendendo novas regras e normas sociais de comportamento, enfrentando desafios. Assim, ganharão auto-confiança e aprenderão a fortalecer os seus laços afectivos.
Os familiares, cuidadores habituais da criança podem ficar no local durante as actividades, podem apenas assistir ou também participar, envolvendo-se nas brincadeiras e actividades. Todos serão muito bem-vindos! As actividades propostas vão variando ao longo dos dias e serão sempre adequadas e adaptadas às idades e interesses das crianças.
Culinária, jardinagem, canções, pintura, histórias, ginástica, dança, música, massagens e muita brincadeira serão algumas das actividades proporcionadas.
Em todas as sessões há uma primeira parte com uma actividade orientada (pinturas, culinária, jardinagem, etc) segue-se o lanche a meio da manhã (uma bolacha, um iogurte, etc) e uma segunda parte com música, brincadeiras, bolas, canções, maracas, mais livre para brincarem e dançarem.
Este artigo foi útil para si?