Praia e COVID-19: perguntas e respostas - Pumpkin.pt

Praia e COVID-19: perguntas e respostas para um verão responsável

praia e COVID-19

O calor está a chegar, mas não nos enganemos: este é um verão completamente diferente. Afinal, como vai funcionar a época balnear em tempo de pandemia?

Praia e COVID-19: uma questão que nos tem intrigado a todos. A época balnear arranca já no dia 6 de junho, sábado, com regras específicas para prevenir a propagação do Coronavírus.

Neste artigo, procurámos elencar todas as informações imprescindíveis para um comportamento seguro na época balnear, de acordo com as recomendações da DGS e do Governo.

Lançamos também um apelo de responsabilidade social e empatia: este não é um ano normal, e ações irresponsáveis podem ter consequências muito perigosas. Este não é um ano para passar todo o verão na praia. É um ano para gerir o tempo e as atividades, para a diversão responsável e para a consideração do outro.

Informações e Regras para a Época Balnear 2020 – Praia e COVID-19

Como já referimos, a Época Balnear 2020 tem início oficial no dia 6 de junho. Abaixo podem encontrar algumas informações e regras importantes para a utilização das praias, todas de máxima importância para um verão seguro.

O COVID-19 transmite-se pela água?

De acordo com a apambiente.pt, “com base em dados de surtos anteriores de SARS e MERS, os cientistas estimam que há um baixo risco de transmissão do vírus que causa a doença COVID- 19 através da água”.

No entanto, as praias continuam a ser um local de risco, uma vez que não deixa de existir a possibilidade de contaminação através de secreções respiratórias ou de superfícies contaminadas.

Como sabemos se a praia está cheia?

Está calor e apetece-vos ir à praia. Vestem os fatos de banho, preparam a lancheira e o protetor e... consultam o site oficial da APA ou a app InfoPraia. Trata-se de uma app desenvolvida pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e que disponibiliza informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores, equipamentos existentes e outras informações.

Podem instalá-la no telemóvel e até definir as vossas praias preferidas, para as consultarem de forma mais prática. Este verão, é de extrema importância verificar a afluência às praias antes de as visitarmos, para preservar a segurança de todos. Prefiram sempre as praias assinaladas a verde (com um nível de ocupação mais baixo), assim como as que são vigiadas e têm controlo de qualidade.

Também podem verificar o nível de ocupação da praia no local – esta é a sinalética oficial a verificar nas bandeiras:

  • Verde: ocupação baixa(1/3)
  • Amarelo: ocupação elevada (2/3)
  • Vermelho: ocupação plena (3/3)

Que regras existem para ocupação das praias?

São algumas, mas não são difíceis de cumprir.

praia e covid 19
  • No acesso à praia: usar calçado, circular sempre pela direita e seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de 1,5 metros dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo;
  • No estacionamento: é interdito o estacionamento fora dos parques e zonas de estacionamento ordenado
  • Na praia: preservar a distância de segurança de 1,5 metros de outros banhistas, quer seja no areal, à beira-mar ou no banho; deve existir uma distância de 3m entre chapéus de sol.
  • Ao abandonar a praia: não deixar resíduos nem beatas na praia – todos estes devem ser acondicionados e colocados nos contentores respetivos (máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados). Isto é de extrema importância, uma vez que todos os resíduos podem funcionar como meio de propagação do vírus.

Para mais informações sobre as regras de ocupação dos espaços relacionadas com praia e COVID-19, consultem este documento do Governo de Portugal.

Podemos jogar e brincar na areia?

Podemos fazer castelos de areia na nossa área e, claro, jogar às cartas, mas as atividades desportivas com 2 ou mais pessoas (excepto atividades náuticas, como surf) estão interditas.

Se vos está mesmo a apetecer um bom jogo de badminton ou de vólei, porque não ir para um parque mais vazio ou mesmo para um campo de bairro?

Os restaurantes e esplanadas estarão a funcionar?

Sim, mas com regras de higiene e segurança. Existirá uma higienização regular dos espaços com um mínimo de 4 limpezas diárias, a capacidade de cada espaço vai ser limitada e as esplanadas vão possivelmente ser reorganizadas para

Quanto a nós, banhistas, no bar da praia e instalações sanitárias devemos sempre usar calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança.

Vão existir vendedores ambulantes?

Sim, mas usarão obrigatoriamente máscara e viseira no contacto com os utentes, deslocando-se com cumprimento do distanciamento físico e, preferencialmente, pelos corredores de circulação.

Como vai funcionar o aluguer de toldos?

Os toldos, colmos e barracas também têm regras muito específicas de utilização:

  • Cada pessoa ou grupo só pode alugar no turno da manhã (até às 13h30) ou no da tarde (a partir das 14h)
  • Deve existir um afastamento de 3m entre toldos e colmos, e de 1,5m entre os limites das barracas
  • Cada um destes equipamentos pode ser usado por um máximo de 5 pessoas

Que outros cuidados devemos ter para proteção pessoal e interpessoal?

Estas já quase sabemos de cor, mas vale sempre a pena lembrar:

  • Utilização de máscara de proteção em espaços fechados: o uso é obrigatório a partir dos 6 anos de idade em todos os espaços fechados.
  • Desinfeção das mãos: para além da lavagem frequente e correta das mãos, e de todos os estabelecimentos terem obrigatoriamente desinfetante, o álcool gel não pesa na mochila, e acabamos sempre a tocar em postes, portas e etc. Levem os vossos frasquinhos para poderem fazer a desinfeção sempre que necessário.
  • Distância de segurança: devemos manter uma distância de pelo menos 1,5 metros de distância de outras pessoas – isto é válido para espaços fechados, como os hotéis, mas também para os abertos, como jardins e praias.
  • Higiene respiratória: tossir e espirrar para o interior do braço ou para um lenço, deitando-o fora de imediato e desinfetando as mãos (e o braço).
  • Cumprir as regras dos espaços que frequentamos: os horários reduzidos, a distância de segurança entre pessoas e a redução da capacidade máxima são algumas das medidas aconselhadas pela DGS, mas existem outras, muitas vezes únicas em cada estabelecimento. É crucial que as cumpramos, para a segurança de todos.

Planos giros alternativos à praia

Só porque podemos ir à praia, não significa que não possamos deixar de o fazer de vez em quando, até porque há coisas igualmente divertidas para fazer no verão – muitas vezes com menos pessoas!

Estas são algumas das nossas sugestões de atividades giras para substituir a praia:

Mais informações

Para mais informações sobre praia e COVID-19 e os comportamentos a adotar na época balnear 2020, não deixem de consultar o Manual Completo com as linhas orientadoras, o respetivo Decreto-Lei e o site oficial da APA.

Tenham um verão tranquilo e responsável 🙂

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *