Turtle Rescue no SEA LIFE Porto - Pumpkin.pt

Turtle Rescue no SEA LIFE Porto

Turtle Rescue SEA LIFE Porto (1)

Sabiam que as tartarugas marinhas existem há mais de 120 milhões de anos? Hoje está nas nossas mãos protegê-las! Venham ao SEA LIFE Porto descobrir como as podemos ajudar.

Entre 20 de janeiro e 10 de março, as tartarugas são as estrelas do novo evento do SEA LIFE Porto, que pretende sensibilizar, de forma divertida, para a importância da sua conservação.

Com 155 quilos e 1,25 metros de comprimento, a Mariza, a tartaruga verde gigante (Chelonia Mydas) proveniente das Ilhas Caimão que habita no SEA LIFE Porto desde 2011, é um dos animais mais antigos do planeta e uma das espécies de tartarugas marinhas que integram a Lista Vermelha de espécies ameaçadas.

A importância das tartarugas como a Mariza para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e as crescentes ameaças humanas à sua sobrevivência são o mote da iniciativa “Turtle Rescue”, que entre 20 de janeiro e 10 de março de 2024 vai testar conhecimentos e desafiar os visitantes a tornarem-se verdadeiros guardiões destes fascinantes animais e dos seus segredos.

Programa Turtle Rescue no SEA LIFE Porto

Nos dias 20 e 21 de janeiro, das 14h às 16h, os mais pequenos vão poder dar largas à imaginação na “Oficina Turtle Rescue” sob a orientação de Rita Faustino, da Oficina Josefina, e criar um taumatrópio sob o mote “O que estão as tartarugas a tramar?”.

De 20 de janeiro a 10 de março, durante a visita ao aquário, a aventura continua: ao longo do percurso vão estar situadas diversas “Estações de Resgate de Tartarugas”, onde é possível resolver diversos desafios e ajudar a “salvar” uma de quatro espécies ameaçadas, ou descobrir mais informações através da aplicação Sea Scan.

Às 16h, diariamente, será também possível assistir a uma palestra temática adicional no aquário principal, que terá como protagonista a tartaruga Mariza.

Sensibilização para a conservação das tartarugas

De acordo com Rui Ferreira, Diretor do SEA LIFE Porto, “este evento tem como objetivo sensibilizar visitantes de todas as idades, de uma forma divertida e muito prática, para o impacto humano nestas espécies marinhas, e como podemos contribuir, individual e coletivamente, para protegê-las.

As tartarugas são um elemento ecológico essencial para o equilíbrio do ecossistema marinho, pelo que é muito importante conhecer o impacto devastador do seu potencial desaparecimento. O SEA LIFE Trust tem vindo a contribuir ativamente para o resgate de tartarugas que dão à costa com lesões e para a sua posterior reabilitação, e é nesse âmbito que surge esta iniciativa.

É fundamental percebermos que nós somos a principal ameaça destes animais, cuja existência neste planeta data de há mais de 110 milhões de anos, e que é por isso nossa a responsabilidade de os proteger.”

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza inclui seis das sete espécies de tartarugas marinhas, estando duas delas criticamente ameaçadas.

Estes animais ajudam a manter o equilíbrio dos oceanos por, ao longo das suas longas deslocações, ajudarem a controlar a população das espécies de que se alimentam e por fornecerem alimento a outras, direta ou indiretamente.

As principais ameaças à sua sobrevivência são, atualmente, as alterações climáticas, a destruição dos seus habitats, a caça furtiva e a poluição, mais concretamente os plásticos que cada vez mais povoam os oceanos.

De que estão à espera para “salvar” as tartarugas?

O que visitar no Porto com miúdos:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<