Família > Agenda Família > Atividades nas Férias

Uma Viagem Pela Descoberta do Cinema – Oficinas

UMA VIAGEM PELA DESCOBERTA DO CINEMA

A Associação de Ludotecas do Porto promove várias oficinas de verão, entre 26 e 30 de Junho, em que o tema principal é o cinema!

Oficinas pontuais que se enquadram no tema da descoberta do cinema: desde a construção de objetos pré cinemáticos e sombras até filmagem de experiências em imagem animada, sendo possível inscrever-se nas cinco oficinas diferentes ao longo da semana ou em duas ou três ou numa só.

 

SEGUNDA, 26 de Junho: As Sombras chinesas

O teatro de sombras era uma forma de contar histórias em movimento. Tinha a particularidade das silhuetas serem projetadas numa tela e daí, a sua relação com a história do aparecimento do cinema. Nesta oficina todos serão convidados a criar uma silhueta e a contar histórias a partir das personagens produzidas.

 

TERÇA, 27 de Junho: As caixas ópticas e dioramas

Estas caixas ópticas e dioramas, eram objetos que faziam sensação em feiras ambulantes entre os séculos XVIII e XIX. Utilizando caixas em cartão, os participantes poderão explorar imagens a partir do efeito de transparência, aplicando materiais translúcidos, criando desenhos ou adicionando outros elementos para criar um mundo em miniatura dentro da caixa.

 

QUARTA, 28 de Junho: O Fenakistiscópio

Este aparelho óptico inventado no séc. XIX e em forma de disco dentado, permite observar imagens em movimento contra um espelho. Partindo de um exercício simples de animação dividido em duas imagens, os participantes poderão transferir o motivo criado para o Fenakistiscópio e assim, observar a sua animação num espelho. No final será realizada a captação das imagens dos desenhos, criando um registo de animação em vídeo.

 

QUINTA, 29 de Junho: O Zootrópio

Este aparelho óptico inventado no séc. XIX e em forma de tambor, permite observar através de ranhuras imagens em movimento. Cada participante é convidado a construir um zootrópio e depois, realizar a sua animação numa tira em papel. As sequências de desenhos serão filmadas para obter o registo da animação em vídeo.

 

SEXTA, 30 de Junho: Brincando com Méliès

Georges Méliès (1861-1938) foi um cineasta e ilusionista francês, considerado um dos artistas mais inventivos do cinema mundial. Méliès usou inúmeras técnicas de filmagem e o seu filme mais conhecido é “Viagem à lua”, de 1902. Esta oficina pretende envolver os participantes na experimentação de imagens animadas, explorando técnicas como animação de objetos e a pixilação, que permite animar o nosso próprio corpo fotograma a fotograma. Estas experiências de ilusão de movimento são também um pretexto para a descoberta de alguns “truques” presentes nos filmes de Méliès.

Horário: 10:00-12:30 ou 14:30 – 17:00

Público alvo: Crianças, jovens, adultos e grupos organizados a partir dos 6 anos de idade

Nº máximo de participantes: 25

Preço: 2,5 € por oficina

 

Oficinas de verão com marcação prévia: tel.: 222081213, [email protected] até uma semana antes da oficina pretendida e de acordo com os limites mínimos e máximos da lotação.

 

Info sobre outras oficinas de verão: http://alpcliaanilupa.wixsite.com/clia_anilupa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *