Um teatro com quatro vidas | Visita-oficina - Pumpkin.pt

Um teatro com quatro vidas | Visita-oficina

Um teatro com quatro vidas | Visita-oficina

Venham conhecer a história do Teatro Romano de Lisboa. Uma viagem no tempo para toda a família.

Várias vidas definiram este lugar: o Teatro Romano de Lisboa deu lugar a casas, uma fábrica, um museu!

A história do lugar é contada e registada em desenhos-camadas, feitos pelos participantes, revelando a pouco e pouco os vários tempos deste local construído há 2000 anos.

Museu de sítio, localizado na zona histórica da cidade, este núcleo do Museu de Lisboa revela um dos mais importantes monumentos da Felicitas Iulia Olisipo: o seu teatro, cujas estruturas visíveis datam do século I d.C.

Para além do campo arqueológico, onde são visíveis o embasamento do proscaenium (muro de delimitação do palco) e a parte da orchestra (área reservada à elite citadina), o Museu de Lisboa – Teatro Romano compreende uma área de exposição de longa duração instalada em dois edifícios de distintas épocas. O edifício sul é de época seiscentista, com alterações introduzidas em época industrial quando lhe foi acrescentado um piso e onde funcionou uma fábrica de malas, enquanto o imóvel localizado a norte é dos finais do séc. XIX. Ambos foram recuperados e adaptados aquando da instalação do museu, inaugurado em 2001.

Este projeto, dos arquitetos Daniela Hermano e João Carrasco, foi distinguido com uma Menção Honrosa do Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2014. 

Mais informações aqui.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<