Viral: a Exposição do Pavilhão do Conhecimento - Pumpkin.pt

Viral: a Exposição do Pavilhão do Conhecimento

A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento é sobre vírus e o poder da ciência!

VIRAL: o poder da Ciência

Já chegou e é… VIRAL! Entre espirros, vírus e gargalhadas contagiantes, a nova exposição VIRAL já pode ser visitada e as abobrinhas da Pumpkin já a foram conhecer.

Uma exposição viral

Os vírus estão definitivamente na ordem do dia e todas as crianças já ouviram falar neles, sobretudo no infame COVID-19. Já todos conhecem a sua cara e agora vão ficar a conhecer a imagem de outros vírus conhecidos: são impressionantes!

O que é o contágio? Porque é tão importante lavar as mãos?

Esta exposição dá uma enorme ajuda a pais e educadores, explicando de forma educativa e bem humorada o que são os vírus, como podem estar em todo o lado e porque é que têm de lavar as mãos enquanto cantam parabéns a você duas vezes.

Logo à entrada recebemos um dispositivo que vai simular o contágio pelos participantes da exposição: quando começamos estamos todos suscetíveis a ser contaminados; quando nos cruzamos com alguém “contaminado” o nosso dispositivo muda de cor e ficamos doentes também.

É muito eficaz para as crianças perceberem o fácil que é ser contaminado – as nossas desinfetaram as mãos centenas de vezes desde então.

viral - onde encontramos os vírus

Como controlar uma pandemia? O que estão os cientistas de todo o mundo a fazer para travar a pandemia? Qual o papel dos cidadãos e da sociedade em geral? Como pode a resiliência ajudar-nos a ultrapassar este capítulo?

A exposição VIRAL regressou ao Pavilhão do Conhecimento para esclarecer todas estas questões, com informações atualizadas sobre o COVID-19.

Através de 24 módulos interativos, podemos descobrir como contagiar uma multidão com o nosso ritmo de dança, tentar apanhar vírus de peluche e encontrar bocejos que nos contagiam:

viral - bocejo

Podemos atrever-nos a capturar um gang de bactérias e vírus de ar inocente, conhecer o maior agente de contágio do mundo e tentar combater uma epidemia de vírus com vacinas e antibióticos (e sim, aprendemos que antibióticos não resultam com vírus):

viral - vacinas e antibióticos

Podemos descobrir que temos mais de 1kg de bactérias no nosso corpo e participar no fantástico quizz sobre vírus que nos ensina de forma divertida:

viral concurso

A exposição tem ainda uma ala dedicada à pandemia do COVID-19, como pelo mundo fora nos fomos defendendo do contágio e vivemos o isolamento social. É emocionante relembrar esse período e o vídeo da música Andrà tutto bene.

Chegamos ao fim da exposição muito mais esclarecidos e satisfeitos com o tempo bem passado – e ainda temos de guardar tempo para ir à Dòing criar e experimentar, brincar ao Circo da Ciência na exposição do Tcharan, e maravilharmos-nos com a verdadeira floresta de fenómenos naturais que é a exposição Explora.

Informações úteis

Podem visitar a exposição VIRAL a partir de 24 de setembro e até fevereiro, para saberem mais sobre vírus e o poder da ciência.

De 3.ª a 6.ª feira, das 10.00 às 18.00, aos feriados e fins de semana, das 11.00 às 19.00. Agendem previamente a vossa visita.

VIRAL foi produzida pelo Pavilhão do Conhecimento em colaboração com os museus Cité des Sciences et de l’Industrie (Paris) e Heureka (Helsínquia).

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *