A viagem de Kolka Pankin, e Petka Erchov que não acreditava em nada. - Pumpkin.pt

A viagem de Kolka Pankin, e Petka Erchov que não acreditava em nada.

Evento expirado
A viagem de kolka Pankin

Esta criação para crianças e famílias faz uma elegia à liberdade de expressão e criação, à isenção da arte e às fronteiras que esta derruba. Em cena na Quinta da Ribafria, aos fins-de-semana, em Sintra.

Este é o primeiro espetáculo de uma trilogia de autores russos a ser levado a palco pela RUGAS Associação Cultural. A viagem de Kolka Pankin, e Petka Erchov que não acreditava em nada, com adaptação de textos de Daniil Harms, por Patrícia Susana Cairrão e encenação de Ricardo G. Santos é uma homenagem à arte, independentemente da sua origem ou contexto.

Com esta criação, para crianças e famílias, considerando o tempo em que vivemos, fazemos uma elegia à liberdade de expressão e criação, à isenção da arte e às fronteiras que esta derruba.

Um espetáculo que versa sobre o absurdo da comunicação – as percepções e interpretações da realidade, diferentes de pessoa para pessoa, os equívocos que daí emanam, e a força da imaginação na comunicação de uma ideia que queremos ver entendida, sob a forma de uma comédia non sense, em formato stand up comedy, para todas as idades.

As metáforas como chave de leitura da atualidade são apenas uma possibilidade que estes textos nos oferecem.

Nesta perspetiva, e tendo em conta o contexto mundial e a forma como as “vozes” da arte são moldadas por esse contexto, sentimo-nos interpelados a criar um objeto artístico que promova, essencialmente, uma reflexão sobre a comunicação no mundo, e a liberdade da arte, com um espírito simultaneamente crítico e divertido numa análise também da nossa condição de humanos.

Daniil Harms, autor da vanguarda russa, do início do séc. XX, era visto com suspeita pelas autoridades, pela sua escrita livre de condicionamentos ideológicos. Escrevia para revistas infantis, sendo esta a forma de sobreviver e de ter “voz”, em resposta à perseguição que sofria pelo regime político que vigorava na rússia daquela época.

Consideramos este, um pequeno contributo para que cada vez mais pessoas possam conhecer e celebrar esta voz da literatura russa.

Sinopse

Um Mestre de Cerimonias aproxima-se de um microfone. Entra uma musica. Dois atores entram a falar, sem se perceber o que dizem. Trazem vestido uma especie de camisa, escondendo a t-shirt. O infinito é a resposta para todas as questões diz ele. A única pergunta que merece ser colocada é: o que é o infinito?

Esta poderia ser uma conversa entre Kolka Pankin e Petka Erchov, mas não é. As suas conversas estão mais ao nível de:

PETKA Então digo-te já: é um tentilhão.
KOLKA Pois claro. É isso mesmo: um tentilhão.
PETKA Mas eu perguntei sobre o leão.
KOLKA Pronto, o leão não vi.

Informações úteis sobre “A viagem de Kolka Pankin, e Petka Erchov que não acreditava em nada.

temporada AGOSTO & SETEMBRO
Sábados e Domingos / 27 agosto a 25 setembro / 16h00

Duração aprox. 50min. | Classif. etária M6

QUINTA DA RIBAFRIA, Pátio do Palácio
morada: Estrada da Várzea, 2710-403 Sintra

Bilhetes à venda online, pontos de venda: Fnac, Worten, El Corte Inglês e na bilheteira do local 1h antes do espetáculo.

[ficha técnica e artística]
A partir de textos de. Daniil Harms | Tradução. Angelina Kulova | Adaptação e Dramaturgia. Patrícia Susana Cairrão e Ricardo G. Santos | Encenação. Ricardo G. Santos | Assistência de Encenação. Patrícia Susana Cairrão | Interpretação. Artur Dinis, Miguel Moisés e Liliana Costa | Cenografia e Figurinos. Margarida Paias | Vídeo. Francisca Alarcão | Ambientes Sonoros e Composição Musical. Nuno Moniz e Ricardo G. Santos | Direção Técnica. SHOW Ventura | Direção de Produção e Comunicação. Andreia Lola Lourenço | Produção Executiva. Sofia Correia | Media Partner. MagazineHD | Uma produção. RUGAS | Estrutura Financiada por. Câmara Municipal de Sintra e Fundação CulturSintra | Agradecimentos. mA3cor atelier de impressão

[sobre a RUGAS associação cultural:]

A RUGAS é uma estrutura cultural fundada em 2015, com sede no concelho de Sintra, e tem como principal atividade a criação artística multidisciplinar, cruzando caminhos que questionam o tempo e a interferência das suas múltiplas dimensões e conceitos, nas pessoas, nas ideias, nos lugares, na sociedade, na vida. Pelo direito a re-pensar, re-escolher, re-escrever, re-fazer, pelo direito à imperfeição.

O seu caminho medeia-se entre a pesquisa, reflexão, diálogo, participação e relação com o mundo atual.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<