Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

Lisboa com praia urbana em Agosto no Jardim do Torel

Lisboa praia urbana Agosto Jardim Torel
Foto © JF Sto António – Tanto o acesso à zona da piscina e da areia como às atividades de fim de tarde é de entrada gratuita

 

De 1 a 31 de Agosto já podem voltar a visitar a praia urbana no Jardim do Torel!

A primeira praia urbana de Lisboa está de volta à cidade. Sol, água, areia e muita animação vão voltar a refrescar os dias de Agosto a todos os que queiram ir a banhos.

O Jardim do Torel, em Lisboa, vai voltar a transformar-se num espaço de lazer e proporcionar muitos mergulhos, diversão e actividades aos que não podem deslocar-se à praia ou, simplesmente, optam por aderir e usufruir de um novo conceito urbano «à beira-mar». No ano passado esta iniciativa foi um êxito, confirmado pela cobertura mediática que teve e pelo número de pessoas que a visitaram: 80 mil.

Durante todo o mês de Agosto, na Praia do Torel estendem-se toalhas e alargam-se alternativas para moradores, transeuntes e turistas. Esta praia cosmopolita vai funcionar todos os dias, entre as 10h às 20h, alargando um pouco os seus horários aos Sábados, com actividades desportivas como aulas de ginástica em grupo (18h) e escalada (18h0-20h). Haverá também sessões de cinema ao ar livre, a partir das 21h30, e sempre com entrada gratuita.

Tanto o acesso à praia como às diferentes actividades são de acesso livre e dirigidas a todas as faixas etárias mas, ainda assim, quem preferir «apenas» passear naquela zona para visitar o jardim e contemplar a sua magnífica vista, também poderá fazê-lo, com toda a exclusividade e sem mudanças, pois a parte de cima do Torel vai manter-se preservada com a sua sombra e o miradouro.

Com a Baixa no horizonte, a Praia volta a substituir temporariamente o lago artificial setecentista (onde crianças e graúdos já tinham por hábito banhar-se nos dias mais quentes de verão) por uma piscina, ladeada de areia fluvial e animada por pessoas e pela vida activa de uma cidade que, cada vez mais, não pára de surpreender.

Para que não falhe mesmo nada, a segurança da praia será certificada pela vigilância de nadadores-salvadores certificados pelo Instituto de Socorros a Náufragos, que hasteiam a bandeira verde e, para os mais saudosistas (ou gulosos), não vão faltar as afamadas Bolas de Berlim.

Desde a estreia, há um ano, fizemos vários melhoramentos ao espaço. Nos últimos meses, a zona envolvente ao lago tem estado a ser requalificada para tornar o espaço ainda mais aprazível. A água vai ser verificada e tratada diariamente, haverá uma rampa de acesso e será acrescentado um deck com areia em torno do lago, haverá duches e um bar de apoio aos banhistas.

A lotação máxima dentro do lago/piscina será de cerca de 50 pessoas (controlada pelos nadadores-salvadores) mas, em toda a zona do Torel (areia, terraço e jardim) continuará a existir área suficiente para quase 5 mil pessoas.

A iniciativa é da responsabilidade do Departamento de Cultura e Dinamização da Freguesia de Santo António, mas repete-se graças ao envolvimento de marcas patrocinadoras. O Millennium bcp e a Leque de Água apoiam mais uma vez esta causa, à qual se junta este ano o fundamental apoio da EPAL.

 

Organização: Freguesia de Santo António

Local: Jardim do Torel

Horário:

  • Praia – 10h às 20h – segunda a domingo

  • Desporto – 18h – sábado

  • Escalada – 18h às 20h – sábado e domingo

  • Cinema – 21h30 – sábado

Torel: Lisboa vai ter uma praia urbana em Agosto

 

Clique AQUI para visitar o Facebook da Junta de Freguesia.

Vejam aqui como é lindo o Jardim do Torel:

Fonte:
Boas Notícias