Não conhecem o Dom Roberto? Então têm que conhecer! Nos dias 8 e 9 de maio vai estar no FIMFA e conta com a vossa presença.
O Teatro Dom Roberto faz parte das recordações da nossa infância, quando éramos surpreendidos em jardins, praças, feiras ou praias, e ficávamos a sonhar com as proezas inimagináveis que acabávamos de ver numa barraquinha, com lutas e outras recriações, e o Dom Roberto como o grande herói!
Teatro Dom Roberto: rir sem parar!
Não faltavam também os gritos e gargalhadas que soltávamos e a curiosidade que sentíamos pelo marionetista que falava com uma voz estridente, devido à utilização da palheta.
Raul Constante Pereira transporta-nos para junto dos saudosos Robertos. E agora é imaginar as pauladas e as zangas!

Este espetáculo consiste na recolha etnográfica do teatro popular português de marionetas de luva. Representado há cerca de três séculos por companhias ou bonecreiros solitários, que percorriam o país, foi-se perdendo ao longo dos tempos, restando apenas na memória da infância de uma geração mais velha. Da tradição europeia de marionetas populares, o Teatro Dom Roberto é aquele que se apresenta mais depurado de artifícios cénicos, vivendo apenas das personagens e da ação que se desenvolve entre elas.
O Barbeiro
No dia do seu casamento, Dom Roberto resolve ir ao barbeiro para fazer a barba. Ao longo de muitas peripécias, o barbeiro executa a sua tarefa e, finalmente, apresenta a conta. D. Roberto recusa-se a pagar. Lutam e D. Roberto acaba por matar o barbeiro. Vem a morte buscar a vítima e pretende levar D. Roberto consigo. Luta de vida ou morte que, naturalmente, D. Roberto vence, matando a própria morte.
A Tourada
Não contendo propriamente um enredo dramático, esta peça descreve-nos as diferentes fases de uma corrida de touros à portuguesa, com as suas personagens típicas: o campino, o toureiro e, é claro, o touro!
Teatro Dom Roberto: Informações Gerais
MUSEU DE LISBOA – Palácio Pimenta
- 8 e 9 de maio às 12h e 16h30 (sáb, dom)
- ENTRADA LIVRE
- Atenção: sujeito à lotação do espaço – pode fazer reserva em: [email protected]
- Técnica: Marionetas de luva
- Idioma: Português
- Público-alvo: Famílias e público em geral a partir dos 3 anos (A classificar pela CCE)
- Duração: 20 min.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
Este artigo foi útil para si?