Yoga para Grávidas do Parto Consciente - Pumpkin.pt

Yoga para Grávidas do Parto Consciente

Yoga para Grávidas

As aulas de yoga para grávidas, são desenhadas exclusivamente para esta fase, sendo uma componente fundamental da preparação para o trabalho de parto e parto.

A prática de Yoga pré-Natal, traz consigo os benefícios associados às práticas contemplativas aliando os benefícios de uma prática física suave adequada ao período de gestação. Proporciona, quer à mulher que já anteriormente praticava, quer àquela que tem contato pela primeira vez durante este período, uma forma eficaz e segura de se manter em forma, melhorando a postura, a flexibilidade, o tónus muscular e a oxigenação dos tecidos e do próprio feto.

Os tecidos corporais hidratam-se e flexibilizam-se através de movimentos de Yoga específicos.

Tem como principais vantagens em relação a outro tipo de exercício físico, o fato de favorecer a consciência interna e o foco no momento presente, ajudando a mulher a conhecer-se melhor a nível físico e emocional e diminuindo os níveis de ansiedade provocados por pensamentos antecipatórios sobre o futuro, sobretudo o momento do parto.

A tranquilidade mental induzida pela prática de yoga proporciona um estado de maior entrosamento com a fase de criação em que se encontra e de empoderamento pessoal  para o trabalho de parto e parto  e o assumir o novo papel de mãe.

A mente serena, a concentração e o foco são mais fáceis de atingir. A consciência torna-se mais desperta e atenta, proporcionando a vivência de todos os pequenos momentos de uma forma mais positiva e intensa.

O equilíbrio abre espaço à confiança em si e nas capacidades do seu corpo
O alongamento muscular e fascial cria espaço efetivo para o desenvolvimento do bebé. Ao melhorar a postura, os desconfortos diminuem, as funções orgânicas são harmonizadas.
A par destes benefícios gerais, cada postura em encerra em si outros que vão sendo explorados ao longo das aulas.

O Yoga pré-Natal em Caparide conta com uma aula semanal presencial às Terças feiras às 17h30 e ainda uma vídeo aula semanal disponibilizada às alunas, possibilitando-lhes manter a prática em casa ao longo da semana.

Ao trabalhar o yoga na gravidez, sigo a abordagem de Anne Sobotta, inspirada nos princípios corporais de Gail Tully, balanço, Gravidade e Movimento e nos princípios posturais de Vanda Scaravelli, Grounding, Extensão da coluna e Respiração.

O Balanço ou equilíbrio, promove uma contenção fluída do útero, permitindo que todas as estruturas que o circundam o suportem harmoniosamente sem o tensionar…

Tornar a gravidade uma aliada é uma forma de facilitar um ótimo posicionamento do feto e treinar a memória corporal para o trabalho de parto…

O movimento é intrínseco ao ser humano e uma condição fundamental para manter todos os sistemas corporais no seu melhor nível de desempenho…

O grounding ou enraizamento permite ter um ponto de partida para o movimento, sentir a ligação que existe sempre entre o ser e a terra, garantindo segurança e estabilidade…

A extensão da coluna, aliada ao movimento abre espaço no corpo, promovendo fluidez, lubrificação, energização a toda a sua volta…

A respiração é a expansão da própria vida em si, possibilita a circulação da energia subtil. Através da respiração criamos espaço no corpo físico e influenciamos os estado de espírito…

O Yoga para a grávida representa assim uma ferramenta para se enraizar a si própria, buscar um espaço de tranquilidade onde possa aperceber-se e acomodar as transformações que vão ocorrendo.
A fluidez conseguida com o entrançar do movimento com a respiração permitirão ao corpo e à mente criar espaço para o bebé e para os novos papéis a assumir com o nascimento.

Trabalhar com a grávida de um ponto de vista integral é uma paixão que persigo desde o início da minha formação em Enfermagem, que tenho vindo a complementar, com o Mestrado em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade, Especialização em Saúde Materna e Obstétrica, Formações com Anne Rossetti, Núria Vives, no Porto, Anne Sobotta, em Lisboa e Miranda Clayton,  e na escola Birth Ligth Yoga, em Londres.

Nestas aulas específicas para a gravidez, trago à prática os conhecimentos adquiridos ao longo deste percurso a par dos obtidos em formação de Yoga Integral, pela Associação de Yoga Integral de Portugal, 2 anos de Estudos de Yoga com o professor Hugo Abecassis e da frequência do Mentor Ship em Advanded Studies em Iyengar Yoga com o professor Billy Konrad, em Lisboa.

 

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<