Família > Agenda Família > Exposições

Traje das Fogaceiras reinventados no 8ª Avenida

Traje das Fogaceiras reinventados no 8ª Avenida

XIII Exposição Reinventar O Traje das Fogaceiras de 21 a 31 de janeiro

É já dia 21 de janeiro que o 8ª Avenida volta a receber a Exposição Reinventar O Traje das Fogaceiras. Esta iniciativa, que vai já na sua 13ª edição, é um projeto educativo que pretende que os mais novos vivam a tradição da Festa das Fogaceiras, típica da região.

Até dia 31 de janeiro, no Piso 1 do Centro, os visitantes poderão ver a recriação do traje das fogaceiras pelas mãos dos alunos das escolas básicas, jardins-de-infância e IPSS de todo o concelho de Santa Maria da Feira.

Para participarem nesta exposição, os alunos tiveram que recriar, de forma artística, o traje das fogaceiras, tendo como ponto de partida um vestido branco e podendo usar diversos materiais para dar asas à imaginação: cortiça, jornais, tampas, tintas ou tecidos, tudo é possível.

A Festa das Fogaceiras é uma festa tradicional de Santa Maria da Feira com uma história de mais de 500 anos, que surgiu no momento em que esta região foi assolada por um surto de peste que dizimou a população. Em troca de proteção contra esta epidemia, o povo prometeu fazer, ao dia 20 de janeiro de cada ano, uma procissão com oferta da fogaça, um pão doce e delgado confeccionado para ocasiões especiais, típico da região. Atualmente, no dia da procissão, as atenções recaem sobre as meninas fogaceiras vestidas e calçadas de branco e cintadas com faixas coloridas, levando na cabeça as fogaças em coras de papel de prata de diferentes cores e em forma de castelo.

Este ano, o 8ª Avenida volta a acolher uma iniciativa que relembra as tradições locais e envolve as gerações futuras numa história que marca a identidade da região. Depois dos mais novos darem asas à imaginação, o convite é feito a todos os locais para que vão ao 8ª Avenida, de 21 a 31 de Janeiro, para visitarem a XIII Exposição Reinventar O Traje das Fogaceiras, todos os dias com entrada livre, no Piso 1 do Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *