Família > Agenda Família > Oficinas para pais

Workshop “(Re)Pensar a Prevenção do Abuso Sexual”

Workshop “(Re)Pensar a Prevenção do Abuso Sexual”, Lisboa: 14 de maio

 

A prevenção do abuso sexual infantil é uma problemática que deve ser considerada prioritária e abordada em diversos contextos, tendo em conta a sua elevada incidência de uma forma transversal um pouco por todo o mundo, bem como o impacto negativo que esta acarreta não apenas para as vítimas, como também para as suas famílias e comunidades.

Desenvolver programas e materiais específicos que capacitem as crianças, i.e., aumentem conhecimentos e promovam competências específicas para lidar com este tipo de situações (nomeadamente, na sua identificação e modo como podem lidar com as mesmas), numa perspetiva de prevenção primária, ou seja, antes da problemática ocorrer, deve ser considerada uma prioridade.

Nos últimos anos as formadoras têm estado envolvidas no desenvolvimento de materiais de prevenção primária do abuso sexual.

Em 2016 lançaram o jogo “As Aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas, Figueiredo, & Alexandre, 2016), destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos, tendo em conta que este é mais prevalente em crianças com idades compreendidas entre os 8 aos 13 anos.

Mais recentemente e porque a literatura refere que as crianças em idade pré- escolar já conseguem aprender estratégias básicas de segurança pessoal, reconhecer situações abusivas e reportá-las, desenvolveram um livro didático para crianças desta faixa etária – Picos e Avelã à Descoberta da Floresta do Tesouro (Alexandre, Agulhas, & Lopes, 2017).

Para além de um enquadramento sobre a problemática do abuso sexual, as autoras irão apresentar os materiais desenvolvidos e refletir com os formandos sobre as suas potencialidades.

WORKSHOP “(RE)PENSAR A PREVENÇÃO DO ABUSO SEXUAL”

Lisboa: 14 Maio 2018

Rute Agulhas e Joana Alexandre