Escolas > Agenda Escolas > Espetáculos, música e atividades criativas

Temporada no São Luiz 2016/2017

Temporada São Luiz 2016/2017

O Teatro São Luiz dá início à temporada 2016/ 17 com a estreia de quatro espetáculos em setembro. 

Criações nas áreas da dança, do teatro, da instalação ou da performance e que são resultado do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com companhias nacionais e estrangeiras. Uma programação que marca o princípio de mais uma viagem também por espetáculos internacionais que trazem a Lisboa propostas com nova respiração, novo fôlego do Brasil à Turquia, da Grécia ao Congo. 

A temporada arranca a 15 de setembro com ZULULUZU pelo Teatro Praga, uma criação estreada em maio último em Istambul, com passagens por Paris no Thêatre de la Ville e por São Paulo na abertura do Festival Miranda. Um espetáculo que faz uso de um episódio relativamente obscuro da vida de Fernando Pessoa: a sua chegada a Durban, África do Sul, em 1896, cidade onde passou os primeiros anos da vida. 

Também a 15 estreia A MORDAÇA de Éric-Emmanuel Schmitt numa encenação de João Grosso com interpretação de Custódia Gallego. Um texto contemporâneo que reclama acima de tudo o direito ao amor e à inclusão, numa feroz crítica à incompreensão social. 

Mas em setembro há ainda duas criações em estreia PASTA E BASTA de Giacomo Scalisi em cocriação com Miguel Fragata e Afonso Cruz, um ‘mambo italiano’ para toda a família que propõe ao público um encontro de quatro geografias – Índia, Cabo Verde, Portugal, Itália – e em conjunto ouvir histórias, fazer e comer massa.

Em estreia mundial, UNÍSSONO de Victor Hugo Pontes leva ao palco da sala Luis Miguel Cintra, cinco bailarinos interpretando movimentos ritualizados num só corpo; um espetáculo de dança que questiona o conceito de ritual nas sociedades (humanas ou animais); a norma e o desvio à norma, o padrão e a inovação, a tendência e a contracultura.

  • Outubro – Abre com sons do Brasil. No Dia Mundial da Música (1 outubro) Lívia Nestrovski e Fred Ferreira, apresentam DUO e pouco depois é a vez de MORENO VELOSO, o cantor, compositor e multi-instrumentista baiano regressa a Lisboa para apresentação de Nada é de Ninguém. 
  • Novembro – tem dança, ópera, cinema e teatro de diversas origens… Com o programa BOM DIA, ATENAS/ Καλημέρα, Αθήνα, os teatros municipais São Luiz e Maria Matos dedicam as suas escolhas a uma cidade com pouca presença na programação cultural de Lisboa. Nesta primeira edição a visita é a Atenas, trazendo artistas e companhias gregas, entre elas, Alexandra Bachzetsis, Blitz Theatregroup, Anestis Azas e Prodromos Tsinikoris. 
  • Dezembro – Inova com O NARIZ DE GOGOL numa criação de A Tarumba-Teatro de Marionetas e desafia os Mais Novos e as famílias a uma viagem pelo tempo com a ajuda do grupo Radar 360, com PROJETO SECRETO.

 

SETEMBRO
OUTUBRO
 
NOVEMBRO
  • 22 A 27 NOV TEATRO – MAIS NOVOS – Estreia DO BOSQUE PARA O MUNDO – Inês Barahona e Miguel Fragata
  • 24 A 26 NOV MÚSICA 5 ANOS DE FADO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE RICARDO RIBEIRO E RABIH ABOU-KHALIL COM A ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
  • 27 NOV MÚSICA 5 ANOS DE FADO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE – Espetáculo de encerramento CARLOS DO CARMO 
DEZEMBRO
VISITAS – SÁBADOS ÀS 14H30 – 15 OUT, 26 NOV, 10 DEZ