Família > Agenda Família > Atividades nas Férias

Música nas Férias da Páscoa no Teatro Nacional de São Carlos

Música nas Férias Páscoa Teatro Nacional São Carlos

De 18 e 20 de Março, período de início das férias escolares que coincide com o Dia do Pai, o Teatro Nacional de São Carlos  apresenta um programas para famílias com crianças maiores de 3 anos.

Composto por obras de dois prestigiados compositores – Manuel Rosenthal e Francis Poulenc – que musicaram um conjunto de poemas e um conto infantil, respetivamente, e que serão agora interpretados ao piano, com acompanhamento de uma soprano e uma narradora.

Sob coordenação do Maestro João Paulo Santos, o programa apresenta Canções do Senhor Azul (1932), de Manuel Rosenthal e História de Babar, o pequeno elefante, de Francis Poulenc, obra escrita em 1940 e baseada num conto de Jean de Brunnhoff.

Em 1932, Manuel Rosenthal compôs Canções do Senhor Azul, um ciclo musical de 12 poemas da autoria de Nino, pseudónimo do poeta francês Michel Véber. Rosenthal, o único discípulo de Maurice Ravel, inspirou-se na personalidade e no comportamento das crianças, pois, segundo palavras suas, elas “fazem aquilo que os adultos não fazem; olham, escutam e têm opinião formada a propósito do que viram e ouviram”. Os poemas de Michel Véber são tão extravagantes e nostálgicos quanto divertida, terna e colorida é a música de Manuel Rosenthal.

História de Babar, o pequeno elefante, de Francis Poulenc, obra escrita em 1940 e baseada num conto de Jean de Brunhoff, conta-nos a divertida aventura de um pequeno elefante que, após ter visitado a cidade, regressa à selva levando consigo a civilização.

Mário Redondo (encenação) e Miguel Costa Cabral (cenografia) criaram um dispositivo cénico que reúne, no Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos, o pianista João Paulo Santos, a soprano Ana Franco, a narradora Carla Chambel e o público infantil, permitindo uma maior proximidade física e interação entre todos.

A equipa artística procurou, com uma abordagem multidisciplinar assente na literatura infantil e complementada com a projeção de ilustrações que o próprio Jean de Brunhoff desenhou e incluiu na primeira edição da obra, criar espetáculos capazes de estimular os sentidos e as competências das crianças, reforçando o carácter lúdico da música.

Música nas Férias da Páscoa é um projeto que visa alargar a oferta de programas pedagógicos por parte do Teatro Nacional de São Carlos e contribuir, desta forma, para despertar o gosto pela música junto das crianças e famílias.

Horário: 18 de março, 16h 19 de março, 11h e 16h 20 de março, 11h

Para mais informações:

  • Preço: Desde 3,00 €

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.