Vamos observar e aprender sobre os pirilampos neste passeio na Tapada de Monserrate, que começa com uma apresentação didática em sala.
São pequenas criaturas que povoam a nossa imaginação ao iluminarem misteriosamente as noites. Podemos já ter visto as luzes cintilantes dançarem por entre as árvores de um bosque ou de um jardim, mas será que já os vimos de perto?
Os pirilampos são escaravelhos que passam uma parte da sua vida no solo da floresta. As larvas não voam e podem ser encontradas na manta morta onde se alimentam de caracóis, lesmas e outros invertebrados. Os adultos, durante a época de reprodução, usam um código luminoso para comunicarem com potenciais parceiros.
Os pirilampos, outrora mais abundantes, enfrentam hoje ameaças como o excesso de luz artificial, de pesticidas ou a perda dos seus habitats.
Vamos observar e aprender sobre os pirilampos neste passeio na Tapada de Monserrate, que começa com uma apresentação didática em sala.
Gonçalo Figueira é investigador de bioluminescência há muitos anos e irá partilhar connosco factos interessantes e curiosidades sobre estes animais.
Fotografia de Radim Schreiber
Próximas sessões:
- 17 de maio: 20h35
- 21 de junho: 21h00
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- 14 sítios para visitar em Lisboa com miúdos que não podem perder!
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?