Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

Teatro Maria Matos Ao Ar Livre – O dia em que o Teatro sai à rua!

Teatro Maria Matos ao ar livre

AO AR LIVRE, o dia em que o teatro sai à rua, promovido pelo Teatro Maria Matos regressa em 2018, no dia 14 de Julho, para famílias, crianças e jovens.

Para encerramento da temporada e de maneira a dar as boas-vindas às férias na companhia de artistas, vizinhos e famílias, o Teatro Maria Matos traz o teatro à rua!

Realiza-se no dia 14 de julho a última edição do aoarlivre, um programa concebido especialmente para famílias e crianças, de entrada livre, das 15h às 22h, que encerra este capítulo da vida do Maria Matos Teatro Municipal.

São 10 as oficinas para pais e crianças que se vão realizar entre as 15h e as 19h no jardim do Bairro das Estacas, desde oficinas científicas, oficinas de concepção gráfica e impressão de cartazes a oficinas artísticas. Madalena Matoso, da editora Planeta Tangerina, é, por exemplo, a responsável pela oficina Perdidos e achados – um labirinto para nos encontrarmos, onde se propõe a construir  um labirinto coletivo com os mais novos.

Neste aoarlivre programamos também vários jogos e instalações, como o Jardim Zoológico Pedonal, de Nuno G. Mello e vários espetáculos, entre eles O Baile das coisas importantes, de Joana Providência, com texto de Afonso Cruz, às 17h30.

O jantar para as famílias é servido pela Cozinha Popular da Mouraria e das 20h30 às 22h há música para dançar, com um dj set conduzido pelo músico Benjamim.

 

Toda a programação do aoarlivre é de entrada livre.

PROGRAMA COMPLETO 

OFICINAS CIENTÍFICAS PARA FAZER  15h às 19h 

MUNDO CIENTÍFICO Insetos que se comem

Grilos, tenebrios e gafanhotos são alimentos de elevado valor nutricional que poderão fazer parte da nossa dieta. Quererão os mais curiosos experimentar lollipops de larva, bolachinha de grilo ou paté de gafanhoto?

 

MUNDO CIENTÍFICO Brincadeiras pegajosas e coloridas

Nesta festa ao ar livre, nada como mexer, misturar e criar: pega-monstros fluorescentes, ooblecks ou mensagens escondidas. Tudo fará parte desta grande brincadeira na qual “química” e a imaginação se aliam na perfeição!

 

MUNDO CIENTÍFICO A nossa lua aqui tão perto

A distância da nossa Lua está à medida do Sonho. Vamos dar asas à imaginação para idealizar super-foguetões, carrinhos tubos e aviões pipeta que nos farão viajar. Preparado? Um, dois, três e lá vai a voar!

 

OFICINAS ARTÍSTICAS PARA FAZER  15h às 19h

JOANA LEAL E CARINA INÊS Germina Corações

As sementes são o coração das flores, frutos e legumes que batem devagarinho e viajam ao sabor do vento. Quando encontram grãos de terra batem mais depressa para deixar pulsar cores, padrões, formas e texturas.

 

RITA RAPOSO E BELISA SOUSA Histórias à Solta

Sabias que existem fadas, dragões, macacos, coelhos, astronautas, monstros e princesas andam à solta? Procuram uma história, uma casa para morar. Recorrendo a técnicas de construção de livros instantâneos, convidamos-vos a participar na criação de novas páginas que possam dar morada a estas personagens.

 

JOANA QUADROS E MARIA PERES Banquete

6 meses aos 3 anos  espaço de exploração sensorial para os muito-pequenos

Vamos saborear com tempo alguns materiais improváveis, procurando assim potenciar nas crianças experiências com diferentes matérias, de modo a alimentar competências básicas importantes e estimular a sensibilidade em cada um Uma área de exploração para crianças pequenas, permitindo uma série de descobertas fascinantes.

 

MADALENA MATOSO Perdidos e achados – um labirinto para nos encontrarmos

Um labirinto é um caminho em que nos perdemos. Os labirintos são caminhos incompetentes. Porque havemos de andar às voltas se o que queremos é chegar ao fim? Vamos construir um labirinto coletivo, um labirinto cheio de curvas, cruzamentos, bifurcações, ondulações e ruas sem saída. Enquanto construímos os caminhos, podemos encontrar coisas que nos assustam, nos espantam, nos inquietam e nos alegram. Podemos fazer todo o tipo de caminhos, desde que no fim se encontrem. Marcamos encontro?

 

ALUNOS DA ESEI MARIA ULRICH Com-posição com todos! E com tudo?!

E se pudéssemos explorar diferentes materiais ouvindo, cheirando, mexendo, amassado e improvisando até compor algo em coletivo?

conceção e coordenação: Cecília Moreira e Patrícia Limpo

colaboração: Alunos da ESEI Maria Ulrich

 

OFICINAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA E IMPRESSÃO DE CARTAZES  15h às 19h

OFICINA DO CEGO Arco do Cego

Com recurso a carimbos, stencil, caracteres de madeira e desenhos, vamos imprimir mensagens visuais que permitam dar voz à necessidade de expressão e intervenção face ao que nos rodeia.

 

HOMEM DO SACO Impressões

O nosso objetivo para este dia é criar e imprimir um cartaz sobre este teatro e esta festa especial. Vamos usar tipografia em caracteres móveis sobre papéis pré-preparados com impressão de serigrafia. Estarão presentes os Homens do Saco: Mariana Pinto dos Santos (artista impressora), Rui Miguel Ribeiro (artista impressor), Ricardo Castro (artista impressor) e Luís Henriques (artista impressor). Contamos convosco?

 

 INSTALAÇÕES & JOGOS PARA BRINCAR  15h às 19h

SUSANA ALVES E ROSA RIVEIRO Entrelaços

Precisamos da colaboração de todos na criação de uma instalação em forma de teia gigante. Cada um pode trazer os seus contributos em forma de nó, de laço, de malha ou de trama e assim passaremos a tarde Entrelaçados.

criação: Susana Alves e Rosa Riveiro

apoio técnico: Nuno

promotor: Largo Residências

apoio: CML/EGEAC e Junta de Freguesia de Arroios, bairro do Intendente

 

NUNO G. MELLO Jardim Zoológico Pedonal

Recuperamos objetos que, para alguns, já não tinham uso e transformamo-los em verdadeiros tronos de diversão, permitindo que o lio se transforme em algo valioso. Cada peça de mobiliário dará origem a um animal: o sofá-panda, bidão-porco preto, caixote-flamingo, cadeira-cavalinho, cómoda-girafa, sofá-touro são as atrações deste carrossel que se move pelos braços dos mais velhos. Enquanto os grandes pedalam… os pequenos divertem-se.

um projeto LARGO Residências

direção artística: Nuno G. Mello

carpintaria: Pedro Vaz

serralharia: Mick Bateman

esculturas zoófilas: David de Sousa

parceria: Tigre de Fogo

apoio: CML/EGEAC e Junta de Freguesia de Arroios, Bairro do Intendente

apresentação no âmbito da rede Imagine 2020 com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia + logos

 

FRIENDS OF CRUSOE Coleção de brinquedos e objetos em madeira

À semelhança dos anos anteriores, e a pedido de todos, escolhemos uma nova coleção de jogos e esculturas para instalar num dos jardins do Bairro das Estacas. São 21 peças construídas em madeira para serem exploradas por crianças e adultos. Vamos tirar as mãos dos bolsos e experimentar.

 

 ESPETÁCULOS PARA ASSISTIR & INSTALAÇÕES PARA INTERAGIR 

EZ Submarino – entradas às 15h, 16h30, 18h e 19h30

Num cenário urbano, um estranho submarino navega desorientado. Uma máquina cénica de grande formato, capaz de transportar os transeuntes para uma nova realidade. O Projeto EZ põe a sua experiência cénica ao serviço da inovação e da experiência sensorial, desenvolvendo um novo projeto que transforma o público em ator e performer, no interior de um submarino urbano que dá vida a momentos únicos.

duração: 50 min

 

criação: João Pinto, Projeto EZ

construção: João Pinto, Luís Seixas

texto e voz: Miguel Branca

tradução: Jani Dunne, Miguel Branca

sonoplastia: José Janeiro

apoio à mecânica: José Guedes

figurinos: João Pinto

 

EZ Sapadores – 16h00 às 16h30 e 18h30 às19h00

Uma dupla de Sapadores loucos invade o território do público, prontos a não ajudar mas sim para atrapalhar! Um ambiente clownesco cria o cenário perfeito onde tudo pode acontecer.

duração: 30 min

 

criação: João Pinto, Projeto EZ

construção: João Pinto, Luís Pinho

apoio à mecânica: José Guedes

figurinos: João Pinto

 

JOANA PROVIDÊNCIA O baile das coisas importantes – 17h30

Há coisas obviamente importantes que dançam e são protagonistas do baile da vida, lembramo-nos imediatamente da Natureza, dos seus elementos, das virtudes… mas chegarão também coisas insignificantes, outras inúteis, outras que não passam de detalhes. E como se não bastasse, chegarão ainda coisas indesejáveis, dificuldades e tristezas e dores. E serão todas estas coisas, coisas importantes.

Afonso Cruz

texto Afonso Cruz

encenação Joana Providência

interpretação Catarina Gomes

composição e interpretação de concertina Tiago Candal

figurinos Cátia Barros

cenografia e adereços Cristóvão Neto

assistência de cenografia e adereços Filipe Mendes

som Fábio Ferreira

desenho de luz (espetáculos em caixa negra) Tiago Silva

direção de produção Glória Cheio

produção executiva Rosa Bessa

execução de figurinos Maria Da Glória Costa

um espetáculo Ace Teatro Do Bolhão

coprodução CCVF e Maria Matos Teatro Municipal

parceria Fundação Lapa do Lobo

agradecimentos Ricardo Maia

 

ZONA DE CHILL OUT – 15h00 às 19h00 

Como em qualquer dia cheio de coisas boas para fazer, também neste é preciso tempo para descansar. Por isso, criámos uma zona de chill out com tapetes, almofadas e espreguiçadeiras para retemperar energias.

 

 PARA COMER 19h 

COZINHA POPULAR DA MOURARIA Família que come junta, junta fica

A Mouraria é um bairro histórico de Lisboa, caracterizado pela sua diversidade cultural e por um forte sentimento bairrista. Há um ditado que diz “família que come junta, junta fica”. E porque a cozinha é uma linguagem universal que todos entendem vamos celebrar em conjunto à mesa.

invenção: Adriana Freire

 

BÁRBARA FALCÃO FERNANDES Instalação de rua

Neste aoarlivre transformado em Ato Coletivo, arrumámos a rua para haver espaço para: dançar, cantar, correr, falar, manifestar, amar, jantar, descansar, cansar, desenhar, pintar e escrever. As mesas e os bancos estão forrados a papel e há canetas por todo o lado: é um convite a todos para escreverem os seus desejos, aquilo que só se pode riscar ou desenhar. O manifesto é de todos e não tem regras.

criação: Bárbara Falcão Fernandes

 

TERESA OTTO Há flores cabide

150 flores invadem o jardim do Bairro das Estacas criando uma paisagem divertida de “vegetação” artificial, a preto e branco, e a cores, desenhando canteiros entre os quais há caminhos para as crianças vaguearem.

criação: Teresa Otto

 

 PARA DANÇAR 20h30 às 22h 

BENJAMIM Auto Rádio DJ set

O carro é provavelmente dos melhores espaços para ouvir música, seja pela manhã, para gerar a energia necessária para enfrentar o dia, ao final da tarde para celebrar o fim das tarefas escolares ou profissionais, seja nas férias— sozinhos ou em família. É no carro que a música une as gerações e não é por acaso que as melhores memórias serão sempre de grandes canções cantadas aos altos berros por pais e filhos, com o vidro bem aberto para espantar o trânsito, o maior terror do quotidiano. Auto Rádio é uma seleção de canções para pais, filhos e enteados dançarem e cantarem juntos, celebrando o verão de maneira mais amiga do ambiente — sem a necessidade de queimar gasóleo. É um encontro musical para toda a família, onde, tal como na rádio, nunca se sabe o que esperar.

Mais Informações:

Teatro Maria Matos

Teatro Maria Matos no facebook

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.