O Dia Internacional dos Museus 2022 está mesmo a chegar!

O Dia Internacional dos Museus 2022 chega com imensas iniciativas por todo o país

Dia dos Museus 2022

Espetáculos, visitas guiadas e encenadas e muitas outras iniciativas em Museus por todo o país

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Celebra-se anualmente com inúmeras iniciativas, visitas guiadas, espetáculos, e entradas gratuitas!

No dia 18 de maio, os Museus, Palácios e Monumentos tutelados pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC) terão entrada gratuita no horário normal de funcionamento.

No dia 21 de maio, o Museu Nacional de Arte Antiga estará aberto ao público, com entrada gratuita, no seguinte horário: Jardim – 18h00-23h00.  

Conheçam toda a programação dos museus da DGPC que fazem parte deste evento este ano 🙂

Dia Internacional dos Museus

Este ano o tema do Dia Internacional dos Museus é O poder dos museus, em três vertentes distintas:

– O poder de alcançar a sustentabilidade: os museus são parceiros estratégicos na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e contribuem de forma relevante para o fomento da economia social e para a difusão de informações científicas sobre os desafios ambientais.

– O poder de inovar nas áreas da digitalização e acessibilidade: através da inovação digital, nomeadamente da aplicação das novas tecnologias à vida quotidiana, os museus tornam-se mais acessíveis e também mais atrativos para um público diversificado.

– O poder de reforçar a comunidade através da educação: ao defenderem os valores democráticos e proporcionarem oportunidades de aprendizagem permanente a todos, os museus reforçam as comunidades e contribuem para a formação de uma sociedade civil informada e comprometida.

Assim, com o tema O Poder dos Museus, o ICOM destaca o poder transformador dos museus e o seu importante papel na construção de um futuro melhor.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<