A tendência é que as crianças, principalmente quando são mais pequenas, reajam às adversidades e problemas de forma pouco eficaz. Quer porque ainda não aprenderam estratégias mais eficazes, quer porque, de alguma forma, as estratégias desadequadas estão a ser sem querer reforçadas pelos adultos ou pelos pares ou porque o seu temperamento ou alguma perturbação (hiperatividade, impulsividade, etc) estão a dificultar a resolução de problemas do ponto de vista cognitivo.
Assim sendo, os pais têm um papel fundamental no treino de competências sociais, que irão permitir uma melhor integração na vida social da criança. Por outro lado, não podemos falar de comportamentos, sem falarmos de emoções. Para ajudarmos a criança a lidar com a frustração e com as adversidades da vida, temos primeiro que perceber o que está por trás das suas reações emocionais.
Este workshop pretende, portanto, ajudar os pais a promoverem a regulação emocional das crianças, capacitando-as de estratégias para gerirem conflitos e emoções e aprenderem a viver em sociedade.
Oferta de um pdf com os pontos chave abordados no workshop.
Este artigo foi útil para si?