Workshop “Pais e Mães: Mediadores de Serviço!”

A Mediação de Conflitos entre Irmãos e em Família

“O meu maior sonho sempre foi ser mãe e ter muitos filhos, assim seguidos, como tenho… para que fossem amigos e para que se acompanhassem ao longo das suas vidas!! Até aqui tudo ok. Confere com a realidade! Mas a questão é que ninguém me avisou que eles também se iam pegar muito, que se iam zangar e que não iam querer partilhar…

Os conflitos entre irmãos e em família “fazem parte”, todos sabemos, mas deixam de ser normais, quando alteram estados de espírito, alteram a dinâmica e comprometem a harmonia e os programas familiares.

Foi nessa altura que comecei a trazer para dentro de casa algumas das técnicas e estratégias da minha profissão, enquanto mediadora de conflitos (familiares, civis e escolares) e comecei a observar como os miúdos começaram a ganhar maiores competências de negociação e gestão dos seus problemas, e eu pude ter mais descanso!

A nossa casa deve ser a primeira escola, onde as competências emocionais e sociais dos pais e dos miúdos devem ser trabalhadas para que se desenvolvam relações de respeito e afectuosidade na família e onde todos aprendam a gerir os seus conflitos de uma forma positiva e construtiva.

Têm assim os pais, um papel fundamental e uma posição privilegiada, pois não são apenas um modelo a observar, são a relação dinâmica e afetiva que permite aos miúdos aprender e reproduzir.

O desenvolvimento de competências para a prevenção de conflitos, a negociação, a cooperação, a comunicação positiva e a resolução de “problemas” através das técnicas de mediação, são não só uma mais-valia para o desenvolvimento dos filhos, como ainda permite transformar o diálogo em família.

Se as discussões ainda acontecem? Claro que sim! Mas ganharam eles, forma de as resolver!

Tenho como “missão” que eles se respeitem sempre e que se oiçam, criando entre eles memórias tão felizes e ligações tão fortes e profundas, que nenhum acontecimento das suas vidas possa comprometer a sua cumplicidade… assim até serem velhinhos!”

”PAIS E MÃES: MEDIADORES DE SERVIÇO!” A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS ENTRE IRMÃOS E EM FAMÍLIA

  • Lisboa: 8 de Abril
  • Ponta Delgada: 14 de Abril
  • Funchal: 20 de Maio

Joana Sardinha Zino