A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento é sobre vírus e o poder da ciência!
VIRAL: o poder da Ciência
Já chegou e é… VIRAL! Entre espirros, vírus e gargalhadas contagiantes, a nova exposição VIRAL já pode ser visitada e as abobrinhas da Pumpkin já a foram conhecer.
Uma exposição viral
Os vírus estão definitivamente na ordem do dia e todas as crianças já ouviram falar neles, sobretudo no infame COVID-19. Já todos conhecem a sua cara e agora vão ficar a conhecer a imagem de outros vírus conhecidos: são impressionantes!

O que é o contágio? Porque é tão importante lavar as mãos?
Esta exposição dá uma enorme ajuda a pais e educadores, explicando de forma educativa e bem humorada o que são os vírus, como podem estar em todo o lado e porque é que têm de lavar as mãos enquanto cantam parabéns a você duas vezes.
Logo à entrada recebemos um dispositivo que vai simular o contágio pelos participantes da exposição: quando começamos estamos todos suscetíveis a ser contaminados; quando nos cruzamos com alguém “contaminado” o nosso dispositivo muda de cor e ficamos doentes também.
É muito eficaz para as crianças perceberem o fácil que é ser contaminado – as nossas desinfetaram as mãos centenas de vezes desde então.

Como controlar uma pandemia? O que estão os cientistas de todo o mundo a fazer para travar a pandemia? Qual o papel dos cidadãos e da sociedade em geral? Como pode a resiliência ajudar-nos a ultrapassar este capítulo?
A exposição VIRAL regressou ao Pavilhão do Conhecimento para esclarecer todas estas questões, com informações atualizadas sobre o COVID-19.
Através de 24 módulos interativos, podemos descobrir como contagiar uma multidão com o nosso ritmo de dança, tentar apanhar vírus de peluche e encontrar bocejos que nos contagiam:

Podemos atrever-nos a capturar um gang de bactérias e vírus de ar inocente, conhecer o maior agente de contágio do mundo e tentar combater uma epidemia de vírus com vacinas e antibióticos (e sim, aprendemos que antibióticos não resultam com vírus):

Podemos descobrir que temos mais de 1kg de bactérias no nosso corpo e participar no fantástico quizz sobre vírus que nos ensina de forma divertida:

A exposição tem ainda uma ala dedicada à pandemia do COVID-19, como pelo mundo fora nos fomos defendendo do contágio e vivemos o isolamento social. É emocionante relembrar esse período e o vídeo da música Andrà tutto bene.
Chegamos ao fim da exposição muito mais esclarecidos e satisfeitos com o tempo bem passado – e ainda temos de guardar tempo para ir à Dòing criar e experimentar, brincar ao Circo da Ciência na exposição do Tcharan, e maravilharmos-nos com a verdadeira floresta de fenómenos naturais que é a exposição Explora.
Informações úteis
Podem visitar a exposição VIRAL a partir de 24 de setembro e até 25 de abril, para saberem mais sobre vírus e o poder da ciência.
De 3.ª a 6.ª feira, das 10.00 às 18.00, aos feriados e fins de semana, das 11.00 às 19.00. Agendem previamente a vossa visita.
VIRAL foi produzida pelo Pavilhão do Conhecimento em colaboração com os museus Cité des Sciences et de l’Industrie (Paris) e Heureka (Helsínquia).
Também lhe pode interessar:
- Descubram as melhores peças de teatro para crianças
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
Este artigo foi útil para si?